Citroen My Ami Buggy Concept

4 min

Citroën mostra o lado mais aventureiro do AMI

Após deslumbrar os consumidores com o Citroën AMI no ano passado, a marca revela agora uma versão off-road do carro urbano elétrico, auto-intitulado de “aventureiro” e definido por um visual radical – o My Ami Buggy Concept.

O novo conceito da marca é uma forma diferente de desfrutar de momentos de lazer de forma simples e funcional, e acima de tudo é um convite para a diversão, liberdade e inconformismo.

O My Ami Buggy Concept ganha agora uma série de recursos vulgarmente utilizados por off-roaders radicais, incluindo uma roda sobressalente montada no teto, pneus off-road grossos, barras de proteção e coberturas de grade de metal para as luzes.

Algo que não passa despercebido é também a dimensão do carro. Trata-se de um automóvel ultracompacto, com 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura, e com uma brecagem de 7,20 m tornando-o extremamente fácil de estacionar uma vez que ocupa metade de um lugar de estacionamento.

Relativamente ao design, o veículo contempla um design inteligente que preza pela simetria. Os para-choques são semelhantes, tanto na parte dianteira como traseira. As duas portas são também idênticas promovendo uma melhor acessibilidade através da abertura clássica para o passageiro e oposta do lado do condutor. Uma curiosidade das portas, para os mais atentos, são as duas janelas fixas semidobradas que foram implementadas como homenagem ao mítico 2CV.

Veja todos os Citroën 2CV à venda no Standvirtual

No interior, o veículo apresenta novas almofadas de assento, nas quais a espuma foi aumentada de 35 mm para 70 mm de espessura relativamente à versão anterior. Os assentos podem ser facilmente removidos para serem trocados ou lavados. Para retirar o máximo proveito do espaço limitado, há também algumas bagagens personalizadas, todas projetadas para encaixar juntas como se do jogo Tétris se tratasse.

Ainda no interior do automóvel há vários acessórios impressos em 3D – como um suporte para câmara e um suporte para copos/garrafas – que podem ser refeitos do zero se perdidos ou danificados.

Samuel Péricles, designer do My Ami Buggy Concept disse que procurou inspiração no mundo dos jogos de construção para o lado divertido e funcional e no design industrial para a ergonomia e estética. O designer acrescenta ainda que “O My Ami Buggy é uma proposta alinhada com a filosofia da Ami… precisava de ser funcional e simples, no mais puro espírito dos objetos industriais icónicos e contemporâneos.”

No que diz respeito ao carro em si, foi criado a pensar no meio ambiente produzindo zero emissões de CO2, e a sua tecnologia elétrica permite-lhe conduzir sem gerar ruído, proporcionando um maior conforto para todos os passageiros.

Artigo relacionado: Citroën AMI pode ser conduzido a partir dos 16 anos

Pode ser conduzido a partir dos 16 anos com carta AM, e é um veículo fácil e seguro de conduzir. A sua aderência ao solo permite-lhe uma estabilidade perfeita, e a sua velocidade máxima é de 45km/h. Com as suas portas e tejadilho, o AMI oferece uma maior proteção do que um veículo de 2 ou 3 rodas e sem risco de queda.

O automóvel tem 75 km de autonomia, tornando-o ideal para viagens de curta distância. Para carregar o carro a 100% necessita apenas de 3 horas, e pode fazê-lo de três maneiras: ligar o cabo incorporado a uma tomada standard de 220 V, num posto de carregamento público ou numa wallbox com um adaptador (disponível como acessório).

Embora a Citroën tenha dito que o conceito é uma “expressão irrestrita” que foi projetado para ser “realista e eficaz” e não para produção, a marca disse também que o conceito é “uma das muitas faces que poderiam ser desenvolvidas para Ami”, o que significa que não pode ser descartado para produção.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

ID.2 da Volkswagen vai ser mais caro do que esperado

Se passou os últimos quatro anos à espera para comprar o elétrico da Volkswagen ID.2, prometido a 20.000€, os seus planos vão, muito provavelmente, ser…

Qual é a autonomia real de um carro elétrico?

A autonomia de um carro elétrico é sempre um dos aspetos mais importantes para decidir a transição e abandonar de vez os motores a combustão.…

Onde e como pode carregar carros elétricos?

O número de veículos eléctricos vendidos em Portugal tem vindo a aumentar diariamente. Consequentemente, há uma maior necessidade e curiosidade em saber como podemos carregar…

Inspeção para carros elétricos e híbridos: o que muda

A inspeção obrigatória aos automóveis não distinguiu durante muitos anos veículos de mecânicas térmicas de carros movidos a energia elétrica ou com esta como apoio,…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional