0 min

documento-unico-automovel

documento-unico-automovel

dua

3 min

Acabaram-se os livretes: Documento Único vai mudar

Não é nada agradável, é um facto. Uns andam com eles na carteira, outros com ele no porta-luvas. Alguns, até os colocam debaixo da pala do pára-sol e, ainda há aqueles que já não se lembram onde o deixaram. Mas isto está prestes a acabar. Diga olá ao novo DUA!

A realidade é que, muitas vezes, quando se pretende emprestar o automóvel, o titular pode ter de dar voltas à cabeça para se lembrar de onde o deixou. Apesar de afectar todos os outros, esta notícia é essencialmente para os acima citados. Sim, o Documento Único vai mudar e assemelhar-se a um cartão de cidadão.

Documento Único vai mudar: quando e como?


documento-unico-automovel

A medida, apelidada “DUA na carteira“, foi anunciada a 19 de Junho pelo Ministério da Justiça e terá efeitos práticos a partir de 1 de Agosto de 2019 para todas as novas matrículas. Ou seja, quem comprar um automóvel novo, já vai ter o novo Documento Único Automóvel (DUA). Para os os outros, a medida começa a entrar em vigor a partir de 2020, sendo que a substituição somente acontecerá quando houver uma alteração de morada ou de titularidade.

Anteriormente, o Documento Único Automóvel era emitido sob a forma de um livrete com três folhas diferentes. Agora, com a introdução desta alteração, toda a informação passará a constar num cartão, idêntico ao Cartão de Cidadão, passível de ser guardado facilmente na carteira e de mais fácil manuseamento.

Na parte da frente, constará informação como o nº do Documento, a data de emissão, o nome do titular e a morada do mesmo. Já na traseira, incluirá dados sobre o automóvel: se é ligeiro ou pesado, que tipo de combustível consume, a cor e outras características do veículo.

Esta medida é coordenada pelo Instituto do Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), assim como diversas entidades fiscalizadoras do trânsito (GNR, ANSR).

No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 Documentos Únicos em todo o país. Até ao final do ano, espera-se a emissão de 1,7 milhões, sendo que, segundo o Ministério da Justiça, cerca de 200 mil serão sob a nova forma.

“O ‘DUA na Carteira´ é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça +Próxima, que visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário”, explicou o Ministério da Justiça.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Conheça a história do automóvel e como este foi inventado

Pode dizer-se que história do automóvel conta com cerca de 5 séculos de existência. Na verdade, a ideia de querer fazer movimentar uma "carroçaria" sobre quatro rodas remonta…

Importar carros clássicos: bom ou mau negócio?

Os carros clássicos movem paixões. Mas nem sempre se consegue determinado modelo, daquele ano e com aquelas desejadas especificações no parque automóvel nacional – até…

M: uma letra cheia “músculo” e história

A BMW M, que chegou a ser conhecida como BMW Motorsport (de onde vem o M), é uma subsidiária do grupo BMW cujo intuito passa…

Como reparar um pneu furado com um kit de emergência?

O pneu suplente ainda é uma opção, embora seja cada vez menos vulgar. Cada vez mais as marcas estão a optar por kits reparadores de…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
Procura um Carro Novo? Consulte agora todos os carros novos à venda em Portugal. Peça uma Proposta!
This is default text for notification bar