documentacao para saber se um carro ja teve acidentes

3 min

Como preencher a declaração amigável

Se porventura tiver um acidente com o seu automóvel, em primeiro lugar deve sempre manter a calma, certificar-se que todos os envolvidos estão bem, caso necessário, chamar socorro e as autoridades, e depois, por fim, terá que preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA).

Aprenda o passo a passo para preencher este documento.

Como preencher a declaração amigável: o passo a passo

como saber se um carro ja teve acidentes

É aquele documento que esperamos nunca ter de preencher, mas para o qual devemos estar sempre preparados. E na verdade, é extremamente simples.

Para começar, todos os passos para preencher a declaração amigável estão descritos no verso da folha. Mas como a linguagem pode não ser totalmente clara, aqui fica descrevemos o processo de forma simplificada.

No primeiro campo, na parte superior da folha, deve preencher a data, hora e local do acidente. Se houver testemunhas ou feridos, indique também os seus nomes.

De seguida, preencha os dados dos condutores e dos veículos envolvidos no acidente nas colunas “Veículo A” e “Veículo B”. Em cada uma destas secções, devem ser inseridos os dados relativos a:

  • Segurado/tomador do seguro;
  • Veículo;
  • Companhia de seguros;
  • Condutor.

A ordem é irrelevante se o veículo A é o seu, ou o Veículo B, pois no fim da folha deve desenhar um esquema do acidente onde irá identificar devidamente a posição de cada um dos automóveis e aí especificar qual o automóvel A e o B.

Na 3ª etapa, na parte central da folha, deverá colocar um “X” em cada um dos veículos nas circunstâncias em que decorreu o acidente. Isto ajudará as seguradoras a determinar o responsável e o lesado. 

Por fim, no último passo, e já na parte inferior da folha, ao centro, não se esqueça de assinar a declaração amigável, e se porventura considerarem necessário, podem escrever algumas observações. 

Recorde que a declaração é apenas válida para as seguradoras se os envolvidos no acidente assinarem este documento, e assinando significa que estão de acordo com todas as situações descritas na declaração amigável.

e-Segurnet: a declaração amigável digital

Em alternativa à tradicional declaração amigável, e se for adepto das tecnologias, pode sempre optar por utilizar a e-Segurnet, uma aplicação desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradoras, onde pode previamente adicionar todos os seus dados e do seu automóvel, facilitando assim a participação em caso de acidente.

Ao utilizar esta aplicação evita erros e um preenchimento demorado, pois já fez previamente o registo dos seus dados e dos seus veículos, utiliza as funções do seu smartphone tais como a geolocalização e a câmara, de forma a documentar melhor a ocorrência e informa automaticamente as seguradoras envolvidas evitando deslocações e entregas em papel.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional