Países principais marcas automóveis

6 min

Descubra de onde são as principais marcas automóveis

A internacionalização industrial trouxe a enorme vantagem de um carro ser um cidadão do mundo. Peças feitas na Alemanha, em Portugal, Suécia e montado em fábricas em Espanha, Brasil ou Itália. O conceito de “carro alemão” tem-se perdido ao longo dos anos, mas há uma história dentro da História que todas as marcas comportam: onde nasceram, pela mão de quem e onde se enraizaram.

No início era o… nome

Não poderemos falar de todos, mas vamos tentar trazer alguma luz às marcas com as quais crescemos. Não será demais lembrar que algumas ganharam nome, por mais absurdo que possa parecer, como sigla. FIAT, ALFA (ambas italianas) e SAaB são disso exemplo: Fábrica Internacional de Automóveis de Turim, Anónima Lombarda Fabrica Automoboli e Svenska Aeroplan Aktiebolaget, ou seja… Companhia Aeronáutica Sueca.

Já outras marcas, herdaram o nome do fundador, como a Ford, Renault ou Peugeot. Já todos sabem que Mercedes é obra dos alemães. Mas poucos sabem de onde surgiu o nome. Na verdade, a máquina é germânica, mas o “motor” foi austríaco, quando um empresário desse país, de nome Emil Jelinek, encomendou um veículo automóvel a Maybach. Pediu, no entanto, que o carro ganhasse o nome da filha mais velha: Mercédès. Decorria, aqui, o ano de 1900.

Vai trocar de carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual

O virar do século XX levou a que o apelido “Benz” chegasse 26 anos mais tarde quando os fabricantes Daimler e Benz se uniram. Casamento de sucesso que palmilhou um caminho nas gamas de luxo e que conquistou, e conquista, condutores por todo o mundo.

O início da hegemonia alemã na construção automóvel

Mantendo-nos na Alemanha, vale a pena perceber que o luxo da Mercedes contrasta com a etimologia da Volkswagen: “carro do povo”, em alemão.  Em 1937, pela mão de uma ditadura nazi, a Frente Trabalhista Alemã criou aquele que seria o veículo a que todos poderiam ter acesso. Um carro robusto, feito para durar e com um sentido de utilidade, fácil manutenção e de alta longevidade. No fundo, o conceito mantém-se até aos dias de hoje. Com certeza por isso, os germânicos reúnem a fundação das mais imponentes marcas de automóveis. A Porsche, em 1931, ganhou o nome do fundador: Ferdinand Porsche. Uma marca de culto a que muitos sucumbem. Já a BMW, com sede em Munique, capital da Baviera, começou por produzir motores para aviões de guerra.

A abreviatura Bayerische Motoren Werke significa Fábrica de Motores da Baviera tornou-se mais conhecida por construir motociclos. De 1916 a 1945, foi isso que fez. Depois, a indústria teve de se readaptar e encontrou nos veículos automóveis a solução pós-guerra. E muito bem, diríamos nós.

A Alemanha é ainda berço da luxuosa Audi ou da racional Opel, que começou por produzir bicicletas e em 1899 construiu o primeiro carro e que está, até hoje, conotada com modelos mais económicos, utilitários e familiares.

A entrada em cena dos automóveis ingleses

A paixão pela velocidade e um habitáculo com 4 rodas, que transportava com conforto várias pessoas, substituindo os animais em penosas viagens, disparou durante os anos 20 e 30 do século XX. Em Inglaterra, a Jaguar, em 1922, era a personificação ideal daquilo que se queria: robustez e rapidez. A empresa começou por construir “sidecars” para motocicletas e é, hoje, detentora dos mais incríveis automóveis de luxo.

Artigo relacionado: 7 marcas de carros portuguesas que ficaram na história

Com cunho igualmente britânico, a famosa Aston Martin é incontornável. Nascida em 1913, pelas mãos dos fundadores Lionel Martin e Robert Bamford, viu a luz do dia em Aston Hill, a montanha junto da cidade Aston Rowant.

Born in the USA

Saímos da Europa e cruzamos o Atlântico para estacionar nos Estados Unidos da América. E aqui lhe contamos que a Cadillac, criada em 1902 por Henry Leland, tem sangue francês. Cadillac é uma homenagem ao fundador da cidade de Detroit: Antoine Laumet de la Mote, Sigur de Cadillac. Já a marca Chevrolet teve um nascimento específico: combater a Ford. Louis Chevrolet, em 1911, meteu mãos ao trabalho. O crescimento da marca levou à criação da General Motors com a criação da Pontiac e Hilder.

Inevitável não terminar com a Ford, uma das mais antigas marcas de automóveis. Henry Ford foi um precursor arrojado na altura, homem de vistas largas e desejos de velocidade. Ford já sabia, em 1903, o papel que o carro viria a ter na vida de todas as pessoas.

Automóveis do país do sol nascente

Do Japão, chegam-nos marcas cuja origem fonética pouco engana: Toyota, em 1937, ganhou o nome do fundador, mas adulterado. Sakichi Toyoda substituiu o D pelo T depois de abandonar a construção de teares para se dedicar aos automóveis. Toyota, graficamente, ganhava no alfabeto japonês 8 traços, um inegável número da sorte na cultura nipónica. Hoje, é detentora da marca Daihatsu e da Lexus – esta última criada para conquistar os EUA.

Artigo relacionado: O que significam os emblemas das principais marcas de carros?

Mas entre os carros de assinatura japonesa, contamos ainda com o Subaru, com grande sucesso no mercado americano, a Nissan, a Datsun, a Honda, mais conhecida por fabricar motociclos, Mazda e a Mitsubishi.

Marcas ibéricas

Quanto a Portugal, o mais próximo que temos no que diz respeito a ter “dedo” em construção de veículos é a existência das fábricas AutoEuropa (Volkswagen), Mangualde (Stellantis) e Tramagal (Mitsubishi Fuso), além de 11 marcas nacionais que pouco vingaram ao longo dos anos, mas que se tornaram clássicos, como os jipes UMM (sigla de União Metalo-Mecânica). Mas podemos sempre celebrar o sucesso dos vizinhos espanhóis que criaram a SEAT (Sociedad Española de Automóviles de Turismo). Por pouco tempo: hoje, o emblema está nas mãos da Volkswagen… marca alemã.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar