documentacao para saber se um carro ja teve acidentes

3 min

Como preencher a declaração amigável

Se porventura tiver um acidente com o seu automóvel, em primeiro lugar deve sempre manter a calma, certificar-se que todos os envolvidos estão bem, caso necessário, chamar socorro e as autoridades, e depois, por fim, terá que preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA).

Aprenda o passo a passo para preencher este documento.

Como preencher a declaração amigável: o passo a passo

como saber se um carro ja teve acidentes

É aquele documento que esperamos nunca ter de preencher, mas para o qual devemos estar sempre preparados. E na verdade, é extremamente simples.

Para começar, todos os passos para preencher a declaração amigável estão descritos no verso da folha. Mas como a linguagem pode não ser totalmente clara, aqui fica descrevemos o processo de forma simplificada.

No primeiro campo, na parte superior da folha, deve preencher a data, hora e local do acidente. Se houver testemunhas ou feridos, indique também os seus nomes.

De seguida, preencha os dados dos condutores e dos veículos envolvidos no acidente nas colunas “Veículo A” e “Veículo B”. Em cada uma destas secções, devem ser inseridos os dados relativos a:

  • Segurado/tomador do seguro;
  • Veículo;
  • Companhia de seguros;
  • Condutor.

A ordem é irrelevante se o veículo A é o seu, ou o Veículo B, pois no fim da folha deve desenhar um esquema do acidente onde irá identificar devidamente a posição de cada um dos automóveis e aí especificar qual o automóvel A e o B.

Na 3ª etapa, na parte central da folha, deverá colocar um “X” em cada um dos veículos nas circunstâncias em que decorreu o acidente. Isto ajudará as seguradoras a determinar o responsável e o lesado. 

Por fim, no último passo, e já na parte inferior da folha, ao centro, não se esqueça de assinar a declaração amigável, e se porventura considerarem necessário, podem escrever algumas observações. 

Recorde que a declaração é apenas válida para as seguradoras se os envolvidos no acidente assinarem este documento, e assinando significa que estão de acordo com todas as situações descritas na declaração amigável.

e-Segurnet: a declaração amigável digital

Em alternativa à tradicional declaração amigável, e se for adepto das tecnologias, pode sempre optar por utilizar a e-Segurnet, uma aplicação desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradoras, onde pode previamente adicionar todos os seus dados e do seu automóvel, facilitando assim a participação em caso de acidente.

Ao utilizar esta aplicação evita erros e um preenchimento demorado, pois já fez previamente o registo dos seus dados e dos seus veículos, utiliza as funções do seu smartphone tais como a geolocalização e a câmara, de forma a documentar melhor a ocorrência e informa automaticamente as seguradoras envolvidas evitando deslocações e entregas em papel.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Conheça 6 dicas para cuidar do turbo do carro

Conheça 6 dicas para cuidar do turbo do carro e prolongue a vida útil do motor. Faça destas recomendações um hábito e mantenha intata a…

Afinal, o ar condicionado gasta mais combustível?

A área automóvel está recheada de mitos. Curiosamente, a maior parte desses ditos populares estão relacionados com o dinheiro e a possibilidade de se poupar…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Engatado ou ponto morto, o que gasta mais combustível?

Há assuntos que são passíveis de se discutir durante horas. Basta um copo de vinho ou umas cervejas, um grupo de amigos assertivos e teimosos…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional