Cuidados a ter na compra de carros usados

6 min

5 cuidados a ter na compra de carros usados

Aprenda como fazer uma compra segura. Conheça quais os cuidados a ter na compra de carros usados e poupe milhares de euros num carro “novo”. Saiba mais!

Comprar carros usados, seja a um particular seja num stand, é a melhor forma de comprar um carro “novo” e poupar vários milhares de euros. No entanto, há sempre alguns cuidados a ter na compra de carros usados e saber escolher o automóvel certo, evitando assim despesas futuras.

A única desvantagem de comprar um carro em segunda-mão é o facto de desconhecermos o seu passado e as condições em que este foi tratado. Porém, o facto de sabermos que um carro perde quase 50% da sua cotação ao fim de apenas 4 anos de vida faz com que este “risco” seja muitas vezes compensador, sobretudo se falarmos de carros do segmento premium, pois estes são os carros que mais desvalorizam.

Os modelos novos mais comuns da Audi, BMW e Mercedes custam mais de 50.000€. Porém, se comprar estes carros carros usados em stands profissionais, irá poupar quase 20.000€ na compra de uma viatura com pouco uso (porque, convenhamos, um carro com 3 anos é, essencialmente, um carro novo).

Em 2017, os portugueses compraram mais de 500.000 carros usados, ao passo que carros novos foram registados apenas 240.000. Isto demonstra a tendência do mercado português, por isso é extremamente importante saber quais os cuidados a ter na compra de carros usados, garantindo assim que compra um carro mesmo como “novo”.

Conheça, então, quais os cuidados a ter na compra de carros usados e garanta que faz um óptimo negócio.

5 cuidados a ter na compra de carros usados: tome nota!


Cuidados a ter na compra de carros usados quais sao

1. Fazer um test drive

Antes de comprar qualquer que seja o automóvel (até mesmo um carro novo com 0km), deve fazer sempre um teste com o carro em andamento. Se for um carro novo, com este teste apenas estará a testar o conforto e a ergonomia mas, no caso de um usado, este teste é extremamente importante, pois não só lhe permitirá testar isto, como também poder ouvir eventuais barulhos do motor, suspensão ou travões e poder, assim, avaliar o estado destes.

2. Verificar eventuais fugas

Depois de circular alguns quilómetros com a viatura, estacione-a durante alguns minutos num local com o piso seco e limpo. Deixe o carro “repousar” e peça ao proprietário do stand para mover o carro do sítio e procure no piso do local onde estacionou eventuais vestígios de óleo ou líquido refrigerador.

Se encontrar uma eventual fuga, isto poderá ser sinónimo de dores de cabeça futuras, por isso deve continuar a sua procura pelo carro ideal para si.

3. Analisar todo o exterior

A “pele” do carro é um local extremamente importante para decifrar o tipo de uso e em que condições foi tratado o automóvel pelo seu anterior proprietário. Através de uma análise cuidada à chapa e aos plásticos do carro, podemos ver se o carro esteve envolvido em algum acidente e, caso tenha estado, se foi um acidente grave que tenha obrigado ao reforço do chassis. Se o carro perdeu alguma rigidez e segurança, deve também afastar-se dessa compra.

Procure no exterior do carro (cave de rodas, motor e bagageira incluídos) se existem sinais de soldaduras suspeitas ou manchas/diferentes tonalidades na pintura do carro. Dedique algum do seu tempo a analisar esta parte, pois poderá ser extremamente importante para fazer uma compra segura para si.

4. Inspeccionar o interior

É no interior de um carro que passamos mais tempo, por isso é perfeitamente normal que com o passar dos anos alguns componentes se vão deteriorando. No entanto, como cliente, deve exigir que o carro vá para as suas mãos em condições dignas e practicamente novo.

Procure sinais de desgate em zonas mais recônditas do carro (como, por exemplo, debaixo dos tapetes), investigue a condição dos plásticos do tablier e a pele do volante e alavanca de velocidades.

Se os plásticos e a pele interior estiverem em mau estado, isto poderá ser sinal de que o carro não era guardado numa garagem, tendo ficado sempre exposto às condições climatéricas adversas (tanto frio e chuva, como calor excessivo) e, posteriormente, que o carro não foi tratado com o devido “carinho”.

O interior de um automóvel deve sempre condizer com o número de quilómetros: se um carro tiver um interior muito desgastado, mas indicar poucos quilómetros no odómetro, isto poderá significar que o carro não tem os quilómetros verdadeiros e poderá ser uma fraude. Já o contrário poderá significar que o carro foi restaurado ou, eventualmente, muito bem cuidado, o que para si serão as melhores notícias.

Esteja atento aos vários sinais que lhe vão dando durante a apresentação do carro e tente juntar todos os pontos para saber qual a origem do carro em questão.

5. Pedir a opinião do seu mecânico

Antes de avançar para a compra definitiva, deve sempre pedir a opinião do seu mecânico de confiança.

Gentilmente, peça ao vendedor para juntos levarem o carro ao seu mecânico ou, se por uma questão de distância isso não for possível ou viável, na sua visita ao stand peça a um mecânico para o acompanhar e fazer uma “inspecção” minuciosa a todos os componentes.

Os mecânicos têm milhares de horas de experiência com carros e poderão identificar sinais de desgaste e de maus tratos que poderão passar despercebidos aos seus olhos, evitando-lhe assim futuros problemas.

Quando se trata de um investimento tão grande como o de um automóvel, jamais deve avançar para uma compra por impulso. O coração pode falar mais alto, mas a razão é que deve sempre imperar. Depois de ver e testar todas as opcções, deve tomar o seu tempo para decidir qual será aquela que mais satisfará os seus requisitos.

Se seguir todos estes cuidados a ter na compra de carros usados, podemos assegurar-lhe que comprar carros usados em stands poderá revelar-se um excelente negócio para si! Existem excelentes oportunidades no mercado nacional, é apenas preciso estar atento e atentar nos cuidados a ter na compra de carros usados para fazer uma compra segura.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional