citroen c3

4 min

Quer poupar combustível? Estes são os carros mais económicos do mercado

Conteúdo patrocinado por: Cofidis

Abastecer o carro nunca foi tão caro. E, face à conjuntura internacional, não é de prever, para breve, uma quebra nos preços dos combustíveis.

Claro que há sempre formas de gastar menos, retirando algumas daquelas coisas que acumulamos dentro do carro ou mesmo dando descanso ao ar condicionado. Mas a poupança começa com o próprio carro que escolhemos.

Os carros mais económicos à venda em Portugal

Citroën C3 BlueHDi 100

Os carros a gasóleo são cada vez menos procurados, mas ainda há alguns que merecem um olhar mais atento. É o caso do motor BlueHDi que equipa os carros do grupo PSA. No caso deste Citroën C3, cuja geração já soma seis anos, há uma vantagem: já se encontram algumas propostas muito interessantes no mercado de usados, como poderá verificar no site do Standvirtual. A marca anuncia um consumo à volta dos quatro litros por cada cem quilómetros e não é difícil atingir estes valores.

Dacia Sandero Eco-G

Dacia Sandero Bi-Fuel

Eis um automóvel poupado, tanto nos consumos como no preço. Graças ao facto de oferecer dois depósitos de combustível, um deles para GPL e outro para gasolina, faz com que se consiga realizar uma forte poupança. Afinal, a gasolina está a ser comercializada acima dos dois euros por litro, enquanto o quilograma de gás anda pelos 90 cêntimos. E mesmo a diferença de consumo continua a compensar: 100 quilómetros custam cerca de 3 euros e meio, com um consumo médio anunciado de 3,9 quilos de GPL.

Renault Clio TCe 90

renault clio

O Renault Clio TCe 90 não é o carro mais rápido do mercado, mas é certamente um dos mais poupados. Para conseguir atingir os consumos anunciados, só tem de seguir as dicas de poupança que o próprio carro dá e tentar ter a condução mais racional possível, não cedendo às travagens bruscas nem às acelerações desenfreadas. Se encarar o desafio como um jogo, não só poupa como ainda se diverte. A Renault diz que este Clio a gasolina com 90 cavalos gasta em média cinco litros por cada cem quilómetros. E não tem de se preocupar com um carro demasiado preso: assim que entra em autoestrada mostra que tem potência suficiente para longas viagens.

Suzuki Swift 1.2 Mild Hybrid

Suzuki Swift Sport desportivo

O compacto japonês não está entre as referências do segmento, mas é um automóvel que se deve analisar quando se procura um carro económico. Não tendo luxos, mostra-se capaz e bem equipado, com um conforto razoável, quer para o condutor, quer para os ocupantes. Depois, com esta mecânica, que tem um pequeno apoio elétrico, consegue a proeza de marcar consumos na casa dos quatro litros por cada cem quilómetros. Os 83 cavalos não voam e a aceleração de 0 a 100 está entre as mais lentas deste grupo – são mais de 13 segundos –, mas também não desiludem.

Toyota Aygo X Cross

Esta versão mais desportiva do citadino da marca japonesa acabou de chegar ao mercado e, mesmo com as suas pequenas dimensões, é capaz de encher o olho. Na mecânica, há uma única motorização a gasolina de 72 cavalos, que cumpre a meta dos 100 km/h em cerca de 15 segundos. Por outro lado, diz-se capaz de um consumo médio a partir dos 4,8 litros por cada cem quilómetros. Apesar de estar disponível com uma caixa de variação contínua, que é cómoda mas menos económica, a escolha pela caixa manual de cinco velocidades permite obter uma maior poupança.

Agora que já conhece alguns dos carros mais económicos, é só fazer as contas e fazer-se à estrada.

Mais artigos da mesma categoria

Comprar carro novo ou manter o atual: qual a opção mais ecológica?

Os carros antigos não só são menos seguros e sofisticados, como gastam e poluem mais. Comprar um carro novo, mais moderno e tecnologicamente mais eficiente…

Saiba quais os modelos mais procurados em 2018, no Standvirtual

Sabe que carros fizeram parte do "top mais" do Standvirtual, ano passado? Conheça os modelos mais procurados em 2018 e outras curiosidades do site nº1 em…

Checklist para comprar um carro usado

Comprar um carro usado pode ser a solução para quem carece de um meio de mobilidade, mas não tem orçamento para chegar a um novo.…

5 carros elétricos usados até 20.000€

Segundo um estudo da credenciada Bloomberg, entre 2025 e 2030, o automóvel elétrico terá preços em linha com os carros com motor de combustão, o…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional