as 15 marcas de carros mais fiáveis de 2022

4 min

Conheça as 15 marcas de carros mais fiáveis de 2022

Pelo segundo ano consecutivo, o Porsche 911 é o modelo melhor classificado no JD Power US Vehicle Dependability Study de 2022. É a terceira vez nos últimos quatro anos que o desportivo da marca alemã recebe tal distinção. 

A Kia está melhor posicionada em fiabilidade geral do veículo, com uma pontuação de 145 PP100. É o primeiro ano em que a marca sul-coreana lidera o ranking geral, depois de ter ocupado o terceiro lugar geral em 2021, de acordo com o JD Power. Outras marcas de volume que gozam de elevada fiabilidade são Buick (147 PP100), Hyundai (148 PP100) e Toyota (158 PP100).

A Genesis (155 PP100) ocupa o topo do segmento premium, seguida por Lexus (159 PP100) e Porsche (162 PP100). “Muitos proprietários estão a manter os seus veículos por mais tempo, sendo a fiabilidade a longo prazo ainda mais essencial”, afirmou David Amodeo, global automotive director do JD Power, fornecedor de insights do consumidor, serviços de consultoria, dados e análises.

Alguns fabricantes estão a ter um desempenho muito melhor do que outros na prevenção de problemas, que incluem a mecânica do veículo, o exterior e o interior, mas, também, sistemas de infoentretenimento, sistemas de assistência ao condutor e todos os outros sistemas eletrónicos presentes nos veículos atuais”, acrescentou.

O JD Power US Vehicle Dependability Study de 2022 baseia-se nas respostas de 29.487 proprietários originais de veículos do ano-modelo de 2019, após três anos de posse. O estudo, realizado entre julho de 2021 e novembro de 2021, mede o número de problemas por cada 100 veículos (PP100) ocorridos nos últimos 12 meses pelos proprietários originais dos automóveis.

Artigo recomendado: 10 automóveis que brilharam no grande ecrã

184 áreas problemáticas espalhadas por nove categorias

O estudo, agora no seu 33.° ano, foi revisto para incluir todos os recursos e tecnologias disponíveis nos veículos atuais. Abrange 184 áreas problemáticas específicas espalhadas por nove categorias principais dos veículos: climatização; assistência à condução (novo em 2022); experiência de condução; exterior; recursos/comandos/ecrãs; infoentretenimento; interior; trem de força; bancos.

Além disso, mede, agora, também a satisfação com a condição do veículo após três anos de utilização e se os proprietários consideram o seu veículo tão atraente agora como quando o compraram. As atualizações de software feitas no veículo também foram levadas em consideração.

“Os fabricantes estão, cada vez mais, a olhar para a relação dos proprietários com os seus veículos como tendo semelhanças com outras tecnologias de consumo”, deu conta David Amodeo.

E deu um exemplo: “Os telemóveis são atualizados a todo o momento com lançamentos de software over-the-air e, cada vez mais, os fabricantes devem aproveitar essa abordagem para corrigir problemas, melhorar recursos e adicionar funções para manter os proprietários satisfeitos. Os fabricantes que conseguirem fazê-lo melhor terão uma enorme vantagem”.

Artigo recomendado: 5 modelos que salvaram as próprias marcas

De acordo com o JD Power US Vehicle Dependability Study de 2022, os proprietários de veículos de grande volume no mercado tiveram menos problemas. As marcas premium normalmente integram mais tecnologia nos seus modelos, o que aumenta a probabilidade da ocorrência de problemas.

Segundo o JD Power, ao mesmo tempo, a qualidade de construção dos veículos de grande volume no mercado melhorou consideravelmente, equiparando-se, agora, à das marcas premium.

A categoria de infoentretenimento continua a ser a mais problemática, com uma média de 51,9 PP100, ou seja, mais do dobro dos problemas que a categoria mais alta seguinte.

Sete das 10 principais áreas problemáticas do estudo estão relacionadas com infoentretenimento, incluindo reconhecimento de voz integrado; conectividade Android Auto/Apple CarPlay; sistema Bluetooth integrado; ausência de tomadas de alimentação/entradas USB suficientes; sistemas de navegação de difícil compreensão/utilização; ecrã tátil/display; mapa do sistema de navegação impreciso/desatualizado.

A concluir, aqui ficam as 15 marcas de carros mais fiáveis de 2022 e respetiva pontuação (por ordem crescente, uma vez que pontuação mais baixa equivale a menos problemas), de acordo com o JD Power US Vehicle Dependability Study de 2022: Kia (145); Buick (147); Hyundai (148); Genesis (155); Toyota (158); Lexus (159); Porsche (162); Dodge (166); Cadillac (168); Chevrolet (171); MINI (173); Mazda (179); Lincoln (180); Mitsubishi (183); BMW (187).

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional