Dicas para melhorar a habilidade estacionamento

5 min

Dicas para melhorar a sua habilidade de estacionamento

O estacionamento pode ser um verdadeiro pesadelo nas aulas de condução, daqueles que nos leva a transpirar sempre que o instrutor aponta para uma nesga de espaço ou para um passeio no qual não podemos tocar. Mas há quem mantenha este nível de ansiedade quando, anos após a prática de condução, tem de estacionar o veículo em condições mais difíceis. Deixamos, por isso, algumas estratégias e dicas para estacionar bem, com calma e de modo eficaz.

A manobra de estacionamento precisa, essencialmente, de controlo do nervosismo e da escolha de um lugar que permita a execução da manobra com segurança. Locais muito movimentados e com forte tráfego e circulação podem dificultar o estacionamento e a proteção pessoal e do veículo.

Estacionamento paralelo

Encontrou um lugar entre dois automóveis? Boa. Diminua lentamente a velocidade e faça pisca para anunciar que vai parar a marcha aos condutores que seguem atrás. Por vezes, as zonas estão delimitadas no chão, com pintura, marcando o espaço. Atenção a todos os sinais sobre autorização para estacionamento e também aos parquímetros, já que este tipo de estacionamento pode ser pago.

Artigo relacionado: 8 dicas para uma viagem de férias mais segura

Se existem dois carros a balizar o espaço, o ideal é parar paralelamente ao carro da frente, começar, calma e lentamente, a andar para trás, começando a virar o volante para o interior do espaço quando o pilar C passar pela esquina do outro veículo. Não se esqueça de confirmar pelo espelho retrovisor enquanto direciona a traseira do veículo à berma ou passeio.

Mantenha sempre o foco no para-choques dos dois automóveis. Quando chegar a meio do espaço, avance, devagar, num ângulo de 45º. O volante deve ser largado quando o canto exterior do seu veículo ficar alinhado com o interno do veículo de trás e a parte dianteira do seu veículo já não estiver muito próxima do veículo da frente. Nessa altura, é girar o volante no sentido oposto lentamente. Quando sentir o veículo paralelo ao passeio, coloque o volante na posição normal, alinhando os pneus a direito. Engate sempre o veículo: com uma 1ª se estiver a direito ou a subir; com a marcha-a-ré, caso estacione numa descida. Por fim, acione o travão de estacionamento.

Obviamente que se tiver sistema de aviso sonoro, com sensores no veículo, a proximidade aos obstáculos é rapidamente notada, o que facilita as manobras do condutor. Outros, têm câmara traseira, com sensores de alinhamento no ecrã, que definem que movimentos são necessários efetuar para estacionar corretamente.

O maior problema neste tipo de estacionamento é quando é executado em subidas ou descidas, o que exige um bom domínio do ponto de embraiagem e de equilíbrio entre travão e acelerador. Se sente que esta forma de estacionamento é foco de tensão, realize-a com alguém ao seu lado, um amigo ou familiar, em zonas pouco movimentadas. Pratique para perder o medo.

Estacionamento perpendicular

O estacionamento perpendicular é muito comum em parques de estacionamento públicos, em que os veículos se orientam lado a lado. O ideal é realizar a manobra em 90° de modo a entrar de frente ou de marcha atrás. Esta última pode dar mais trabalho inicialmente, mas é mais rápida e eficaz na saída do veículo.

Não se esqueça de fazer o pisca para avisar quem vem atrás e utilize sempre os espelhos retrovisores laterais para estar atento às laterais dos carros entre os quais quer estacionar.

Artigo relacionado: 8 dicas para manter as crianças entretidas no carro

Pare paralelamente à frente do carro que ficará à sua direita, engate a marcha-atrás e rode o volante para o interior do lugar de estacionamento. Uma vez mais, utilize o espelho esquerdo para definir o limite de espaço e corrija a direção se necessário.

Tenha atenção ao espaço para abertura das portas dos condutores de cada veículo ou terá dissabores na chapa do seu carro quando regressar…

Estacionamento diagonal

Supostamente, este é o estacionamento mais fácil de executar. O veículo tem de fazer uma inclinação de 45º para que encaixe no estacionamento. Uma vez mais, pisca, como sempre, rodar calmamente o volante de forma a inserir o carro no espaço de estacionamento. Não se esqueça que os espelhos retrovisores exteriores ditarão o controlo do espaço.

Se não acertar à primeira, não se preocupe. O que ajudará será praticar muito e escolher locais de estacionamento onde se sinta mais seguro na manobra.

Mesmo com pressa, faça a manobra com lentidão e dominando a velocidade. Preste atenção a tudo o que está ao seu redor e não tenha receio de pedir ajuda a quem estiver consigo no veículo, caso esteja acompanhado. Repita a manobra se não estiver a correr bem. Não há mal algum nisso.

Como também não há se quiser instalar espelhos laterais que estendem o campo de visão e cobrem algum ângulo morto. Tudo o que for necessário para aumentar a sua segurança e confiança, é um bom investimento.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional