A ansiedade da autonomia limitada gerada pelos carros elétricos pertencerá ao passado dentro de poucos anos, na opinião dos maiores especialistas mundiais em química de baterias. Mas, por enquanto, é...
Uma das primeiras vantagens é, claramente, contribuir para um ambiente mais sustentável. Além do preço de eletricidade ser mais baixo do que o dos combustíveis fósseis, os carros elétricos apresentam ainda custos de manutenção mais baixos e benefícios fiscais na altura de compra.
Por outro lado, o preço dos carros elétricos continua a ser um entrave e, quanto mais autonomia tiver, maior será a fatura de compra. Outra questão relevante é o carregamento, já que nem todos os condutores conseguem carregar os seus carros em casa ou no local de trabalho. Conheça mais vantagens e desvantagens dos carros elétricos neste artigo.
Se está nos seus planos comprar um carro elétrico este ano, saiba que pode candidatar-se ao incentivo do Estado no valor de 4000€ até 30 de novembro de 2022.
Além disso, existem ainda benefícios fiscais para particulares, como a isenção do Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação, e para empresas, como a isenção da Tributação Autónoma e a possibilidade de deduzir o IVA. Conheça todos os benefícios fiscais aqui.
A autonomia de um carro elétrico depende de vários fatores, onde se incluem a capacidade da bateria (medida em kWh), a aerodinâmica do veículo, o estilo de condução, o tipo de utilização (cidade ou autoestrada), a eficiência da bateria e a temperatura exterior.
Para condutores que fazem 50 quilómetros diários nas deslocações para o trabalho ou dentro da cidade, a autonomia oferecida por um citadino é suficiente para alguns dias de utilização sem ser necessário ligar o carro à corrente elétrica. Saiba mais neste artigo.
A venda de carros elétricos e híbridos continua a acelerar na Europa e os condutores parecem cada vez mais rendidos a esta tecnologia. Uma das razões é a oscilação do preço dos combustíveis, que tem atingido máximos históricos.
De acordo com o Índice Annual Car Cost Index 2021, da empresa Leaseplan, em Portugal já é mais barato ter um automóvel elétrico do segmento médio familiar do que um veículo da mesma categoria a gasóleo ou gasolina. Conheça aqui os resultados dos vários estudos.
A tecnologia de iões de lítio permite um elevado número de cargas e descargas até revelar debilidade nas suas capacidades e, por norma, os problemas das baterias elétricas devem-se à má utilização por parte do proprietário do veículo na altura do carregamento.
Caso tenha dúvidas sobre o estado de saúde da bateria de um carro elétrico, ou porque suspeita de menor eficácia, aquecimento ou possível fissura após colisão ou acidente, deve dirigir-se ao um concessionário ou oficina certificada. Saiba mais sobre o estado das baterias neste artigo.
No caso das baterias de iões de lítio, que são as mais comuns atualmente, existem algumas boas práticas para assegurar a sua longevidade. Sendo assim, é aconselhável nunca deixar que as baterias descarreguem completamente, mantendo a sua carga entre os 20% e os 80%.
Isto porque o carregamento gera calor e quanto mais tempo a bateria estiver ligada, maiores serão os possíveis danos. Ou seja, se não precisar do carro com autonomia máxima no dia seguinte, ou se o vai deixar uns dias parado, evite carregar a bateria até aos 100%. Saiba mais neste artigo.
Para carregar o seu veículo elétrico em casa com maior rapidez, comodidade e segurança os especialistas sugerem a aquisição de um posto de carregamento doméstico, também conhecido como Wallbox.
Além de ser prático e de ocupar pouco espaço, é também muito amigável para as baterias, uma vez que não está sujeito a picos de tensão e equilibra as cargas e descargas de energia durante os carregamentos, prolongando assim a vida útil das baterias. Encontre mais informação sobre a Wallbox aqui.
Para saber qual a potência contratada a escolher, tem de verificar qual a potência da Wallbox que pretende instalar e optar por uma superior. E, muito importante: para proceder à instalação de um carregador de 11 kW ou 22 kW, o contador de energia em sua casa já deve ser trifásico e também com uma potência superior à do carregador.
Ou seja, se escolheu instalar em casa uma Wallbox de 3,7 kW, a potência contratada terá de ser de 4,6 kVA/5,75 kVA no mínimo. Já para a Wallbox de 7,4 kW, a potência contratada deverá ser de 10,35 kVA monofásico. As Wallbox de 11 kW e 22 kW, obrigam a contratar potências de 13,8 e 27,60 kVA trifásico. Tire todas as dúvidas neste artigo.
Receba os nossos artigos directamente no seu email, uma vez por semana. Prometemos não fazer spam!
A ansiedade da autonomia limitada gerada pelos carros elétricos pertencerá ao passado dentro de poucos anos, na opinião dos maiores especialistas mundiais em química de baterias. Mas, por enquanto, é...
O arranque de 2022 não trouxe boas notícias aos proprietários de carros elétricos, com o anúncio de novas tarifas para a utilização dos postos de carregamento. Cinco meses depois, qual...
Procura um automóvel elétrico, mas não abdica de nenhuma das qualidades que estiveram por detrás do sucesso excecional dos monovolumes nas décadas de 1990 e 2000, da funcionalidade ou versatilidade...
A autonomia de um carro elétrico é sempre um dos aspetos mais importantes para decidir a transição e abandonar de vez os motores a combustão. E, depois de consultado o...
Conteúdo patrocinado por EDP Portugal é um dos países que está na frente da mobilidade elétrica na União Europeia Sabia, por exemplo, que existem em média 15 carregadores públicos por...
O concelho de Serpa vai receber o circuito mais sustentável do mundo. Chama-se Circuito do Sol – Race Resort, tem planos para ser a primeira pista para carros elétricos do...
Se está nos seus planos comprar um carro elétrico este ano, saiba que pode candidatar-se ao incentivo do Estado no valor de 4000€ até 30 de novembro de 2022. O...
Através do Fundo Ambiental, o Estado vai apoiar não só a compra e instalação de equipamentos para carregamento de veículos elétricos em espaços comuns dos prédios habitacionais, mas também de...
Um hiperdesportivo elétrico, com produção limitada e fabricado na Croácia, que, pelas suas performances estonteantes, faz jus ao nome: Nevera, uma tempestade violenta e inesperada, de curta duração, acompanhada de...