Carros Gasoleo preferências portugueses 2020

2 min

Carros a gasóleo entre os mais vendidos em 2020

No total, foram matriculados 176.992 veículos ao longo do ano de 2020 em Portugal, refletindo uma quebra de 33,9%, muito por causa da pandemia de covid-19, que, por um lado estrangulou a produção, com o encerramento de fábricas, tanto de montagem final dos modelos como de componentes, e, por outro, atingiu a confiança do consumidor, com a economia global a retrair-se face ao inimigo comum e invisível.

Mas, provavelmente, um dos dados mais notórios é o facto de os carros a gasóleo permanecerem entre as preferências lusas: 78.755 dos automóveis matriculados entre janeiro e dezembro do ano passado eram movidos a gasóleo; a gasolina, matricularam-se 64.313. E mesmo olhando apenas para os ligeiros de passageiros, os Diesel continuam a vingar: 74.959.

Carros híbridos Plug-in com mais saída

Nas alternativas eletrificadas, destaque para os “plug-in” elétrico/gasolina que conseguiram ver matriculados 9.960 veículos ligeiros. A combinação elétrico/gasóleo entre os ligeiros ficou pelos 1.907. Os ligeiros híbridos movidos a gasolina contabilizaram, por seu turno, 9.509 unidades em 2020, enquanto os a gasóleo fixaram-se em 2.402.

 

Procura um carro híbrido a gasolina em segunda mão?

 
Entre os ligeiros híbridos/não elétricos, a combinação gasolina/GNC (gás natural comprimido) conquistou cinco viaturas, enquanto a mais comum gasolina/GPL (gás de petróleo liquefeito) contabilizou 1.815 novas matrículas.

Renault vence dezembro

Os números da ACAP (Associação Automóvel Portugal), avançados pela Lusa, dão a Renault como a marca vencedora do mês de Dezembro, com 3.128 matrículas, entre ligeiros a gasolina (946), gasóleo (1.676), elétricos (215), PHEV a gasolina (101), híbridos elétrico/ gasolina (34) e híbridos GPL/gasolina (156).

Carros elétricos mais vendidos em Portugal

Nos elétricos, o emblema com mais matrículas novas no último mês do ano foi a Tesla (271), seguida da Renault (215) e da Nissan (154). Já nos híbridos de ligar à corrente (PHEV) a gasolina foi a BMW que deu cartas, com 540 novas matrículas.

 

Veja todos os carros elétricos à venda no Standvirtual

 
No capítulo dos híbridos sem ficha, o pódio de Dezembro foi partilhado pela Fiat (684), Toyota (464) e Ford (307).

 
Leia também:

4 carros usados a gasóleo até 20.000€

Carros elétricos novos por menos de 30.000€

Os SUV mais vendidos em Portugal em 2019

Mais artigos da mesma categoria

MC20: o novo supercarro da Maserati

Com o nome de Stellantis, o resultado da fusão do conglomerado industrial Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e grupo PSA, que reúne os emblemas Peugeot, Citroën,…

7 melhores carros franceses da história

De França não nos chegam só croissants, baguettes, perfumes, moda, queijos e vinhos. Aquele que é um dos maiores países da união europeia é também responsável por…

Carros híbridos e Plug-in sofrem cortes nos incentivos

A proposta para o corte nos incentivos para carros híbridos e plug-in foi apresentada pelo PAN (Pessoas Animais e Natureza) e passou com o aval…

Opel apresenta a sua nova Astra Sports Tourer PHEV

Depois de ter revelado uma nova geração do seu bem-sucedido hatchback familiar, a Opel mostrou a variante carrinha que será comercializada com mecânicas Diesel, a…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional