Carros japoneses mais estranhos de sempre

4 min

Os carros japoneses mais estranhos de sempre

Ora porque querem mostrar que conseguem fazer o melhor carro do mundo, ora porque desejam aproveitar as vantagens tributárias dos pequenos K-car. Os japoneses têm sido exímios em criar automóveis que, noutras partes do mundo, poderiam parecer apenas bizarros.

Autozam AZ-1

Autozam AZ-1

Um pequeno automóvel, desenhado e construído pela Mazda e servido por um motor Suzuki, turboalimentado de três cilindros de 657cc. Com vários “twists”: com motor montado atrás e portas tipo asa de gaivota, era um automóvel de alma desportiva e capacidades condizentes, muito graças ao baixo peso: pouco mais de 700 quilos. Produzido entre 1992 e 1995, acabaria por ser um fracasso, uma vez que o seu preço era considerado elevado devido ao tipo de carro que era, mas sobretudo por o país enfrentar uma forte recessão económica, após o colapso da bolha financeira e imobiliária, que viria a dar origem ao termo Década Perdida.

Daihatsu Copen

Daihatsu Copen Standvirtual

Em 1999, a Daihatsu, que se “divorciou” da Europa há quase uma década, levou ao Salão Automóvel de Tóquio um K-car, entrando nessa categoria graças ao motor turbocomprimido de 660 cc. O Copen acabaria por chegar ao circuito e ganhar outra motorização (um 1.3 litros naturalmente aspirado) de forma a dar resposta às exigências com as emissões noutros mercados, nomeadamente europeus, onde este minicarro urbano viria a chegar, mesmo que o volante se apresentasse à direita. E não foi só ao Reino Unido. Na Alemanha, foram vendidas algumas unidades, sem grande sucesso. Melhor desempenho viria a ter, a partir de 2007, o tal bloco maior, ao qual a marca juntou o volante à esquerda.

Honda Vamos

Honda Vamos

É difícil olhar para este veículo como um automóvel, mas a Honda introduziu-o, em 1970, com um pneu suplente montado na frente, como um veículo para momentos de lazer, socorrendo-se do “Vamos” para incentivar a vontade dos passeios. Para o mover, existia um motor de dois cilindros de 354cc! Já no interior, destaque para o opcional banco traseiro, amovível, capaz de transformar o carro para dois ou quatro ocupantes, e para uma capota fácil de montar e remover. Cereja no topo: devido à configuração de cabina aberta, todos os instrumentos e interruptores eram à prova de água.

 

Veja todos os Honda usados à venda no Standvirtual

 
Mitsuoka Orochi

Mitsuoka Orochi

Atrevido ou o carro mais feio de sempre – o epíteto fica à escolha do leitor… Apresentado em 2001, o Orochi chegou aos mercados em 2006, mas a sua produção foi limitada a 400 unidades. Assente na plataforma do Honda NSX e a viver das performances do motor que também equipava o Toyota Camry – um 3,3 litros de 6 cilindros em V, a debitar 230 CV -, é incompreensível como foi apresentado como um supercarro. Mas foi exatamente essa a descrição que a marca nipónica Mitsuoka usou. De resto, como previam, não passa despercebido em lado nenhum.

Nissan Figaro

Nissan Figaro

Apresentado, em 1989, no Salão Automóvel de Tóquio, o Figaro surgia com o slogan “Back to the Future” (“Regresso ao Futuro”, como a saga norte-americana, com Michael J. Fox e Christopher Lloyd). Porém, tratava-se mais de um regresso ao passado, com os designers Naoki Sakai e Shoji Takahashi a inspirarem-se nos modelos europeus de 20 ou 30 anos antes. O visual retro, associado ao facto de só se terem produzido unidades com volante à direita, acabaria por conquistar o mercado britânico – não obstante o facto de o carro nunca ter sido produzido para ser comercializado fora de portas.

 

Procura um Nissan em segunda mão?

 
Assente na mesma plataforma do Micra, o Figaro utilizava um motor turbocomprimido de 1,0 litros, que debitava 76 CV, acoplado a uma transmissão automática de três velocidades. O equipamento de série era de luxo: bancos em pele marfim, ar condicionado, leitor de CD, botões cromados, manómetros cromados… No total, foram produzidas 20.073 unidades, em 1991.


Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional