Criar newsletter para concessionario automóvel

6 min

Como criar uma newsletter para o seu concessionário

Aumentar as vendas. É este o objetivo de qualquer negócio, incluindo o de automóveis. Mas, para atingi-lo, importa definir e investir em estratégias. Uma delas, é o marketing digital.

Manter uma comunicação direta e transparente com o consumidor, apostando na regularidade, fortalece a imagem da marca e conquista a confiança do público. Nesse sentido, criar uma newsletter ajuda a atrair clientes e a acelerar as vendas.

O que é uma newsletter?

Mas, antes de mais, o que é uma newsletter? Trata-se de uma estratégia de email marketing que tem como objetivo manter um relacionamento com o cliente a partir da divulgação periódica de conteúdos e ofertas.

Com o recebimento de notícias, ofertas, condições especiais e iniciativas do concessionário, através de uma comunicação mais próxima e pessoal, a empresa mantém uma presença junto do consumidor, depois de este se ter registado ou dado autorização para receber conteúdos.

Artigo relacionado: Como fazer um planeamento operacional para o seu stand de automóveis

Desta forma, o concessionário que já fortaleceu o seu relacionamento com o cliente através da newsletter tende a ser o primeiro a ser procurado quando o consumidor necessitar de informações, produtos ou serviços.

Contudo, importa frisar que a comunicação precisa de ser estratégica. Ninguém gosta de receber uma infinidade de emails todos os dias e tal pode gerar o efeito contrário ao pretendido.

A newsletter, que, numa tradução livre, significa “boletim informativo” ou “circular”, precisa de ser relevante para o leitor, facilitando o acesso a notícias, novidades do setor, resumos e avaliações de determinado período ou produto.

Esta é, sem dúvida, uma forma de manter o consumidor próximo do concessionário, colocando uma determinada marca como referência em conteúdos.

Assim, quando receber uma oferta, o cliente terá desenvolvido a confiança necessária para aproveitar a promoção ou indicá-la a pessoas que lhe são próximas. Equilíbrio entre conteúdo e publicidade é o segredo para uma newsletter gerar um elevado índice de interação. Se pretende acelerar a venda de carros, não pode deixar de criar uma newsletter.

5 dicas para criar uma newsletter eficaz

  1. Defina um público-alvo

Qual a diferença entre uma newsletter que vai parar ao caixote do lixo e uma que gera cliques? Eis a resposta: uma linguagem próxima e otimizada. Sendo certo que é impossível criar um email específico para cada pessoa registada na base de dados.

No entanto, a definição do público correto para cada estilo de comunicação é o que cria a possibilidade de a newsletter ser lida e levar o consumidor a aceder ao link de chamada para ação (CTA, de Call To Action).

Não adianta espalhar o mesmo conteúdo para todos os contactos. Importa fazer distinções, otimizando a mensagem para cada interesse a partir da definição de públicos.

Além disso, a segmentação do público da newsletter pode ser efetuada com base nas pessoas que se deseja alcançar, em função, por exemplo, da localidade, profissão e género. Assim, é possível entregar um conteúdo personalizado, com elevado potencial para gerar interação.

  1. Determine o calendário e a frequência da comunicação 

Estabelecer um calendário é o segundo passo para a criação da newsletter. É preciso determinar a frequência de envio da newsletter e o tema dos conteúdos, de acordo com a relevância para cada público-alvo definido anteriormente.

Para que essa estratégia de email marketing funcione, é preciso manter-se constante e assertivo. A newsletter pode ser mensal, quinzenal ou semanal, em função da quantidade de conteúdos disponíveis e da capacidade da equipa que os crie.

Artigo relacionado: Traga mais clientes para o seu stand através da publicidade “boca a boca”

Outra medida é definir um horário fixo para os envios. Tal garante uma rotina interna de operação para não falhar com o calendário, assim como do leitor, que se habitua a receber o conteúdo com periodicidade.

Além do calendário, a definição dos conteúdos da newsletter para cada data é essencial. A estratégia precisa de fornecer informações relevantes de acordo com cada público-alvo e variar nos temas, no tom e no objetivo da comunicação, pelo menos até que se compreenda qual tipo de linguagem e qual estrutura de conteúdo que mais interação gera com o público.

  1. Crie um layout base

A newsletter precisa de ter uma identidade visual única em todos os emails. Tal facilita o trabalho do designer, otimizando o tempo de criação, assim com fortalece a presença do concessionário.

Assim, é necessário desenvolver um KV (key visual), que consiste numa chave-visual, para que o layout tenha sempre uma disposição parecida das informações, tendo em conta título, logótipo, fontes, cores, assinaturas e rodapés, entre outros.

  1. Utilize um CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é uma plataforma que permite guardar informação e interagir com os seus contactos, com aferição de resultados.

Esta plataforma ajuda a conhecer cada perfil de cliente, de maneira a ser possível segmentar o público de acordo com os interesses específicos de cada um. O CRM fornece dados para estratégias de vendas de veículos novos ou seminovos, tanto para a newsletter como para outras frentes de marketing.

Esse processo, conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é a ferramenta certa para fidelizar o comprador e alcançar outros com perfil semelhante, tudo por intermédio de softwares específicos, embora também exista a opção de elaborar o relatório manualmente.

  1. Avalie os resultados

Através do CRM, é possível calcular os resultados e verificar qual tipo de conteúdo que melhor cumpriu os objetivos de cada envio. Além disso, permite avaliar qual público que mais interagiu com a newsletter, que tema se converteu em mais leads e qual tipo de comunicação que melhor desempenho obteve.

De início, essa análise de dados pode oferecer dicas de como otimizar a newsletter para ter maior eficiência nos resultados. Por isso, é possível fazer testes, fazendo variar horários e datas de envio dos emails, assim como o título, o estilo do CTA e a identidade do layout.

Esta é uma forma de entender qual tipo de conteúdo integrado que mais atrai o público, para determinar uma estratégia mais fixa para a newsletter, que pode ser otimizada a partir da avaliação de resultados através do CRM.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Cheiro a carro novo: 10 dicas para valorizar o interior de um usado

O cheiro de carro novo é uma sensação de que praticamente toda a gente gosta. Mas se acha que ela ocorre apenas no momento da…

Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

O mercado está quente, o comprador interessado e os stands estão atentos! É neste contexto que precisa posicionar o seu stand, identificando boas estratégias para…

Como tirar fotos aos carros do seu stand

Se é um vendedor profissional, deverá ter um portfólio completo e detalhado de todos os carros que tem em exposição, por isso sugerimos não só…

A importância do serviço pós-venda na fidelização do seu cliente

Conteúdo patrocinado por Cofidis Afinal de contas, como fazer o pós-venda no meu concessionário? Esta é uma dúvida recorrente no quotidiano de inúmeras empresas, que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional