carros mais bonitos da historia

7 min

Conheça os 7 carros mais bonitos da história

A nossa selecção dos carros mais bonitos da história abrange modelos carismáticos que foram considerados verdadeiros ícones da história automóvel e todos eles com uma particular capacidade de atrair olhares, independentemente da sua longevidade.

Embora o seu design seja a razão mais evidente para terem sido considerados dos mais bonitos de todos os tempos, a sua performance não fica nada atrás e não passa indiferente a ninguém. Conheça a nossa selecção dos carros mais bonitos de sempre da história automóvel assim como os principais atributos entre cada um deles.

Conheça os 7 carros mais bonitos da história


1. Bugatti Type 57 Atlantic

Bugatti Type 57 Atlantic

A Bugatti tinha fama de produzir dos automóveis mais sofisticados que o dinheiro poderia comprar, nomeadamente no período do pré-guerra. Desta forma, seria de esperar que alguns dos modelos fabricados à data, conquistassem lugar naqueles que são hoje considerados os carros mais bonitos da história.

O mais impressionante de todos é o modelo Bugatti Type 57 Atlantic, uma variação do Type 57 que se espelhou num coupé com linhas demasiado aerodinâmicas do que era exigido para a época. Além disto, o seu design profundamente inspirado no movimento “Art Noveau ” ou Arte Nova, incorporava ainda formas futuristas, fugindo aos padrões de design automóvel da época. De facto, é surpreendente como este modelo parece mais actual, quando comparando com os seus contemporâneos.

Projectado por Jean Bugatti, filho do fundador – Ettore Bugatti – o Bugatti Type 57 Atlantic foi produzido (em poucas unidades) entre 1934 e 1940. O motor 3.3 de 8 cilindros conferia uma potência perto dos 135 cv, o que conseguia proporcionar-lhe uns 160 km/h, que era uma velocidade considerada elevada para a época.

2. Lancia Aurelia

Lancia Aurelia

Aurelia foi um modelo bastante carismático nos períodos dourados da marca italiana Lancia. A sua produção ocorreu desde 1950 até meados de 1958.

O modelo tem sido classificado como sendo dos carros mais bonitos da história e ficou conhecido por recorrer ao primeiro motor V6 de produção em série.

O Lancia Aurelia recebera o seu nome como uma tradição da Lancia no pós-guerra, acabando por ser nomeado através de o nome de uma estrada romana, a Via Aurelia. Esta estrada liga as cidades italianas de Roma e Pisa.

Ainda a título de curiosidade, o Lancia Aurelia foi produzido em vários estilos de carroçaria, quer sedan de 4 portas, formato GT coupé de 4 portas (modelo B20), conversível de 2 portas (modelo B24) e ainda um modelo que permitia obter um chassi personalizado ao gosto de cada condutor.

3. Mercedes-Benz 300 SL Gullwing

Mercedes-Benz 300 SL Gullwing

Mercedes-Benz 300 SL Gullwing ou Asas de gaivota foi pensado como uma automóvel desportivo construído para as competições de turismo e pan-americanas dos anos 50. Acabou por converter-se num modelo de estrada a partir de meados dessa mesma década e fora apresentado no International Motor Sports Show de Nova Iorque, em 1954.

Leve e rápido, este modelo teve um sucesso imediato e as fascinantes portas “asas de gaivota” fizeram deste Mercedes um ícone do design automóvel e classificado como sendo um dos carros mais bonitos jamais construídos.

Os Estados Unidos da América deixaram-se encantar por este modelo, sendo que, entre 1954 e 1955, 85% dos modelos produzidos foram exportados para a América.

4. Jaguar E-Type

Jaguar E-Type

Jaguar E-Type é outro dos carros mais bonitos da história e até mesmo o comendador Enzo Ferrari acabara por concordar sobre esta escolha. Segundo o mesmo, o Jaguar E-Type foi considerado como “o mais belo automóvel de todos”. Algo espectacular e dito por alguém cujos olhos só serviam para o interior da sua marca.

Apresentado pela primeira vez ao público em Março de 1961, no Salão de Genebra, o Jaguar E-Type não fazia promessas de grande sucesso, sendo que nem o presidente da marca acreditava muito nele. Além disso, o formato pouco convencional suscitava algumas dúvidas por parte do autor do seu design.

Contudo, este verdadeiro ícone de engenharia marcou uma geração e o seu sucesso é ainda muito presente.

Esta peça de arte sobre rodas foi produzida entre 1961 e 1974 e combina um design inconfundível, engenharia extraordinária e performances altas.

Comparativamente com a Ferrari, o Jaguar E-Type custava bastante menos e comprovou ser mais rápido. Equipado com um motor 3.8 litros de 6 cilindros em linha, a velocidade máxima que atingia era de de 240 km/h.

Resta referir que este modelo tão carismático foi cobiçado por diversas celebridades do Jet 7.

5. Ferrari 250 California

Ferrari 250 California

Ferrari 250 California é hoje um carro lendário e marcou uma geração de modelos altamente vocacionados para a arte e o prazer do olhar. Graças ao “maestro” designer Sergio Scaglietti, o California era um cabriolet com um capô de lona que rebatia por completo e detentor de uma carroçaria com uma das formas mais belas de sempre.

Este modelo foi construído em duas séries distintas, sendo elas o LWB (longa distância entre eixos), produzido entre 1958 e 1960, tendo sido construído um protótipo também no final de 1957 e o SWB (curta distância entre eixos) fabricado entre 1960 e 1962.

A grande parte dos automóveis da série LWB possuía o único comando de válvulas por motor V12 de 3 litros, já os exemplos da produção em série tardia LWB e os primeiros carros da série SWB foram equipados com motores V12 de 128 litros e 128 F de tipo V12, com bobina dupla e sistemas de ignição do distribuidor e carburadores maiores.

Os últimos modelos SWB foram equipados com desenvolvimentos adicionais do motor V12 de 3 litros.

6. Alfa Romeo 33 Stradale

Alfa Romeo 33 Stradale

A beleza intemporal do Alfa Romeo 33 Stradale foi dada a conhecer ao mundo em 1967, durante o Grande Prémio de Fórmula 1, no circuito de Monza.

Este modelo foi imediatamente reconhecido como uma obra-prima de design, conquistando fãs pelas suas linhas redondas, sem spoilers a contaminar a pureza do design.

Com abertura de portas em borboleta que se estendem até ao tejadilho e um V8 visível através do óculo traseiro, o Alfa Romeo 33 Stradale não chegava a 1 metro de altura.

O seu motor de 2 litros de cilindrada com 230 cv de potência e capaz de atingir 260 km7h conferia-lhe o estatuto desejável da época.

Por sua vez, este modelo ficou na memória de muitos apaixonados por automóveis, mas apenas na memória. O seu valor comercial traiu-o nas vendas, sendo que, para a maioria dos seus fãs, este modelo continua a ser apenas um sonho inalcançável.

7. Porsche 356

 Porsche 356

O Porsche 356 foi o primeiro carro de produção da Porsche e o seu design permaneceu como dos mais elegantes até à data.

O Porsche 356 era um modelo leve, de aerodinâmica inquestionável, boa construção e excelente manobrabilidade.

Indicado para a condução na estrada e nas pistas, este modelo de motor instalado atrás e de tracção traseira conquistou inúmeros fãs ao longo das décadas.

Um dos maiores fãs acabara por ser o jovem e rebelde actor americano James Dean, que embora tivesse um profundo fascínio pela velocidade e pelo perigo, acabou por padecer por isso mesmo e vir a falecer nesse mesmo modelo, num acidente rodoviário.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional