Comprar carro usado 5 ou 7 lugares Standvirtual

5 min

Comprar carro de 5 ou de 7 lugares?

Existem cada vez mais opções de carros de 7 lugares no mercado, mas antes de optar por este tipo de veículos mais familiares, deve ponderar bem a sua escolha.

Os carros de 5 lugares foram, durante muitos anos, os preferidos das famílias, quer com uma mais desportiva carroçaria de hatchback, quer com a funcionalidade de uma carrinha ou com o espaço de um monovolume. Porém, as marcas perceberam que os 5 lugares – sobretudo quando o banco traseiro começou a encolher e a admitir mais facilmente dois passageiros do que três – não eram suficientes. Ora porque o número de filhos excedia um par, ora porque havia uma sogra para levar de férias, ora porque as boleias para a escola dos colegas dos filhos tornavam a vida mais prática. Por isso, avançaram com as soluções de carros de 7 lugares, na maioria das vezes com uma terceira fila oculta, que só é usada em caso de necessidade.

Vantagens de um carro de 7 lugares

As vantagens de um carro de 7 lugares são várias, mas a mais relevante, claro, é permitir o uso de um só carro no caso de uma família grande. Só isso permite poupar no combustível, nas portagens, nas emissões e, claro, no desgaste dos componentes de um segundo veículo.

Além disso, um veículo de 7 lugares tem habitualmente mais espaço interior e, em alguns modelos, encontram-se três bancos individuais na segunda fila, todos com sistema Isofix – uma mais-valia para quem tem de andar ainda com cadeirinhas de bebé ou criança. Para mais, sendo o habitáculo mais desafogado, a tarefa de colocar o cinto aos mais novos é facilitada.

O espaço volta a estar entre as vantagens quando se analisa a mala, mas apenas se os dois lugares extra não estiverem a ser utilizados. Facilmente um veículo com uma tipologia de sete bancos apresenta bagageiras de mais de 600 litros quando viajam até cinco pessoas. Além disso, o facto de estes carros serem mais compridos ajuda a transportar objetos maiores, desde que se anulem todos os lugares à exceção do banco do condutor. Esta versatilidade observada na maioria dos carros de 7 sete lugares torna possível transformar o veículo a cada necessidade: para transportar mercadorias, para um passeio em família ou para uma aventura com os amigos.

 
Veja todos os carros de 7 lugares disponíveis no Standvirtual

 
Desvantagens dos carros de sete lugares

No entanto, também há desvantagens e vale a pena olhar com atenção para estas e perceber se os dois lugares extra assim como o volume de carga serão efetivamente utilizados – a realidade de muita gente que opta por um automóvel de sete lugares é que acaba por utilizar os bancos extra apenas “quando o rei faz anos”.

A primeira grande desvantagem é o preço. Um automóvel de sete lugares será mais fácil de encontrar entre as carroçarias SUV e monovolume, sendo sempre equipado com grupos propulsores potentes de forma a serem capazes de movimentar o acrescento de peso trazido pelos dois bancos, passageiros e bagagem. Isto representa não só uma inflação no preço como nos impostos a pagar. Já a conta de combustível deverá ser mais elevada do que numa berlina de cinco lugares, que apresenta melhores coeficientes de aerodinâmica e muito menos peso.

Ainda na coluna dos contras está o reduzido espaço para bagagem quando é necessário montar todos os assentos. Alguns carros até conseguem oferecer um volume de mala razoável, em torno dos 300 litros, mas estes nunca serão suficientes para transportar os pertences de sete pessoas.

Artigo relacionado: SUV de 7 lugares à venda em Portugal

Já agora, embora estes carros estejam homologados para sete ocupantes, isso não significa que sete adultos viagem de forma confortável – tanto os acessos à terceira fila como o espaço disponível fazem com que estes dois bancos sejam mais indicados para crianças.

Outro ponto a equacionar é o estacionamento. E esta desvantagem nem sequer está relacionada com a perícia a realizar manobras. O facto é que os veículos de sete lugares são maiores, tornando a tarefa de encontrar um lugar na cidade quase impossível. Caso tenha um lugar de garagem, tire medidas antes de se decidir por um automóvel destes. É muito possível que a dimensão do lugar que lhe foi destinado seja padronizado para um carro de cinco lugares, acabando por tornar a sua utilização impraticável.

Se, depois de analisadas as vantagens e desvantagens, ainda considerar a compra de um carro de sete lugares, aprenda desde o primeiro dia a fixar bem os dois lugares extra, não descurando a segurança dos passageiros da última fila.

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional