Corvette Z06 o V8 naturalmente aspirado mais potente

4 min

Corvette Z06: o V8 aspirado naturalmente mais potente em produção

Os motores atmosféricos não conseguem competir em termos de eficiência com os sobrealimentados, mais pequenos, rotativos e poupados. Mas continuam a ter um desempenho único ao ponto de haver marcas que insistem no seu desenvolvimento. Desta vez foi a Chevrolet, que tirou da manga um novo Corvette Z06, apresentado como o V8 naturalmente aspirado mais potente em produção.

Com 670 cv, um motor construído de forma artesanal, de arquitetura plana, que admite um fluxo de ar equilibrado e proporciona uma baixa inércia rotacional, e um roncar distintivo, com o redline nas 8600 rpm, 2000 rotações acima da versão já apimentada do Corvette Stingray. O LT6, nome de código para o bloco que anima o novo Chevrolet Corvette Z06, é um 5,5 litros, de oito cilindros em V.

O bloco do motor é em alumínio, os pistões em alumínio forjado de baixo perfil e as bielas em titânio forjado de baixo peso, permitindo mudanças rápidas de rotação, bem como velocidades elevadas. Outro ponto a ter em atenção é o processo de admissão de ar, trabalhado para permitir maior fluxo de ar e uma ótima a respiração do motor, mesmo a elevadas velocidades.

Artigo relacionado: Motores mais potentes por número de cilindros

As prestações condizem com o facto de ser tido como o V8 naturalmente aspirado mais potente em produção: acelera de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos, sendo capaz de estancar de forma igualmente impressionante, graças aos travões de cerâmica e carbono da Brembo, com discos de 370 mm de diâmetro e pinças de seis pistões à frente; atrás, encontram-se discos de 380 mm e pinças de quatro pistões.

Mas pode revelar-se ainda mais surpreendente se se optar pelo lendário Pacote de Performance Z07, que junta travões de cerâmica e carbono, de 398 mm à frente e 391 mm atrás, a pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. E as jantes em fibra de carbono emagrecem ainda mais o carro, tornando-o pronto para enfrentar as pistas. Além disso, o sistema de suspensão Magnetic Ride Control 4.0 tem uma afinação específica que torna o carro apto a aventuras seguras, como o demonstrou nos traçados de Les Mans, Sebring, Daytona e Detroit.

Se por dentro o Chevrolet Corvette Z06 é uma obra-prima da engenharia, por fora exibe um design marcante: mais largo do que o Stingray e entradas de ar de maior dimensão, parece querer colar-se ao chão, algo que é possível com a inclusão de uma asa extra ao spoiler traseiro e a integração de um splitter na frente, que, em conjunto, ajudam a aumentar a força descendente.

No habitáculo, vive-se o ambiente dos caças, com um cockpit que nos parece querer pôr nas nuvens, onde se combinam detalhes artesanais a tecnologias de ponta, com acabamentos interiores (consola, painel de instrumentos e painéis de portas) em fibra de carbono.

Artigo relacionado: Os carros mais rápidos de sempre

O Z06 começa a chegar aos concessionários no verão com o propósito de celebrar os 70 anos do icónico modelo Corvette e nas variantes coupé e descapotável. A versão de aniversário será proposta com interior em pele branca com pespontos vermelhos e cintos de segurança vermelhos, volante em camurça, bancos desportivos e jantes específicas alusivas à efeméride.

Nos Estados Unidos, o preço do automóvel começa nos 60.900 dólares (55.450€), mas a versão que poderá vir a chegar à Europa, não obstante o desinvestimento da marca no Velho Continente, deverá ser comercializada acima dos 75 mil euros e incluir filtros de partículas de forma a respeitar as normas da União Europeia.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional