Tem carta de conduc?a?o mas na?o conduz Saiba como voltar a? estrada

4 min

Tem carta de condução mas não conduz? Saiba como voltar à estrada

Muitas vezes há possibilidade de tirar a Carta de Condução, mas nem sempre a oportunidade de praticar se segue: porque não há disponibilidade financeira para adquirir um carro de imediato ou porque não há necessidade de conduzir. O problema é que sem a prática, muitas vezes a insegurança aumenta e, anos mais tarde, mesmo com um título válido o automobilista não se sente à vontade para se colocar atrás do volante.

Nestes casos, em que o medo de conduzir reflete somente a ausência de experiência, o ideal será inscrever-se numas aulas de condução – estas serão acordadas com a escola de condução e o valor, apesar de depender da escola, é sempre muito inferior ao que é cobrado pelo curso de condução a quem ainda não tem título válido.

Além de sair para a rua e conduzir, estas aulas acabam também por ser úteis no sentido em que se recuperam conhecimentos do Código e atualizam-se informações sobre o mesmo, caso tenha havido alterações.

Combater o medo de voltar a conduzir

Ao longo do curso, porém, o instrutor pode perceber que o medo é maior do que fruto de apenas pouca experiência. E, caso haja algum trauma no passado, é possível que seja necessário obter ajuda de médicos de forma a ultrapassar o obstáculo.

 
Veja todos os micro carros usados à venda no Standvirtual

 
É certo que o receio de voltar a pegar no volante depois de anos sem conduzir pode ser inibidor. Mas se o caso for esse, um pouco de persistência e alguma ajuda certamente irão fazer com que os medos desapareçam.

Voltar a conduzir após um acidente

No entanto, há casos em que o medo se pode transformar numa fobia, a amaxofobia. Isso acontece, por exemplo, quando o condutor esteve envolvido num sinistro. Voltar a conduzir depois de se ter um acidente pode ser muito difícil, sobretudo quando, na sequência desse evento, se registaram feridos ou mortos.

Outros traumas podem condicionar a capacidade de rolar na estrada – seja qual for o caso, o mais importante é detetar a tempo e procurar ajuda, uma vez que uma crise, que pode tomar a forma de um ataque de ansiedade, muitas vezes confundido até com um enfarte, pode ocorrer quando mesmo se espera, pondo em risco o próprio, mas também o bem-estar dos outros que seguem na estrada.

Voltar a ganhar experiência ao volante

No entanto, nem sempre a falta de experiência está relacionada com medo. Há quem nunca tenha conduzido por, simplesmente, nunca ter tido necessidade de o fazer: ou porque vivia e trabalhava quase no mesmo sítio, ou porque qualquer outra pessoa do seu círculo de relações costumava conduzir, ou até mesmo porque não gosta de conduzir.

No entanto, por vezes, o trabalho muda de localização e a pessoa que costumava conduzir já não o pode fazer. E também pode dar-se a situação em que conduzir ou não conduzir é a diferença entre estar com as pessoas de quem gosta ou não – e então a falta de gosto por assumir o volante pode ser menos importante do que parecia.

 
Veja as motas que possa conduzir com carta de condução de automóvel

 
Seja qual for a situação, por vezes a ausência de hábito não significa que os conhecimentos tenham sido sequer beliscados, e basta pedir a um amigo ou familiar alguma companhia para as primeiras voltas para que se volte a dominar o automóvel.

Há ainda a ter em conta que, se se passaram muitos anos e o automóvel é novo, é aconselhável marcar umas aulas para se familiarizar com uma condução muito diferente graças aos auxiliares que integram atualmente os carros: o controlo eletrónico de estabilidade, o ABS, a direção assistida vieram facilitar o quotidiano de quem conduz (e até tornar o dia a dia de todos mais seguro), mas para quem não está habituado podem representar um desafio.
 

Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar