família a comprar carro

4 min

Carros usados certificados: conheça as vantagens

A compra de um carro com donos anteriores não é isenta de risco. Afinal, sabe-se lá os tratamentos a que foi sujeito… Para minimizar as surpresas, uma das soluções poderá residir na escolha de um carro usado certificado.

O que é um carro usado certificado?

Um carro usado certificado é quase como conseguir um veículo novo a estrear, mas já com alguns quilómetros no seu historial. Para que possa ser certificado, o veículo terá tido uma utilização anterior controlada e muitas das vezes exibe um ano ou mesmo meses de idade, chegando assim com a garantia da marca, que, dependendo do emblema, pode ir de três a sete anos. Noutros casos, trata-se de uma viatura com largos anos e muitos quilómetros percorridos, mas que é revisto de ponta a ponta pela marca antes de ser colocado à venda.

Ou seja, o rigor de uma revisão de um carro usado certificado vai aos mais ínfimos detalhes. Assim, o seu novo proprietário não só não terá de se preocupar em comprar gato por lebre como poderá ficar tranquilo no que à segurança do veículo diz respeito: airbags, cintos, pontos reforçados são todos revistos.

 

Faça uma pesquisa nos Programas de Marca do Standvirtual

 
Outro ponto importante para quem opta por um carro usado certificado é que, independentemente se compra um seminovo ou um usado com anos de experiência e de estrada, a retoma poderá ser aceite, dependendo dos locais. Ou seja, poderá entregar o seu velho automóvel e obter o valor de retoma idêntico ao que teria se escolhesse um carro novinho em folha. E a aquisição pode ser feita nos mesmos moldes, incluindo financiamento, com ou sem entrada, e prazos de pagamento que podem chegar a dez anos.

Em termos de garantias, também há muitas semelhanças. Primeiro, poderá arrepender-se e, desde que não tenha passado muito tempo nem percorrido uma longa distância, a devolução poderá ser possível. Claro que o carro terá de apresentar exatamente o mesmo estado do que no momento da aquisição.

Depois, assim como habitualmente acontece com um carro novo, é oferecida uma revisão gratuita, regra geral ao fim de 30 dias ou de dois mil quilómetros (o que ocorrer primeiro).

Certificação de carros usados de particulares

No entanto, não são apenas as marcas que conseguem apresentar usados certificados. Um particular pode consegui-lo. Por isso, se pretende negociar pouco o preço apresentado, poderá obter a certificação de carros usados ACP/DEKRA.

O documento em causa permite documentar o estado de conservação de um veículo usado e a certificação da qualidade do carro é efetuada pela DEKRA Portugal, organismo independente, sem qualquer intervenção direta ou indireta na comercialização ou na reparação de veículos automóveis.

A avaliação é composta por um exame completo, rigoroso, seguro e independente ao automóvel. Este exame compreende a inspeção dos principais pontos do automóvel: motor, zona inferior do veículo, sistemas de travagem, direção e suspensão, sistema de transmissão, sistema de escape, chassis, carroçaria, pneus, iluminação, habitáculo, equipamento e histórico de manutenção.

Artigo relacionado: Comprar carro usado: é mais importante a quilometragem ou a idade?

No âmbito da certificação técnica automóvel, são utilizados os mais avançados equipamentos de diagnóstico, incluindo o teste de espessura de tinta, que permite identificar anteriores reparações na carroçaria e a sua extensão, bem como o diagnóstico eletrónico, que permite identificar códigos de avaria registados na centralina.

E se houver algum problema com o carro? Nesse caso, o exame permite alertá-lo para eventuais insuficiências que, se não forem eliminadas ou atenuadas atempadamente, podem colocar em risco a segurança dos seus utilizadores e terceiros, ou contribuir para uma degradação progressiva das componentes do veículo, e por consequência a reparações dispendiosas ou à desvalorização significativa do veículo.

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional