Conduzir carro com atrelado o que precisa de saber

5 min

Conduzir carro com atrelado: o que precisa de saber

Aderiu à moda do caravanismo e até já tratou de instalar no carro a chamada bola de reboque? Antes de atrelar e arrancar estrada fora confira que está como mandam as regras. Há uma série de exigências a cumprir antes de poder partir à aventura e conduzir um carro com atrelado.

Seja a caravana, o barco para os passeios de domingo ou uma mota, bastante mais maneirinha, tudo o que pode transportar num reboque com o seu carro obedece a um conjunto de critérios muito específicos sobre quem conduz, o que conduz e o que pretende rebocar.

Quem pode conduzir um carro com atrelado?

Automobilistas com carta de condução da categoria B estão autorizados a conduzir veículos a motor com uma massa autorizada até 3500 kg. Mas, ao veículo pode ser atrelado um reboque com peso até 750 kg ou superior, desde que o conjunto não ultrapasse os tais 3500 kg.

Artigo relacionado: Quais são as categorias da Carta de Condução?

Se o peso for superior, mas até 4250 kg, já é necessária a carta de condução B+E. Esta categoria abrange um conjunto de veículos – ligeiro mais reboque – cujos pesos excedem os previstos para a categoria B (ligeiros), não tem componente teórica nem prática obrigatórias, é apenas realizado e agendado um exame prático, em que o candidato deverá:

  1. Demonstrar conhecimento e proceder à verificação do mecanismo de acoplamento, sistema de travagem e ligações elétricas. Deverá saber efetuar de forma segura as operações de carga do veículo e demais operações necessárias, nomeadamente com portas do compartimento de carga, travamento da cabina, processo de carregamento e amarração da carga.
  2. Arrancar após estacionamento, circular em vias de alinhamento retilíneo e curvilíneo, com cruzamento de veículos, circular por rotundas, passagens para peões e subidas e descidas de inclinação acentuada, com pelo menos 8% de inclinação. Abordar e atravessar cruzamentos e entroncamentos. Realizar a mudança de direção, pré-seleção de vias, mudança e condução em pluralidade de vias de trânsito.
  3. Realizar uma condução económica e ecológica, tendo em conta as rotações por minuto e a utilização correta da caixa de velocidades, entre outros cuidados específicos.
  4. Tomar as precauções necessárias ao sair do veículo.

O atrelado deve ou não ter matrícula?

Se está a utilizar um atrelado com mais de 300 kg de peso bruto, este vai necessitar de matrícula própria, Documento Único Automóvel e seguro – o seu automóvel também deve ter a apólice revista para incluir o atrelado.

Até aos 300 kg de peso, o atrelado pode circular legalmente sem matrícula, exceto se ocultar a matrícula do carro que o reboca. Neste caso, a chapa identificadora do veículo deve ser instalada na traseira do atrelado.

 

Procura peças para o seu atrelado?

 
Como outros veículos na estrada, os atrelados são obrigados a ter sistema de iluminação independente. Com largura superior a 1,6 m ou mais largos do que o carro trator, tem de estar equipado com duas luzes de presença brancas na parte da frente. Atrás, são obrigatórias uma luz de matrícula, duas luzes de presença vermelhas, duas luzes de travagem vermelhas, luzes de mudança de direção e, para reboques registados depois de 27 de maio de 1990, luz de nevoeiro. A lei também obriga a instalar dois refletores vermelhos triangulares e, nas laterais, para reboques registados depois de 30 de setembro de 1994, refletores não triangulares de cor âmbar. É ainda obrigatório ter uma ficha elétrica de 13 pinos que permita ter luz de marcha-atrás.

Atenção: os atrelados são veículos da categoria O e, por isso, objeto de homologação nacional. Ou seja, um reboque legalizado em Portugal é reconhecido como legal somente em Portugal.

Novos limites de velocidade para carros com atrelado

Com atrelado, é aconselhável levantar o pé do acelerador. Até porque o Código da Estrada impõe limites de velocidade diferentes: 50 km/h nas localidades; 70 km/h nas restantes vias públicas; 80 km/h nas vias reservadas aos carros e motociclos; 100 km/h na autoestrada.

Artigo relacionado: Conheça os limites de velocidade em Portugal

Dicas de segurança para conduzir carros com atrelado

  • Distribua a carga do atrelado de forma que a pressão no engate de reboque não exceda a pressão de esfera máxima indicada;
  • Aumente a pressão dos pneus para a pressão recomendada para carga plena;
  • Tenha em consideração que o motor é sujeito a esforços muito maiores do que o normal durante a condução com atrelado;
  • Não reboque um atrelado pesado com um automóvel que ainda se encontre na rodagem. Idealmente, deve espere até que tenha percorrido pelo menos 1000 km;
  • Em descidas longas e acentuadas, os travões são sujeitos a esforços muito maiores do que o normal. Reduza para uma mudança mais baixa com passagem manual e adapte a velocidade;
  • Mantenha uma velocidade baixa se tiver um atrelado e estiver numa subida longa e íngreme.

 
Leia também:

5 parques para autocaravanas em Portugal

As infrações que retiram mais pontos à carta de condução

Procura autocaravanas baratas? Apresentamos-lhe 7!

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar