Descubra as ultimas inovações em tecnologia automóvel

5 min

Descubra as últimas inovações em tecnologia automóvel

A indústria automóvel está, constantemente, à procura de novas tecnologias para desenvolver o modelo mais evoluído, mais fácil de utilizar e mais seguro. Nos últimos anos, temos assistido a avanços verdadeiramente surpreendentes. Neste artigo, mostramos 10 inovações que não pode deixar de conhecer.

Apps a bordo

A ascensão das apps não acontece apenas em smartphones e tablets. Alguns fabricantes de automóveis estão, também, a colocar aplicações nos veículos dos nossos dias. São já inúmeros os modelos que oferecem os sistemas Apple CarPlay e Android Auto (ou um deles) que permitem sincronizar o telemóvel.

Além disso, no caso da Land Rover, a solução InControl Remote permite trancar e destrancar o carro a partir de uma app ou de um smartwatch. Mais: a marca britânica até desenvolveu uma pulseira à prova de água, chamada Activity Key, que evita que o condutor perca as chaves.

Faróis de LED adaptativos

Os faróis de LED adaptativos tornaram-se numa característica bastante comum nos novos modelos de automóveis, uma vez que oferecem uma iluminação mais brilhante, mais duradoura e melhor distribuída. A condução noturna torna-se mais segura pelo simples facto de a projeção de luz estar alinhada com a direção e seguir melhor as curvas da estrada.

Artigo recomendado: TeslaMic: o novo microfone de karaoke para o seu Tesla

Monitorização do comportamento ao volante

Nos próximos anos, as companhias de seguros irão começar a oferecer uma redução no preço a pagar pelas apólices para os condutores que concordarem com a monitorização completa do seu comportamento ao volante.

Assim como as seguradoras, alguns governos também já falam em taxar as pessoas com base na forma como conduzem e durante quantos quilómetros. Nesse sentido, esta questão é algo a ter em mente para o futuro.

Acesso biométrico

Levando o acesso ao veículo sem chave um passo mais à frente, o acesso biométrico deve ser o próximo grande avanço na indústria automóvel. Por outras palavras, passará a ser possível destrancar as portas e ligar o motor a partir da impressão digital do condutor, utilizando, no fundo, a mesma tecnologia que serve para desbloquear ecrãs de smartphones ou aceder a escolas e edifícios.

Assistência ao estacionamento

Desenvolvida, pela primeira vez, no Japão no final dos anos 90, a tecnologia de assistência ao condutor é algo que, certamente, equipará um número crescente de veículos nos próximos anos.

Utilizando câmaras para procurar espaços onde o carro caiba, o sistema de assistência ao estacionamento difere ligeiramente entre os modelos, mas a maioria deixa o controlo do travão e do acelerador a cargo do condutor enquanto atua sobre a direção e faz medições de distâncias.

Condução autónoma

A indústria automóvel já criou modelos com tecnologia de condução autónoma capaz de fazer parar o carro se o condutor não ativar os travões a tempo. Graças ao rápido aumento da tecnologia de sensores, os carros irão acionar os travões se acharem que tal é necessário mesmo que o condutor tenha o pedal do acelerador pressionado.

Artigo recomendado: Serviço de carros por subscrição chega a Portugal em 2023

Capacidades todo-o-terreno

Já existem diversos carros que oferecem tecnologia específica para todo-o-terreno, capaz de detetar o tipo de piso e ajustar a suspensão e o modo de tração em função disso. Da areia à lama, passando por desníveis e pedras, a tecnologia altera, também, a velocidade para manter a aderência do veículo fora de estrada.

Projeção de informações no para-brisas

A tecnologia Head-Up Display (HUD) percorreu um longo caminho nos últimos anos ao projetar no para-brisas informações relativas à condução, fazendo com que o condutor não desvie tanto os olhos da estrada em relação ao que desviaria se olhasse para os mostradores do painel de instrumentos ou consola central.

Marketing a bordo

O marketing personalizado com base no comportamento do condutor também poderá entrar nos carros. Muitos veículos já dispõem de ligação à Internet, o que significa que devemos estar preparados para receber anúncios personalizados e baseados em localização no ecrã da consola central.

Monitorização do estado de saúde

A indústria automóvel tem registado um avanço surpreendente na monitorização do estado de saúde do condutor, como o conceito de sensores no cinto de segurança ou no volante, que medem as estatísticas vitais e o rápido desenvolvimento de tecnologia “vestível” que pode ser emparelhada sem fios com dispositivos portáteis. Daqui até os carros poderem encostar sozinhos e ligar para o 112 quando o condutor se encontrar num estado de emergência, não deve faltar muito.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Turbo elétrico: o que é e como funciona?

Os turbos existem há décadas. Mas todos os anos surgem novos avanços nesta área. Se, antes, os veículos sobrealimentados representavam apenas uma pequena parte dos…

Estes são os diferentes tipos de “arrumação” do motor

Quando se senta atrás do volante e “dá à chave” de ignição, costuma ouvir o motor a trabalhar, certo? Isto, claro, se o veículo for…

“O Poder dos Sonhos”: conheça a história da Honda

A história da Honda remonta a Outubro de 1946, com a fundação da Honda Motor Company, Ltd., em Hamamatsu, no Japão. Fundada por Soichiro Honda, a construtora japonesa…

Volkswagen Golf GTI: Uma sigla cheia de nostalgia… e emoção

Novo, único, poderoso. Quando o Volkswagen Golf GTI foi apresentado ao público, no Salão de Frankfurt de 1975, tendo sido lançado um ano depois, causou…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
Procura um Carro Novo? Consulte agora todos os carros novos à venda em Portugal. Peça um Proposta!
This is default text for notification bar