Diferencas Tesla Model X Tesla Model Y

5 min

Descubra as diferenças entre o Tesla Model X e o Tesla Model Y

A atual oferta da Tesla contempla nada menos do que quatro automóveis: Model S, Model 3, Model X e Model Y. Neste artigo, abordamos as diferenças entre estes dois últimos, que vão muito para além da configuração da carroçaria e do sistema de abertura/fecho de portas.

Sendo a segurança o aspeto mais importante da Tesla, segundo a própria, a marca de Elon Musk concebe os seus veículos para exceder os padrões da indústria automóvel. Por isso, não surpreende que o Model Y tenha obtido a classificação de cinco estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP.

O Tesla Model Y

Dotado de um baixo centro de gravidade, estrutura rígida e proteção dianteira contra impactos, o Model Y aposta numa carroçaria de cinco portas com uma secção traseira e uma superfície vidrada a pender mais para o lado dos SUV, ainda que a sua altura ao solo não lhe permita reclamar tal figurino.

Ao contrário do Model X, no Model Y o sistema de abertura é convencional. Mas as semelhanças visuais entre ambos são evidentes, ainda que o Model X seja, assumidamente, um SUV e o Model Y se classifique mais como um liftback.

Descubra todos os Tesla Model Y à venda no Standvirtual

Segundo a Tesla, o Model Y garante máxima versatilidade, sendo capaz de transportar cinco passageiros e respetiva carga. Os bancos traseiros podem ser rebatidos individualmente, criando um espaço de armazenamento flexível para esquis, móveis, bagagem e muito mais.

A mala apresenta um compartimento adicional no interior, o que facilita e agiliza as operações de carga e descarga. O volume máximo, com os bancos traseiros rebatidos, supera mesmo os 2.100 litros.

A posição elevada do assento e o tablier baixo são outras características do Model Y, que permitem ao condutor ter uma visão privilegiada da estrada em frente. O interior é simples e organizado, com um ecrã tátil de 15”, um sistema de som envolvente, tejadilho de vidro panorâmico que cria mais espaço para a cabeça e proporciona uma visão desobstruída do céu, função Autopilot e atualizações desoftware automáticas.

Autonomia para todas as necessidades

Totalmente elétrico, claro, o Model Y permite que o condutor não tenha de visitar um posto de abastecimento para colocar combustível. Basta que efetue o carregamento durante a noite, em casa, para usufruir de uma bateria totalmente carregada todas as manhãs.

Além disso, quando estiver na estrada, o Model Y é fácil de carregar ao longo da viagem, em qualquer estação pública ou através da rede de carregamento da Tesla. Atualmente, existem mais de 35 mil Superchargers no mundo, com seis novas localizações a surgir a cada semana.

Disponível em versões de tração traseira (bateria Standard Range) ou integral, o Model Y nunca oferece menos de 400 km de autonomia elétrica, com a versão Long Range AWD a chegar aos 533 km com uma única carga (dispõe de motor duplo, tal como a variante Performance, embora esta anuncie 514 km de alcance).

Igualmente importante é a garantia: quatro anos ou 80 mil km para os componentes básicos do sistema (o que ocorrer primeiro); oito anos ou 160 mil km para a bateria e unidade de acionamento (o que ocorrer primeiro).

O Model X

Agora, o Model X. Maior, mais caro, com portas dianteiras que abrem/fecham automaticamente e portas traseiras “Falcon Wing” que facilitam as cargas e descargas, este SUV dispõe de um ecrã tátil de 17″ com inclinação para a esquerda e direita, resolução de 2200×1300, cores reais e capacidade de resposta adaptada para jogos, filmes e muito mais.

Interessado no Tesla Model X? Faça uma pesquisa no Standvirtual

Já o volante Yoke, oferece uma nova e ousada abordagem à direção, que proporciona, segundo a Tesla, uma melhor sensação e uma visão desobstruída da estrada à frente. Um toque no travão basta para que o Model X selecione, automaticamente, a direção correta para iniciar a viagem.

Com um habitáculo bastante espaçoso, que anuncia o maior para-brisas panorâmico do mundo, o SUV da Tesla tem seis ou sete lugares em função da versão e está equipado, de série, com controlos de temperatura de três zonas, bancos dianteiros ventilados e sistema de filtragem HEPA.

Um cocktail tecnológico

Em termos de tecnologia, o Model X reclama uma capacidade de processamento de até 10 teraflops, que garante uma jogabilidade a bordo ao nível das mais recentes consolas de jogos. A partir de qualquer banco, com compatibilidade de controlador e auscultadores sem fios.

Equipado com um sistema de som com 22 colunas, 960 Watt e um sistema de redução ativa de ruído da estrada para assegurar a melhor experiência de som onde quer que se esteja, o Model X propõe um amplo espaço de armazenamento, 2.300 kg de capacidade de reboque, função Autopilot e estacionamento automático.

Com uma potência de pico de 1.200 cv na versão Plaid (dispõe de três motores e oferece 543 km de autonomia) e de 670 cv na versão “normal” (conta com dois motores e anuncia 576 km de autonomia), o Model X inclui ainda funcionalidades de condução autónoma.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional