2 min

Quais são as diferenças entre crédito pessoal e crédito automóvel?

Artigo patrocinado por Cofidis

Tem dúvidas sobre as diferenças entre um crédito pessoal e um crédito automóvel? Neste artigo explicamos-lhe em que consiste cada um deles.

Crédito pessoal

É provavelmente o produto financeiro mais fácil de tratar, tem um teto máximo de 75 mil euros e as mensalidades vão depender do tempo escolhido para amortizar, que pode ir até 84 meses, ou seja, 7 anos.

Quer isto dizer que ao escolher um crédito pessoal terá alguma elasticidade em escolher pagar mais no final, mas em mensalidades mais suaves, ou encurtar o prazo de amortização e poupar algum dinheiro em juros.

Atenção: com um crédito pessoal, não tem a finalidade de compra especifica de um automóvel.

Crédito automóvel

O crédito automóvel, que também tem um teto máximo de 75 mil euros, é ainda o produto de financiamento que admite prestações mais baixas uma vez que o prazo pode ser muito prolongado – até 120 meses ou 10 anos. No entanto, importa avaliar o montante final pago pelo carro.

No credito automóvel o veículo ficará em seu nome, mas, na maioria das vezes, com uma reserva de propriedade a favor da entidade credora, como uma espécie de segurança face à falta de pagamento. Também é possível negociar o crédito sem reserva de propriedade. Mas alguma garantia vai ter de ser dada em troca.

Isto significa que o automóvel será considerado nas negociações, sendo de esperar uma TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) mais elevada para carros usados.

Tanto no crédito automóvel como no credito pessoal, ou qualquer outro tipo de crédito, deve olhar com atenção para as taxas que lhe estão a ser propostas: a TAN, Taxa Anual Nominal, que representa os juros cobrados pela instituição, e sobretudo a TAEG, que acrescenta aos juros os encargos e impostos.

Assim, se está a pensar adquirir um automóvel, lembre-se que os próprios stands podem aconselhá-lo na solução mais adequada para si, desde que estejam registados no Banco de Portugal como Intermediários de Crédito.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar