Carros elétricos

Tudo o que precisa de saber para fazer a escolha certa

Carros elétricos: vantagens e desvantagens

Uma das primeiras vantagens é, claramente, contribuir para um ambiente mais sustentável. Além do preço de eletricidade ser mais baixo do que o dos combustíveis fósseis, os carros elétricos apresentam ainda custos de manutenção mais baixos e benefícios fiscais na altura de compra.

Por outro lado, o preço dos carros elétricos continua a ser um entrave e, quanto mais autonomia tiver, maior será a fatura de compra. Outra questão relevante é o carregamento, já que nem todos os condutores conseguem carregar os seus carros em casa ou no local de trabalho. Conheça mais vantagens e desvantagens dos carros elétricos neste artigo.

Benefícios fiscais para carros elétricos em 2022

Se está nos seus planos comprar um carro elétrico este ano, saiba que pode candidatar-se ao incentivo do Estado no valor de 4000€ até 30 de novembro de 2022.

Além disso, existem ainda benefícios fiscais para particulares, como a isenção do Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação, e para empresas, como a isenção da Tributação Autónoma e a possibilidade de deduzir o IVA. Conheça todos os benefícios fiscais aqui.

Qual a autonomia real de um carro elétrico?

A autonomia de um carro elétrico depende de vários fatores, onde se incluem a capacidade da bateria (medida em kWh), a aerodinâmica do veículo, o estilo de condução, o tipo de utilização (cidade ou autoestrada), a eficiência da bateria e a temperatura exterior.

Para condutores que fazem 50 quilómetros diários nas deslocações para o trabalho ou dentro da cidade, a autonomia oferecida por um citadino é suficiente para alguns dias de utilização sem ser necessário ligar o carro à corrente elétrica. Saiba mais neste artigo.

Serão os carros elétricos mais caros a longo prazo?

A venda de carros elétricos e híbridos continua a acelerar na Europa e os condutores parecem cada vez mais rendidos a esta tecnologia. Uma das razões é a oscilação do preço dos combustíveis, que tem atingido máximos históricos.

De acordo com o Índice Annual Car Cost Index 2021, da empresa Leaseplan, em Portugal já é mais barato ter um automóvel elétrico do segmento médio familiar do que um veículo da mesma categoria a gasóleo ou gasolina. Conheça aqui os resultados dos vários estudos.

Como saber se as baterias estão boas​

A tecnologia de iões de lítio permite um elevado número de cargas e descargas até revelar debilidade nas suas capacidades e, por norma, os problemas das baterias elétricas devem-se à má utilização por parte do proprietário do veículo na altura do carregamento.

Caso tenha dúvidas sobre o estado de saúde da bateria de um carro elétrico, ou porque suspeita de menor eficácia, aquecimento ou possível fissura após colisão ou acidente, deve dirigir-se ao um concessionário ou oficina certificada. Saiba mais sobre o estado das baterias neste artigo.

Vai comprar um carro elétrico?

Se está na altura de trocar de carro e a sua opção vai recair num veículo elétrico, faça uma pesquisa no Standvirtual Usados ou Novos e dê o primeiro passo para entrar na mobilidade mais sustentável.

Como manter as baterias dos carros elétricos​

No caso das baterias de iões de lítio, que são as mais comuns atualmente, existem algumas boas práticas para assegurar a sua longevidade. Sendo assim, é aconselhável nunca deixar que as baterias descarreguem completamente, mantendo a sua carga entre os 20% e os 80%.

Isto porque o carregamento gera calor e quanto mais tempo a bateria estiver ligada, maiores serão os possíveis danos. Ou seja, se não precisar do carro com autonomia máxima no dia seguinte, ou se o vai deixar uns dias parado, evite carregar a bateria até aos 100%. Saiba mais neste artigo.

Carregar carros elétricos: o que é uma Wallbox?

Para carregar o seu veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança os especialistas sugerem a aquisição de um posto de carregamento doméstico, também conhecido como Wallbox.

Além de ser prático e de ocupar pouco espaço, é também muito amigável para as baterias, uma vez que não está sujeito a picos de tensão e equilibra as cargas e descargas de energia durante os carregamentos, prolongando assim a vida útil das baterias. Encontre mais informação sobre a Wallbox aqui.

Qual a potência necessária para carregar um carro elétrico?

Para saber qual a potência contratada a escolher, tem de verificar qual a potência da Wallbox que pretende instalar e optar por uma superior. E, muito importante: para proceder à instalação de um carregador de 11 kW ou 22 kW, o contador de energia em sua casa já deve ser trifásico e também com uma potência superior à do carregador.

Ou seja, se escolheu instalar em casa uma Wallbox de 3,7 kW, a potência contratada terá de ser de 4,6 kVA/5,75 kVA no mínimo. Já para a Wallbox de 7,4 kW, a potência contratada deverá ser de 10,35 kVA monofásico. As Wallbox de 11 kW e 22 kW, obrigam a contratar potências de 13,8 e 27,60 kVA trifásico. Tire todas as dúvidas neste artigo.

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Eu concordo com os Termos & Condições *

Receba os nossos artigos directamente no seu email, uma vez por semana. Prometemos não fazer spam!

Artigos sobre carros elétricos

Monovolumes eletricos novos Standvirtual

4 monovolumes elétricos novos

Procura um automóvel elétrico, mas não abdica de nenhuma das qualidades que estiveram por detrás do sucesso excecional dos monovolumes nas décadas de 1990 e 2000, da funcionalidade ou versatilidade...

Rimac Nevera o carro eletrico mais caro do mundo

Rimac Nevera: o carro elétrico mais caro do mundo

Um hiperdesportivo elétrico, com produção limitada e fabricado na Croácia, que, pelas suas performances estonteantes, faz jus ao nome: Nevera, uma tempestade violenta e inesperada, de curta duração, acompanhada de...

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional