comprar carro usado em leasing vantagens e desvantagens

4 min

Comprar carro usado em leasing: vantagens e desvantagens

Decidiu trocar de automóvel e, até pelo tempo de espera atual por um modelo novo, vai optar por um carro usado em leasing? Conheça as vantagens e desvantagens e saiba como fazer um bom negócio.

Para começar, um dos passos imprescindíveis é verificar as condições do leasing em várias instituições a fim de perceber qual delas oferece as melhores condições. O leasing automóvel está disponível em bancos e em sociedades financeiras e é possível que os primeiros consigam propor condições mais vantajosas.

Por norma, os bancos preferem celebrar leasings de carros novos, tendo em conta que estes oferecem mais garantias de valor se algo correr mal. Porém, a falta de carros novos e a demora na respetiva entrega orienta muitos clientes para a opção usado e os bancos também respondem a estas solicitações. Por isso, quem quiser comprar um veículo usado beneficiará sempre em comparar as propostas de várias instituições.

Artigo relacionado: ALD, leasing, renting, crédito automóvel ou crédito pessoal?

Saliente-se ainda que, se tiver possibilidade de avançar com determinado montante como entrada, isso irá contribuir para obter condições mais favoráveis em termos de prestações mensais a liquidar. No entanto, caso não disponha de um montante para avançar de entrada, tem na mesma acesso a um leasing, pagando as rendas mensais e, no final, o valor residual caso pretenda ficar com a viatura.

De salientar que, em tempos de algumas dúvidas sobre que carro comprar – diesel, gasolina, híbrido, híbrido plug-in ou elétrico e com os preços dos combustíveis cada vez mais instáveis –, o leasing não obriga o cliente a ficar com o carro no final do processo. Uma flexibilidade permitida por esta modalidade de compra que os clientes não deixarão de apreciar em tempos de incerteza.

Vantagens do Leasing na compra de carros usados

  • Financiamento de até 100% do automóvel usado que deseja adquirir;
  • Flexibilidade: pode negociar a entrada, as prestações, os prazos das mesmas (até um máximo de 96 meses) e o valor residual. A certa altura pode até aumentar o valor residual, se existir margem, e dessa forma baixar as prestações mensais;
  • A resposta e contratação são rápidas;
  • Pode negociar o preço do carro em segunda mão como numa compra a pronto;
  • Possibilidade de optar pela compra do veículo ou renovar por outro no fim do contrato;
  • Isenção de imposto de selo na comissão de abertura e no financiamento;
  • Juros geralmente menores do que em outras opções de financiamento;
  • Benefícios fiscais para empresas (as viaturas devem ter IVA discriminado);
  • Utilização do automóvel sem limite de quilómetros.

Desvantagens do Leasing na aquisição de carros usados

  • O comprador não é proprietário do veículo enquanto não liquidar, na totalidade, as prestações e valor residual do leasing;
  • Comissões geralmente mais elevadas do que noutros tipos de financiamento caso pretenda efetuar a liquidação total do leasing antecipadamente (convém desde logo perceber se é possível antecipar a liquidação e quais as condições);
  • É necessário pagar comissão em caso de cessação de contrato;
  • Obrigatoriedade de fazer seguro contra danos próprios durante todo o período contratual. Colocámos este aspeto nas desvantagens porque muitos utilizadores de automóveis usados optam pelo mais barato seguro “contra terceiros”. No entanto, em determinados acidentes, torna-se uma vantagem ter seguro de danos próprios;
  • As despesas de manutenção, reparação, IUC e inspeções ficam por conta do cliente.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional