dark dealer novo modelo negócios setor automóvel

6 min

Dark Dealer: o novo modelo de negócios do setor automóvel

Pode dizer-se que há um antes e um depois da pandemia no mundo dos negócios. Os períodos de confinamento a que os consumidores se viram obrigados a cumprir, fizeram com que a vertente digital tivesse conquistado mais terreno nos últimos dois anos do que nos anteriores 10.

O setor automóvel, claro está, não foi exceção. A venda de carros online, que nasceu muito antes da pandemia, entenda-se, ganhou uma expressão sem precedentes através dela, com muitos negócios a fazerem-se através de meios digitais, indo muito para além da consulta da oferta disponível.

Os concessionários de automóveis que relativizavam a importância do digital viram-se “obrigados” a assumir uma presença online mais musculada para se tornarem mais visíveis aos olhos dos cibernautas interessados em comprar carro, tendo este tornado-se, por razões óbvias, no meio de transporte preferido durante a pandemia.

O que é o Dark Dealer?

Dark Dealer é um novo modelo de negócios que já estava em construção antes da pandemia, mas que passou a ser cada vez mais tendência na venda de carros no período pós-pandemia. Basicamente, dá aos consumidores várias possibilidades, adaptando-se ao contexto de mercado digitalizado.

Para melhor percebermos o que é o Dark Dealer, podemos estabelecer um paralelismo com a atividade hoteleira, que adaptou a sua forma de atendimento de modo a ir ao encontro das necessidades dos consumidores em isolamento social.

Artigo relacionado: O seu stand já está no metaverso?

Por outras palavras, quem não vendia comida pela Internet, passou a fazê-lo, sem deixar, contudo, de ter espaço físico. E, com esta modalidade, floresceu outro negócio: o das empresas de entregas ao domicílio.

Significa isto, portanto, que o Dark Dealer não substitui os modelos de negócios que já existiam. Antes apresenta uma proposta diferente, atingindo outro público.

Face ao avanço da tecnologia e da relação cada vez mais próxima entre os consumidores e as ferramentas digitais em constante aperfeiçoamento, os compradores de veículos recorrem à Internetpara pesquisar modelos à venda, encontrar vendedores e, até mesmo, efetuar transações.

Digital ou presencial? 

O negócio da venda de carros contempla estas duas vertentes. Mas uma não substitui a outra. Antes complementa-a. Enquanto um concessionário tradicional necessita de área de exposição, espaço de atendimento, estrutura para receber clientes e equipa para atender diferentes perfis de compradores, o concessionário digital tem todo o seu suporte assente na Internet.

Pois bem, o Dark Dealer transporta toda a estrutura física para o ambiente virtual. Exemplos? Publicidade, atendimento, vendedores, área de exposição… Tudo transita da Internet, tendo potencialidade para alcançar muito mais interessados a partir de uma equipa especialista em converter potenciais compradores. A única preocupação fora do meio digital é com o stock de automóveis anunciados pelo stand.

Mas atenção: esta comparação não significa que uma estratégia seja melhor do que a outra. Trata-se de um novo modelo de negócios para novos interesses que surgem fruto das necessidades dos consumidores.

Artigo relacionado: Como criar um plano de negócios eficiente para o seu stand

Muitos compradores ainda preferem a experiência presencial, enquanto outros dão primazia à facilidade de realizar todos os processos da negociação através do ecrã de um computador ou a partir de um dispositivo móvel.

Benefícios do Dark Dealer

E benefícios do Dark Dealer, existem? Sim, para os dois lados da negociação, ou seja, comprador e vendedor. Mas vamos por partes. Começando pelo lado do comprador, que já conhece as vantagens do negócio online no setor automóvel.

Vasta oferta de modelos e vendedores, agilidade na pesquisa e no atendimento, comparação de ofertas, flexibilidade de horário e quebra de barreiras geográficas são alguns dos fatores que atraem o consumidor para a compra de automóveis através de meios digitais.

Agora, os benefícios do novo modelo de negócios Dark Dealer para o vendedor. Desde logo, a redução de custos, uma vez que não é necessária uma infraestrutura (pelo menos com as mesmas dimensões de um showroom) nem manutenção do espaço.

Depois, existe menos burocracia para manter o negócio e contratar colaboradores. O amplo alcance de clientes, para além do raio local, é outra das vantagens, à qual se junta a prospeção da marca pela força da presença digital, a facilidade operacional graças a avançadas tecnologias de gestão e a flexibilidade de adaptação fruto do levantamento das tendências do mercado.

Mais há mais benefícios: tomadas de decisão assertivas com o acesso a dados concretos e periódicos; credibilidade diante do consumidor com a oferta de uma experiência de negociação facilitada.

Com as ferramentas certas e uma equipa especializada, o vendedor de automóveis conquista um espaço de relevo para acelerar o seu negócio por intermédio do novo modelo Dark Dealer.

Mas atenção: convém ter bem presente que, para aderir a este novo modelo de negócio e criar uma atividade digital para vender carros, o primeiro passo é ocupar o espaço virtual com um empreendimento Dark Dealer e conhecer as ferramentas e tecnologias disponíveis para afirmar a presença do stand e alcançar compradores.

Criar a identidade da marca e o claim são ações essenciais que vão conduzir a comunicação nas diversas plataformas onde o stand decidir estar presente. Deste modo, é possível definir os canais de posicionamento do stand, as redes sociais que serão alimentadas e o servidor onde o websiteestará hospedado para divulgar conteúdo, produtos, serviços e promoções, além de criar estratégias para ampliar o alcance da comunicação, como anúncios e newsletters.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Cheiro a carro novo: 10 dicas para valorizar o interior de um usado

O cheiro de carro novo é uma sensação de que praticamente toda a gente gosta. Mas se acha que ela ocorre apenas no momento da…

Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

O mercado está quente, o comprador interessado e os stands estão atentos! É neste contexto que precisa posicionar o seu stand, identificando boas estratégias para…

Como tirar fotos aos carros do seu stand

Se é um vendedor profissional, deverá ter um portfólio completo e detalhado de todos os carros que tem em exposição, por isso sugerimos não só…

A importância do serviço pós-venda na fidelização do seu cliente

Conteúdo patrocinado por Cofidis Afinal de contas, como fazer o pós-venda no meu concessionário? Esta é uma dúvida recorrente no quotidiano de inúmeras empresas, que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional