Como a inteligencia artificial pode mudar a industria automóvel

6 min

Como a Inteligência Artificial pode mudar a indústria automóvel

A pandemia causada pelo Covid-19 teve impacto na economia mundial afetando os mais diversos setores, nomeadamente o setor automóvel. Desde quebras na produção, à escassez de semicondutores, de aço e alumínio, até à falta de mão de obra, a indústria automóvel foi atacada por todas as vertentes possíveis resultando em longos atrasos na produção automóvel.

Este impacto negativo severo alertou toda a indústria para a necessidade de modernização da cadeia de abastecimento. A solução? A adoção de tecnologia de inteligência artificial (IA).

Artigo relacionado: Escassez de magnésio na China ameaça indústria automóvel

A tecnologia de inteligência artificial está longe dos dias em que era apenas utilizada para softwares de navegação. Machine learning, deep learning e visão computacional permitem a condução autónoma de veículos, gerir frotas, auxiliar condutores, automatizar cadeias de abastecimento, melhorar a inspeção e segurança de automóveis e muito mais.

Através da utilização de inteligência artificial também é possível acelerar a produção e ajudar a reduzir custos, garantindo maior eficiência, segurança, confiança e flexibilidade.

Utilização de inteligência artificial nas cadeias de abastecimento

Produção

Antigamente, todas as fases da produção automóvel eram realizadas por mão de obra humana, desde a montagem dos carros, à gestão da cadeia de abastecimento, passando pela aquisição de matérias-primas, pela gestão de concessionários e muito mais. Hoje, a inteligência artificial faz parte de todo o processo, da produção, projeção e soldagem até a pintura e pós-produção.

Os sistemas orientados por inteligência artificial criam um cronograma e gerem todo o fluxo de trabalho. Estes sistemas podem identificar defeitos em componentes automóveis, ajudar na cadeia de abastecimento, automatizar processos e melhorar toda a logística geral necessária para o bom funcionamento de uma produção automóvel.

Antecipação de falhas

Para se tornar mais resiliente, o setor deve melhorar a sua capacidade de antecipar e planear interrupções futuras. A capacidade da maioria dos fabricantes automóveis de prever falhas ainda é muito limitada. Uma hora de inatividade numa linha de produção pode equivaler a custos na casa das centenas de milhares de euros.

Nunca o futuro foi tão incerto como agora, por isso, a antecipação de problemas, por mais pequenos que sejam, é algo que traz um retorno bastante positivo.

É crucial para os fabricantes conseguirem determinar a probabilidade de falhas na cadeia de abastecimento e, ainda mais importante, perceber a razão por trás da falha. Através de dados, a inteligência artificial consegue prever acontecimentos que os humanos não conseguem, evitando assim o erro humano. Através da IA é ainda possível obter dados sobre o uso e manutenção de componentes e comparar essa informação com o desempenho histórico e a vida útil das peças, de forma a avaliar corretamente a probabilidade de falhas na cadeia de abastecimento automóvel.

Automatização de processos

 A IA simplifica a atividade em toda a cadeia de abastecimento. Tradicionalmente os métodos para realizar um pedido de materiais dependiam de telefonemas e e-mails mas, hoje em dia, estes pedidos são automatizados através de plataformas inteligentes. Atualmente muitos dos fornecedores já utilizam IA para fornecer automaticamente cotações em tempo real.

No caso de problemas na linha de montagem, esta automatização ajuda a retomar as operações o mais rápido possível.

Falta de transparência

A falta de transparência e acesso aos dados dos fornecedores contribuiu para atrasos na cadeia de abastecimento. Dados desorganizados dificultaram o fluxo de informações, aumento as interrupções nas cadeias de abastecimento. Quando um componente crítico da linha de montagem de um fabricante de automóveis está em falta ou está inutilizável por alguma razão, o fabricante não tem informação precisa de quando é que esse componente irá chegar à fábrica.

Com a utilização de inteligência artificial, há uma simplificação da informação, tornando-a mais acessível tanto para os fornecedores como para os fabricantes, de forma a que possam ser tomadas decisões informadas. Devido à IA agora é possível ter informação e rastrear em tempo real a localização dos componentes, alertando todas as partes interessadas automaticamente sobre alterações ou atrasos.

O futuro da inteligência artificial no setor automóvel

Para além do impacto positivo que a inteligência artificial tem nas cadeias de abastecimento, a tecnologia pode e está a ser utilizada também para a melhoria da experiência do condutor.

Atualmente já temos acesso a assistentes de condução que alertam o condutor sobre situações potencialmente perigosas na estrada, cruzamento de faixas, pontos cegos e até passageiros ou outros veículos na estrada.

Artigo relacionado: Carros autónomos: como será o futuro da mobilidade?

Dentro do próprio carro, a inteligência artificial modificou a experiência do condutor, respondendo a comandos de voz e ajudando nas direções através de serviços de GPS, alterando a temperatura, mudando de música e muito mais.

Apesar de já haver bastantes avanços relativamente à inteligência artificial nos veículos mais recentes, há ainda um enorme espaço para desenvolver mais tecnologia que permita melhorar a experiência do condutor e de todos na estrada. Por exemplo, recursos sensoriais de reconhecimento facial, de voz e impressão digital em breve irão permitir ligar o carro. Além disso, as câmaras do carro com inteligência artificial permitirão monitorizar e reconhecer a voz, os gestos, a linguagem corporal e as expressões faciais de um passageiro e garantir que o condutor também esteja ciente e alerta do que se passa ao seu redor.

Desde carros que conduzem sozinhos e ligam o motor automaticamente até aceder a playlists de músicas através de gestos, a inteligência artificial vai, cada vez mais, estar presente nas vidas dos condutores nos próximos anos.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional