Volkswagen ID. 2all quer ser o carro do povo elétrico

4 min

Concept ID.2all quer ser o “carro do povo” elétrico

A Volkswagen tirou da manga um “hatchback” elétrico de tração dianteira, ao mesmo tempo que demonstrou que há espaço na gama para carroçarias que não sejam SUV. O preço ficará abaixo dos 25 mil euros.

À primeira vista, parece um Golf. O que vem dar cada vez mais força à ideia de que o ID.2, a ser lançado até 2026, poderá herdar o nome daquele que é a referência entre os familiares compactos. Afinal, lembrou o CEO da marca, Thomas Schäfer, numa entrevista no ano passado, “o nome Golf tem um enorme valor”.

Para já, a marca mostrou como arrepiou caminho desde a revelação do “concept” ID.Life (em Munique, em 2021), trocando o corpo de um “crossover” quadrado, que não reuniu grande simpatia, por uma tradicional carroçaria de cinco portas, afirmando que pretende voltar a criar um carro para as massas, i.e., acessível.

Volkswagen ID. 2all interior

E acessível, para a Volkswagen, significa lançar no mercado um 100% eléctrico abaixo do patamar dos 25 mil euros, destacando que o “concept” ID.2all é “tão espaçoso como um Golf, tão barato como um Polo”. Ainda que haja planos para um carro menor, por menos de 20 mil euros.

Pelo que se viu, o “concept” ID.2all (lê-se “to all”, ou seja, “para todos”) é provavelmente muito similar ao modelo que entrará em produção, sem aqueles traços típicos dos modelos-conceito que parecem irrealizáveis.

À procura de um carro novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual Novos

Pequeno por fora, grande por dentro

O ID.2all assenta na plataforma MEB Entry, dedicada para os carros elétricos de mais pequenas dimensões do Grupo VW (o Cupra UrbanRebel também terá como base esta plataforma), o que lhe permite reclamar uma excelente habitabilidade, já que os constrangimentos observados nos carros com motores a combustão, como o túnel central ou a exigência de espaço para todos os componentes mecânicos, não existem. Assim, o compacto elétrico apresenta-se de piso plano e com um capot mais curto que os primos alimentados a combustíveis fósseis.

Volkswagen ID. 2all espaçoso

Com 4050 milímetros, o comprimento coloca-o no segmento C, dos compactos familiares (entre 4 e 4,3 metros), mas muito perto de um veículo de segmento B. No entanto, o habitáculo promete ser desafogado, graças a uma distância entre eixos de 2,6 metros, com cinco lugares e uma mala generosa, capaz de acomodar entre 490 (com 5 lugares) e 1330 litros (com os bancos traseiros rebatidos, na proporção de 60/40).

Elétrico com 450km de autonomia

O ID.2all foi revelado com tração dianteira e motor de 166 kW (222 cv). A potência é muito próxima da versão de entrada de gama do Golf GTI (245 cv), o que deixa antever uma aceleração rápida — o GTI cumpre a aceleração em 6,4 segundos.

Volkswagen ID. 2all tecnologia premium

Mas o mais relevante é a autonomia que um carregamento promete: até 450 quilómetros. E, para quem não tem tempo a perder, a VW anuncia que, com carregamento rápido, em corrente contínua, é possível recuperar de 10 a 80% da capacidade da bateria em meros 20 minutos. Numa utilização menos exigente, o automóvel poderá ser carregado em postos públicos ou através de uma “wallbox” doméstica de corrente alternada com potência até 11 kW.

Artigo recomendado: Volkswagen cria motor inovador para elétricos

Tecnologia premium

O ID.2all foi revelado com equipamentos mais comuns aos automóveis de segmentos premium, como o Travel Assist, o sistema IQ.Light ou Electric Vehicle Route Planner.

Volkswagen ID. 2all tecnologia volante

Além disso, no capítulo do conforto, poderá acolher novos bancos eléctricos com função de massagem e um novo volante multifunções.

O ID.2 será um dos dez novos modelos BEV que a VW pretende lançar até 2026, quatro dos quais ainda ao longo de 2023: o ID.3 de segunda geração, o desportivo ID.3 GTX, o ID. Buzz de sete lugares e o ID.7, inspirado no Passat. “Os clientes podem esperar uma gama completa de Volkswagen”, resumiu Thomas Schäfer.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional