Como tirar as nódoas dos estofos do carro

6 min

Como tirar as nódoas dos estofos do carro

Não será necessariamente por descuido, mas, mesmo com todas as atenções do mundo, é muito provável que, mais dia menos dia, tenha de tirar nódoas dos estofos do carro.

Se porventura é um carro de família com crianças pequenas, o risco multiplica-se várias vezes. É que, por mais que se queira o carro a brilhar, qualquer pai sabe que uma bolacha pode ser a diferença entre uma viagem serena e uma incursão infernal. Por isso, mesmo com a possibilidade de se terminar a odisseia com uma nódoa ou duas, quem resiste a oferecer a bolacha?

Uma das possibilidades que, ainda que não seja a mais bonita, pode constituir uma boa ideia para enquanto os miúdos são pequenos, passa por investir num conjunto de capas, que podem ser sempre retiradas e atiradas para a máquina de lavar (atenção à temperatura!).

Primeiro, irá conseguir usufruir do carro em família com maior serenidade e, depois, é muito provável que consiga desta forma preservar o estado do habitáculo. É que, além das nódoas, os pezinhos dos mais pequenos sentados nas cadeirinhas acabam sempre por criar mazelas às costas dos bancos dianteiros… Se forem de pele, acabam com uma aparência velha; se forem de tecido, podem mesmo acabar rotos.

 

Procura um monovolume para toda a família?

 
Mas, se a ideia de usar capas não é atraente, não há motivo para que deixe de viver o seu carro com descontração, porque é sempre possível eliminar as nódoas dos estofos do carro.

Recorrer a profissionais ou arregaçar as mangas?aspirar estofos

A forma mais eficiente para ter o habitáculo como novo será através de um serviço especializado – e poderá equacionar esta solução se estiver a pensar vender o automóvel pelo melhor preço possível. Mas, claro, não fica barato. E na maioria das vezes compensa arregaçar as mangas, sobretudo quando se trata de uma nódoa específica.

Deixamos alguns truques, mas não sem antes alertar: trate da nódoa assim que a detetar, sobretudo se os estofos forem em tecido. Como acontece com a roupa, quanto mais tempo passar, mais difícil será obter um resultado satisfatório. Uma dica para qualquer tipo de revestimento passa por ter no porta-luvas uma embalagem de toalhitas de bebé: em sujidade ainda fresca, são excelentes a eliminar nódoas ou, no pior dos casos, a minimizá-la.

Como tirar as nódoas dos estofos do carro

Antes de começar a limpar, é importante saber que produto usar. É que um detergente errado poderá tornar a nódoa ainda mais feia.

Artigo relacionado: 5 dicas para vender o seu carro usado mais rapidamente

No caso dos carros com bancos em pele, não há grande coisa a saber: água, sabão neutro e um pano microfibras farão com que os assentos voltem a brilhar num ápice.

Já os estofos de tecido darão um pouco mais de trabalho e necessitarão de um pouco mais de recursos. Comece por escolher um detergente multiusos ou um de lavar a roupa à máquina (não use detergente para lavar a roupa à mão porque dará por si numa tarefa hercúlea de eliminar a imensa espuma). Leve consigo uma escova de pelo macio (poderá usar uma escova de dentes, por exemplo), uma esponja e um pano de microfibras.

Comece por fazer uma boa limpeza geral, não iniciando o processo de eliminação das nódoas com o habitáculo cheio de pó – que acabará por levantar e agarrar-se às superfícies húmidas. Por isso, comece por aspirar todo o veículo, prestando atenção redobrada aos cantos mais recônditos.

Quando o carro estiver (quase) imaculado, dedique-se às nódoas: coloque diretamente um pouco de detergente na nódoa, deixando atuar por uns minutos. A seguir, dilua mais um pouco de detergente em água morna e, de forma uniforme, espalhe esta mistura por todo o tecido, recorrendo a uma esponja. Atenção: não é preciso encharcar; basta molhar um pouco. Depois, lave todo o tecido com uma escova de pelo macio, esfregando com mais cuidado o lugar da nódoa e em torno.

Termine a limpeza com um pano de microfibras húmido com água limpa, passando depois com um pano idêntico seco. Por fim, não feche o carro enquanto o tecido seca: deixe as portas ou as janelas abertas, evitando odores indesejáveis a humidade.

Caso os estofos sejam em pele, dilua um pouco de sabão neutro em água morna e recorra a um pano de microfibras para esfregar os bancos. No fim, passe com outro pano de microfibras seco.

E as nódoas difíceis?

Caso se depare com uma daquelas nódoas que numa peça de roupa quase tem vontade de deitar fora, siga alguns truques que também poderá usar no vestuário.

Por exemplo, quando os dedinhos da miudagem decidem passear-se pelos estofos, fazendo pinturas a chocolate, não saque das toalhitas de bebé. Deixe que o chocolate endureça (pode acelerar o processo com a ajuda de um cubo de gelo) e retire-o com a ajuda da lâmina fina de uma espátula. O mesmo deve ser feito quando uma pastilha elástica se cola inadvertidamente ao banco. Para finalizar, coloque uma solução sobre a nódoa composta por detergente e vinagre, em partes iguais.

Artigo relacionado: Como disfarçar riscos na pintura do carro

Ao contrário do chocolate ou da pastilha, em que o truque passa por deixar secar, as nódoas de gordura exigem precisamente o oposto. Assim que a gordura for derramada, use um tira-nódoas de compra ou coloque sobre a nódoa uma generosa camada de pó talco ou farinha. Estes vão absorver a gordura e facilitar a lavagem posterior. Para finalizar, misture detergente da loiça com sumo de limão e aplique uma quantidade mínima sobre a nódoa.

No caso do leite ou de iogurte, além das toalhitas, que também resultam, poderá recorrer a uma mistura de vinagre e álcool em partes iguais, lavando depois com um detergente multiusos.

Curiosamente, o leite também poderá ser útil para limpar os estofos se a sujidade for de tinta de canetas. Molhe pedaços de algodão em leite morno e coloque-os sobre os riscos, deixando atuar por alguns minutos. Depois? É só usar o truque para eliminar nódoas de leite.

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional