Diferentes tipos de arrumaca motor

4 min

Estes são os diferentes tipos de “arrumação” do motor

Quando se senta atrás do volante e “dá à chave” de ignição, costuma ouvir o motor a trabalhar, certo? Isto, claro, se o veículo for de combustão… Mas sabia que a proveniência do som nem sempre tem origem na mesma secção do carro?

Na verdade, existem três diferentes tipos de “arrumação” (colocação) do motor: à frente, ao centro e atrás. Ou, dito de outra forma, dianteiro, central e traseiro. Neste artigo, explicamos-lhe cada um e de que forma interferem na condução.

Espaço interior (passageiros traseiros), tração, dinâmica de direção, aceleração, desempenho de travagem, distribuição de peso, facilidade de manutenção e capacidade da bagageira. Eis os principais aspetos que são influenciados pelo posicionamento do motor.

Qual a melhor configuração? A resposta não é clara nem fácil de obter. Cada configuração tem características específicas que a tornam boa para algumas aplicações e menos adequada para outras. Tudo depende da tipologia do carro e da utilização a que se destina.

Motor dianteiro 

O motor à frente é, definitivamente, o tipo de colocação mais comum. Nesta configuração, o motor está instalado à frente das rodas dianteiras e é acedido através da abertura do capot. Este tipo de “arrumação” oferece uma ótima tração e um excelente controlo da condução, sem exigências.

Artigo relacionado: Motores mais potentes por número de cilindros

Regra geral, o motor à frente é combinado com tração dianteira, ajudando a tornar o manuseamento do carro mais fácil e previsível. No entanto, esta configuração pode ser combinada com tração traseira.

Nesse último caso, como o motor está instalado na frente e a potência é transmitida às rodas posteriores, é necessária atenção redobrada durante a condução para não provocar nenhum desequilíbrio que aumente a probabilidade de haver uma derrapagem ou sobreviragem.

Motor central

Um carro equipado com motor central não é tão popular como um que disponha de motor dianteiro. Nesta configuração, típica de modelos desportivos, com comportamento mais apurado, o motor encontra-se colocado no meio do carro, entre as rodas dianteiras e traseiras. 

Este tipo de configuração permite obter um excelente equilíbrio de peso entre a frente e a traseira e um centro de gravidade mais baixo. Por isso, o carro torna-se mais preciso, eficaz e divertido. No entanto, podem ocorrer peões caso não se calcule bem o que se pretende fazer.

Artigo relacionado: A evolução dos motores de Fórmula 1

Nesta configuração, existe menos espaço interior (são apenas dois os lugares), pelo simples facto de o motor ocupar o espaço onde deveria estar a zona posterior do habitáculo. Por isso, nos carros com motor central só cabem, no máximo, condutor e acompanhante (por vezes, só condutor).

Motor traseiro

Um carro equipado com motor traseiro, que na gíria se chama “um tudo atrás” uma vez que a tração é transmitida às rodas posteriores, é quase uma raridade nos dias de hoje, ainda que a Porsche mantenha bem vivo este conceito no icónico 911 (que pode receber tração integral também).

Nesta configuração, o motor está colocado na parte de trás do carro, onde geralmente fica a bagageira nos modelos equipados com motores “arrumados” de outra forma.

Os veículos com este tipo de colocação para o motor recorrem a tração traseira ou integral. O que se traduz numa melhor aceleração que, regra geral, exige mais atenção e faz com que a condução desportiva esteja mais ao alcance de quem tem “unhas”.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional