Cavalos do motor: o que são e como se calculam

4 min

Cavalos do motor: o que são e como se calculam

Comece-se pelo início: os cavalos do motor transmitem informação sobre a potência que, atualmente, surge muitas vezes referida em kilowatts, quer para os carros elétricos quer para os movidos a energias fósseis – até porque a medida “cavalos” não é reconhecida pelo Sistema Internacional de Unidades.

Mais: para quem acabou de estacionar no mundo dos automóveis é de registar que o “cv” que habitualmente se encontra não é de CaValos, mas de Cavalos-Vapor, unidade de medida criada por James Watt, em 1780, quando este matemático e engenheiro escocês precisou de expressar equivalência de força da sua máquina a vapor. E, sim: trata-se do mesmo Watt famoso por ter o seu sobrenome indicado em outra unidade de medida de potência, o watt (W), que equivale a um Joule por segundo – quantidade de energia utilizada ao longo desse período.

 

Veja os carros mais potentes à venda no Standvirtual

 
Na altura, em finais do século XVIII, no arranque da Revolução Industrial (1760-1840), nos moinhos, na ausência de vento, usava-se o trabalho de equídeos, nomeadamente burros e cavalos, para continuar a movimentar as hélices. E, por isso, usou aqueles animais para definir a força das máquinas a vapor.

Como nasceu a medida cavalo-vapor

Verificou, pela sua experiência, que um cavalo conseguia erguer perto de 15 toneladas de água a uma altura de 30cm num minuto. Mas, melhor traduzir isso por mais contas. Na altura, Watt considerava a energia necessária para deslocar uma libra (453,5 gramas) por um pé (30cm). Observando que um cavalo conseguia fazer girar as hélices do moinho 144 vezes numa hora e tendo em conta que a roda tinha 12 pés (3,7 m) de raio, Watt calculou que o cavalo seria capaz de transportar 330 libras (150 kg) por 100 pés (30 metros) em um minuto. Foi dessa maneira que nasceu a medida “horsepower”, traduzido por cavalo-vapor. No entanto, as duas são diferentes.

Enquanto o horsepower, uma unidade de origem inglesa, referida muitas vezes como “hp”, é equivalente a 745,6999 W, um cavalo-vapor (cv) oferece uma potência de 735,4987 W.

Como medir os cavalos de um carro

Nos automóveis, consegue-se medir a potência graças ao dinamómetro, cujos sensores são capazes de captar quantas rotações por minuto são obtidas a partir do motor. Composto por um conjunto de rolos, uma unidade de absorção e um sistema de indicação de torque, o dinamómetro envia aqueles dados para o computador através do sistema de indicação de torque.

Artigo relacionado: Motor fraco: 10 problemas comuns

Diferença entre cavalos-vapor e binário

E aqui chegados importa descodificar este termo: torque, muitas vezes referido como binário. É este que dá tração ao veículo, ou seja, é a força que permite o movimento, permitindo que o carro passe da inércia ao rolamento. O torque ou binário pode ser expresso de duas formas: como kgfm, que significa quilograma força vezes metro, ou como Nm, que pode ser traduzido por Newton-metro e é a força de um newton exercida a uma distância de um metro do ponto de rotação. Num veículo, o binário é a amplitude da conversão da força linear da biela em força rotativa na cambota.

A medida cavalos-vapor e a unidade torque estão relacionadas, no entanto as suas funções são distintas e relevantes em momentos diferentes. É que os cavalos são a quantidade de força e trabalho num determinado período e o torque é a medida de força aplicada, que não tem em consideração a variável tempo.

Na prática, num automóvel, o binário é o que mais brilha no arranque e até à segunda marcha, uma vez que é necessário investir mais força para mover um objeto em inércia. Depois de estar a rolar, a partir da terceira marcha, são os cavalos que assumem o protagonismo ao serem responsáveis por manter ou aumentar a velocidade. Resumindo, o binário serve para dar força, os cavalos para andar mais ou menos depressa.


Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional