dicas aumentar autonomia carro elétrico

5 min

Dicas para aumentar a autonomia de um carro elétrico

Os carros elétricos têm evoluído a um ritmo impressionante. Em pouco mais de dez anos, a sua autonomia passou de cerca de 100 km (com cuidadinho) a 400 km ou mais reais, com a consequente redução da range anxiety (o receio de que a bateria se esgote antes de chegar ao destino ou a um posto de carregamento). Ainda assim, é possível aumentar a autonomia de um veículo elétrico (VE) com uma condução mais racional do que emocional, e algumas medidas simples.

Eis alguns conselhos para extrair mais quilómetros à carga da bateria de um VE. Muitas das que apresentamos abaixo também se aplicam aos carros com motor de combustão e bem podem ser aproveitadas para poupar alguns euros na bomba de abastecimento.

Interessado num elétrico usado? Faça uma pesquisa no StandVirtual

9 dicas para aumentar a autonomia do seu carro elétrico

  1. Faça uma condução defensiva e por antecipação

Para além de prevenir acidentes, este tipo de condução permite poupar eletricidade ou combustível. Por exemplo, em viagem, há uma tendência para travar, se o carro à frente, à distância, também trava. Na maior parte das vezes, para poupar energia, basta levantar o pé do acelerador e manter uma distância segura face ao veículo antecedente (para evitar acidentes e choques em cadeia).

  1. Conduza suavemente

Quanto mais brusca for a aceleração, maior será o consumo e menor a autonomia. No caso dos VE, com o binário disponível instantaneamente, pode ser tentador arrancar energicamente, mas basta ver o salto do indicador de consumo de energia para concluir que não é nada recomendável. Um arranque suave e uma condução não agressiva é o aconselhado para todo o tipo de viaturas.

  1. Conduza a velocidades moderadas

Se não houver pressa, andar mais devagar poupa nos consumos. Isso é ainda mais evidente nos carros elétricos. Abaixo dos 100 km/h, os ganhos são significativos. Um estudo do Departamento de Energia dos EUA mostra que se reduzirmos a velocidade média em cerca de 16 km/h aumentamos a autonomia em cerca de 14%. Se o VE tem vários modos de condução, é melhor usar o Eco em vez do Sport. O que se perde em aceleração e desempenho ganha-se em autonomia.

  1. Utilize a travagem regenerativa

Os VE poupam energia quando abrandam, através do sistema de travagem regenerativa. Ao aproximar-se de um semáforo no vermelho ou para parar ou abrandar a marcha, use-se esse sistema, em vez de recorrer aos travões.

Artigo recomendado: Qual é a autonomia real de um carro elétrico?

  1. Utilize o pré-aquecimento e arrefecimento do habitáculo

Sempre que se liga o aquecimento num carro elétrico, este sistema vai buscar energia à bateria que também alimenta o motor. O melhor é ligar o aquecimento dos bancos e do volante (se o carro os tiver), pois estes consomem menos. Outra opção é pré-aquecer o carro enquanto está a carregar, ganhando autonomia para a condução.

O ar condicionado também consome energia. O ideal é usá-lo o menos possível. A velocidades mais baixas, abrir as janelas pode ser uma alternativa. Mas se o carro roda mais depressa, as janelas abertas afetam a aerodinâmica, diminuindo a autonomia. Tal como no caso do aquecimento, para arrefecer o habitáculo, se ligar o ar condicionado antes de arrancar, enquanto a bateria está a carregar, diminui a necessidade de o usar em movimento.

  1. Verifique regularmente a pressão dos pneus

Isto é algo que se aplica a todas as viaturas. Muitos condutores esquecem-se de controlar com regularidade o estado e a pressão dos pneus. Uma pressão incorreta, para além de potenciar o risco de acidentes e desgaste desigual e prematuro dos pneus, traduz-se num consumo adicional de combustível ou de eletricidade.

  1. Reduza o peso a bordo e conserve a aerodinâmica

Uma das melhores formas de aumentar a eficiência de um automóvel, elétrico ou não, é retirar-lhe peso excessivo. Por isso deve-se evitar viajar com coisas supérfluas na bagageira ou no habitáculo. Os VE são desenhados com a aerodinâmica em mente para otimizar a autonomia. Tudo o que a afete, como o uso de malas e barras de tejadilho, deve ser limitado.

  1. Atenção ao carregamento da bateria

Dispondo de uma garagem (e não só), não é boa ideia ter sempre a bateria ligada à tomada. A maioria das baterias utilizadas pelos carros elétricos têm tendência para começar a descarregar lentamente após o fim do carregamento. O ideal é só efetuar o carregamento total mesmo antes do início da utilização. Como vantagem adicional, há um aumento da vida útil da bateria. Também se deve evitar, se possível, os carregamentos rápidos, que diminuem a vida útil da bateria.

  1. Planeie a viagem

Por vezes, o caminho mais rápido não é o mais eficiente. Assim, o melhor é planear a viagem com antecedência, pois consegue-se não só evitar itinerários que consumam mais energia como se pode planear passar por locais onde se pode carregar o carro. Sempre que possível, zonas muito montanhosas são de evitar. Também se obtém mais autonomia se viajar por estradas nacionais em vez de autoestradas, que convidam a velocidades mais elevadas.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional