Carros mais rápidos de sempre

6 min

Os carros mais rápidos de sempre

Capazes de atingir velocidades (bem) superiores aos 400 km/h, mostramos-lhe os carros mais rápidos de sempre.

Pagani Huayra

Pagani Huayra BC

Há uma década, o Pagani Huayra apresentava-se com o carro mais veloz do mundo, servido por um V12 central com 730cv, com o cunho da divisão da AMG da Mercedes-Benz e assinado por um engenheiro da empresa. Tais credenciais permitiam-lhe acelerar até aos 360 km/h, com tempos notáveis: ia dos 0 as 100 km/h em 2,6 segundos; dos 0 aos 200 km/h em 10,2 segundos; e dos 0 aos 300 km/h em 29,0 segundos. A versão Huayra BC é ainda mais ambiciosa (800cv) e exclusiva (prevê-se uma produção de 20 unidades, cada qual a custar mais de dois milhões de euros).

McLaren F1

McLaren F1

Produzido entre 1993 e 1998, valia-se do seu baixo peso (1140kg) e de uma aerodinâmica verdadeiramente revolucionária para conseguir prestações de se lhe tirar o chapéu, tendo conseguido o feito de atingir a velocidade máxima de 386,7 km/h, e mantido o recorde até 2005, quando o Koenigsegg CCR conseguiu marcar 395 km/h (o sueco não foi, porém, rei da velocidade durante muito tempo: no mesmo ano, o Bugatti Veyron atingiu os 407,5 km/h). De todas as versões, destaque para o F1 LM, criado para comemorar as 24 horas de Le Mans – das linhas de produção saíram apenas cinco máquinas destas, com 1062kg e 689cv.

Saleen S7

Saleen S7

No arranque do milénio, era o carro mais poderoso dos EUA. Servido por motor V8 a debitar 557cv e a reclamar uma velocidade máxima de 322 km/h. Para conseguir mais, viu o motor ser sobrealimentado. Em 2005, nascia, assim, o Saleen S7 Twin Turbo, com 760cv. As prestações eram de respeito, mas não tanto quando a S7 Twin Turbo Competition: com mais de mil cavalos de potência, conseguia superar a marca dos 418 km/h. Curiosidade: o superdesportivo foi estrela do filme “Redline: Velocidade sem Limites” (2007), quando venceu uma corrida contra um Ferrari Enzo, um Mercedes Mclaren e um Porsche Carrera GT.

Artigo recomendado: Os carros elétricos mais potentes do mercado

9ff Porsche GT9-R

9ff Porsche GT9-R

Um admirador dos Porsche 911, Jan Fatthauer, criou uma empresa, a 9ff, que se especializou em criar supercarros a partir de monoblocos da marca alemã. E, quando ninguém o esperava, apresentou aquele que, em 2007, se tornou o sétimo mais veloz do mundo por ter alcançado os 414 km/h. Com 1140cv, foi desenhado para ser superior ao Bugatti Veyron. Não terá conseguido – mas, andou lá perto!

Koenigsegg Agera R

Koenigsegg Agera R

O Agera é um hipercarro de motor central e tração traseira, fabricado pela sueca Koenigsegg, que brilhou no Salão Automóvel de Genebra, em 2011. Segundo a marca, as suas credenciais permitem-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos, admitindo uma velocidade máxima que ultrapassa os 440 km/h. No entanto, esta façanha nunca foi testada… Nem por isso não quebrou recordes: em setembro de 2011, numa sessão de testes, conseguiu ser o carro em produção mais veloz na aceleração de 0 a 300 km/h.

SSC Ultimate Aero Twin Turbo

SSC Ultimate Aero Twin Turbo

Produzido pela SSC North America (mais conhecida como Shelby Super Cars), de 2006 a 2013, tornou-se o carro de produção em série mais rápido do mundo – pelo menos até 2010. Com motor V8 twin-turbo, que consegue ir dos 0 aos 100 km/h em 2,7 segundos, o supersónico modelo ultrapassou o Bugatti Veyron, em 2007, enquanto rei da velocidade. O SSC Ultimate Aero foi vendido sem ajudas eletrónicas, como o controlo de tração. Para pilotos, portanto…

Bugatti Veyron 16.4 Super Sport

Bugatti Veyron 16.4 Super Sport

Esta é a versão mais rápida e mais potente do Bugatti Veyron 16.4, com produção limitada a 30 unidades. A potência é de uns respeitáveis 1200cv e a velocidade máxima reclamada é de de 431 km/h. Há ainda uma versão mais exclusiva: o Bugatti Veyron 16.4 Super Sport World Record Edition, limitado a cinco unidades.

Artigo recomendado: Os 5 SUV mais luxuosos do mercado

Hennessey Venom GT

Hennessey Venom GT

A 21 de janeiro de 2013, o Venom GT registou uma marca mundial segundo o Guinness World Records: acelerou dos 0 aos 300 km/h em 13,63 segundos. E, um ano depois, quando foi sujeito a testes de velocidade, alcançou os 435 km/h, tornando-se o carro de produção em série mais rápido do mundo. No entanto, esta marca acabaria por ter um gosto amargo por não ter sido aceite pelo Guinness World Records que exige a mesma velocidade em sentido oposto (ou seja, a favor e contra o vento). Em 2017, saiu o último Venom GT da linha de produção, apelidado de Final Edition. Sob o capô, um biturbo V8 de 7.0 litros capaz de debitar um total de 1451cv.

Koenigsegg One:1

Koenigsegg One:1

Só o nome tem que se lhe diga… One:1 vem da relação entre a potência (1360cv) e o peso (1360 kg), dispondo de um cavalo para suportar cada quilograma de carro (1:1). É assim mais do que um supercarro. Equipado com um motor V8 de cinco litros, sobrealimentado, o sistema do regulador alemão teve de ser reprogramado para a homologação ser realizada. Em junho de 2015, o Koenigsegg One:1 conseguiu bater o recorde mundial da aceleração de 0 a 300 km/h; e fê-lo nuns parcos 11,92 segundos…

 
Veja os carros mais potentes à venda no Standvirtual

 
Bugatti Chiron

Bugatti Chiron

Batizado para homenagear o piloto monegasco Louis Chiron, este Bugatti dá cartas de potência, aerodinâmica e velocidade. Revelado no Salão do Automóvel de Genebra em 2016, ostenta um bloco W16 quad-turbo com 1500cv. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 420 km/h por razões de segurança, mas o velocímetro já foi mais longe. Em agosto de 2019, o piloto Andy Wallace alcançou a marca de 490 km/h com uma versão modificada do Bugatti Chiron.

Koenigsegg Jesko Absolut

Koenigsegg Jesko Absolut

Ainda não há testes que o comprovem, mas muitos apostam que este sueco será o futuro carro mais rápido do mundo. O Jesko Absolut, que se deveria ter estreado em Genebra em março, chega com um motor V8 5.0 biturbo capaz de desenvolver 1578cv e ainda não há prestações oficiais fidedignas. Mas, com todas as suas características, muitos estimam que este carro é capaz de atingir mais de 530 km/h.

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional