Cidades com mais trânsito

4 min

E as cidades com mais trânsito são…

Um dos problemas que as grandes cidades enfrentam é o trânsito, situação capaz de causar enormes distúrbios e até fazer com que as operações de alguns setores simplesmente congelem. Foi o que aconteceu em Pequim, em agosto de 2010, onde foi registado o episódio da maior fila: cem quilómetros de trânsito compacto, com milhares de pessoas presas na estrada durante 12 dias… E tal não se deveu a nenhum acidente – nem tão pouco a condições meteorológicas difíceis, como muita chuva ou nevoeiro –, mas simplesmente ao excesso de carros a percorrer aquela via. De tal forma que o fornecimento de algumas matérias-primas ficou condicionado e vários ofícios viram a sua atividade posta em causa.

O incidente levou a que a China olhasse para o trânsito com mais atenção e, uma década depois, o inusitado não se voltou a repetir. Aliás, a capital do país, de acordo com a lista das cidades do mundo com mais trânsito, compilada pela TomTom, a fabricante de sistemas de navegação para automóveis, ficou em 51º lugar em 2019.

Na primeira posição, encontramos Bangalore, capital do estado de Karnataka, no Sul da Índia, e centro nevrálgico de empresas de tecnologia. De acordo com a TomTom, o tempo médio passado no trânsito, ao longo do ano de 2019, daria para tricotar 61 gorros e 11 camisolas.

 

Procura um citadino? Faça uma pesquisa no Standvirtual

 
No vermelho, isto é, com um nível de congestão do trânsito superior a 50%, estão ainda as cidades de Manila (Filipinas), Bogotá (Colômbia), Mumbai e Pune (Índia), Moscovo (Rússia), Lima (Peru), Nova Deli (índia), Istambul (Turquia), Jacarta (Indonésia), Banguecoque (Tailândia), Kiev (Ucrânia), Cidade do México (México), Bucareste (Roménia) e Recife (Brasil).

Na União Europeia, a seguir a Kiev, as piores cidades são a irlandesa Dublin, com um nível de congestão de 48%, Odessa, também na Ucrânia, com 47%, e Lódz, na Polónia, também com 47% de congestionamento.

Lisboa, a cidade portuguesa com mais trânsito

Por Portugal, Lisboa ocupou, em 2019, a 81ª posição entre as cidades com mais trânsito no mundo, com uma taxa de congestão de 33%, o que reflete um aumento face ao período homólogo. De acordo com a TomTom, o dia do ano com mais trânsito foi o 19 de dezembro, que calhou a uma quinta-feira. Nesse dia de pleno período natalício, a taxa de congestão atingiu os 68%. Já o dia com menos trânsito foi o 3 de março, com uma congestão de apenas 9%.

De acordo com a análise da TomTom, os períodos mais complicados para circular nas estradas lisboetas são os entre as 8h e as 9h da manhã e as 17h e 19h. Às sextas, entre as 18h e as 19h, segundo os dados recolhidos, é particularmente mais difícil, com a congestão média a atingir os 80%.

Artigo relacionado: Combustível de marca branca: poupança ou risco?

Tudo somado, o tempo perdido nas filas de trânsito da capital lusa salda-se em 163 horas, o que corresponde a quase sete dias, tempo suficiente para ler o “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, ou para tricotar sete camisolas.

Lisboa não é a única cidade portuguesa a surgir na listagem da TomTom. O Porto, por exemplo, ocupa o 109º lugar, com uma média de congestão anual em torno dos 31%. Já Braga ocupa a 334.ª posição, com apenas 18%, o Funchal encontra-se no lugar 351, com 17%, e Coimbra aparece em 375º, com 15%.

Uma curiosidade: uma das cidades com menos trânsito ao longo do ano de 2019 situa-se na vizinha Espanha. Cádis, na costa Sul do país, apresentou um nível de congestão de apenas 10%, sendo que, no seu pior dia do ano, não foi além dos 24%. Um alívio para os residentes, mas uma oportunidade perdida para as prendas de natal. É que as 23h passadas a mais no trânsito ao longo de um ano inteiro talvez dê para uma camisola de lã, mas só se esta for de execução extremamente simples…


Leia também:

Os 5 carros a gasolina mais económicos em Portugal

Conheça os carros mais económicos a gasóleo

4 citadinos usados até 10.000€

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional