Carta verde do seguro o que mudou

5 min

Carta verde do seguro: o que mudou

A partir de agora, a carta verde já pode andar no telemóvel. Com a entrada em vigor do novo conjunto de alterações ao Código da Estrada, a versão digital da carta de condução e de toda a ‘papelada’ relativa ao veículo passam a ter validade legal, dispensando-se a apresentação do documento físico.

Basta instalar no smartphone a aplicação id.gov.pt e escolher quais os cartões que pretende adicionar. A carta verde digital só não substitui totalmente a tradicional em papel porque, no caso, de ser mandado parar pelas autoridades e estas não dispuserem de meios eletrónicos para a leitura dos documentos virtuais ou comprovar a sua autenticidade, o condutor fica obrigado a deslocar-se a uma esquadra num prazo máximo de cinco dias para apresentar o documento físico. E esse também está diferente.

Carta verde do seguro automóvel com nova cor

Em outubro do ano passado, os ministérios da Administração Interna e das Finanças publicaram em “Diário da República” uma portaria (Portaria n.º 234/2020, de 8 de outubro) que elimina a carta verde do seguro automóvel e autoriza a sua impressão em papel branco, simplificando e flexibilizando assim o processo de subscrição e formalização do seguro de responsabilidade civil por meios digitais.

O que é a carta verde?

O sistema de carta verde é uma convenção internacional, denominada Convenção multilateral de garantias, que tem por objetivo facilitar o transporte rodoviário. Nos países aderentes a este sistema, a carta verde comprova que o veículo tem seguro obrigatório.

Carta branca, de dúvida a certeza

É já prática comum de há alguns anos as seguradoras enviarem o Certificado Internacional de Seguro Automóvel através de e-mail, solução que permitia contornar eventuais atrasos dos correios, mas que sempre colocou inúmeras dúvidas aos subscritores dos seguros sobre a legalidade da impressão do documento (carta verde) numa folha branca, visto que a designação do mesmo o contradizia…

Artigo relacionado: Seguro automóvel: como pedir reembolso em caso de venda do carro

Ora, a 1 de julho de 2020, o Serviço Nacional de Seguros Português – o Gabinete Português de Carta Verde – autorizou as empresas de seguros a emitir o Certificado Internacional de Seguro de Responsabilidade Civil Automóvel em papel branco, e já não de cor verde. Na sequência desta deliberação, os ministérios da Administração Interna e das Finanças entenderam ser adequado atualizar a referida portaria através da eliminação do requisito da cor em que deve ser emitido o dístico.

Há mais de 25 anos, mais concretamente desde o longínquo ano de 1995, que a vinheta relativa ao Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel, emitida pelas seguradoras e entregue ao tomador do seguro juntamente com o certificado internacional de seguro, era obrigatoriamente verde e seguia um determinado modelo.

Com as novas normas, mantém-se o modelo, mas o dístico/vinheta que identifica a seguradora, o número da apólice, a matrícula do veículo e a validade do seguro, deixa de ter requisito de cor.

É o fim do excesso de zelo e das sanções

Com esta atualização, deixa de existir sanção por parte das autoridades na emissão do referido dístico/vinheta em outras cores, uma prática que, aliás, se generalizou nos últimos anos, pelo que já não fazia qualquer sentido existir punição, tratando-se de uma evidente situação de excesso de zelo…

E o que sucede aos documentos antigos?

Relativamente aos documentos emitidos anteriormente à data da portaria (que entrou em vigor a 9 de outubro do ano passado), estes continuam a ser válidos. No caso de a apólice ter o prémio fracionado, era suposto que as cartas verdes emitidas após 1 de julho fossem já no novo modelo, mas são muitos os subscritores que se queixam que a carta verde enviada pela seguradora após a data referida continua a ser… verde.

Artigo relacionado: Seguro automóvel: conheça as coberturas mais importantes

Uma situação que não acarreta qualquer punição e que deverá ser corrigida com a concretização do processo no tempo, até porque as cartas verdes em papel branco com vinheta verde não serão substituídas de forma massiva, pelo facto de ser permitida a sua utilização durante o período de validade do documento.

Os ministérios da Administração Interna e das Finanças, assim como o Serviço Nacional de Seguros Português, pretendem que partir de 1 de janeiro de 2022, e tendo em conta as datas em que se verificaram as recentes alterações ao layout da carta verde, que o modelo de carta verde a circular seja, exclusivamente, preto sobre branco e com vinheta sem cor.

Em resumo

Eis as novas regras para a emissão do Certificado Internacional de Seguro de Responsabilidade Civil Automóvel:

  1.  Papel branco normal (papel de fotocópia), com texto a preto e vinheta sem cor.
  2.  O picote que existia e que permitia destacar o dístico foi eliminado e em seu lugar será colocado um tracejado para delimitar a área da vinheta e permitir o seu correto recorte.
  3. O texto que se encontra acima da vinheta foi ajustado para a nova realidade, tendo sido alterada a frase «Recorte o dístico pelo picotado» para «Recorte o dístico abaixo pelo tracejado».

 
Leia também:

Como fazer seguro online automóvel? Nós ensinamos

Perdi os documentos do carro: e agora?

Como escolher o Seguro automóvel mais adequado?

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional