carros alemaes ou japoneses, qual o melhor- interior de porsche

13 min

Carros alemães ou japoneses? Qual o melhor?

Carros alemães ou japoneses: qual o melhor? Independentemente de pensar em comprar ou apenas submeter-se à análise entre as duas nacionalidades, este é um dilema para muitas pessoas.

Na verdade, há muitas dúvidas que podem ser esclarecidas sobre carros alemães ou japoneses, mas haverá resposta para a pergunta? Haverá, efectivamente, um melhor do que o outro?

Não é possível começar esta comparação sem nos apoiarmos num estudo recente sobre a fiabilidade das marcas automóveis. Assim sendo, faremos pequenas notas quanto aos resultados de um estudo de Janeiro de 2018 da Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU). Este estudo revela quais as marcas e os modelos mais fiáveis do segmento automóvel e contou com opiniões que geraram uma amostra de 76 881 condutores.

Independentemente de nos focarmos sobre resultados, dados ou estatísticas sobre qual o país que melhor desenvolve e constrói automóveis, esclarecemos desde já que nesta “batalha” não existem vencedores nem vencidos. Tanto a Alemanha como o Japão ofereceram ao mundo grandes máquinas sobre rodas, inclusive alguns dos melhores carros de sempre.

Carros alemães ou japoneses? As diferenças e as virtudes


loja toyota

Quando comparadas algumas marcas automóveis alemãs e outras japonesas, podemos tirar algumas conclusões. Por norma, marcas como a Mercedes-Benz, BMW ou Audi, parecem oferecer uma melhor performance, servindo-se de mais potência e melhor maneabilidade que algumas marcas japonesas, quando em situações apertadas, tendo em conta vários testes realizados.

Quanto aos carros alemães, podemos ainda dizer que geralmente (e por exclusão de qualquer favoritismo) apresentam um design ligeiramente mais agressivo e mais corpulento, ao mesmo tempo que estão mais vocacionados para atingir um padrão de exigência na segurança e condução mais desportiva. Por estes motivos, as construtoras alemãs possuem bons resultados nos testes de segurança.

Por sua vez, os carros japoneses têm vindo a provar serem mais fiáveis que os alemães. No estudo de Janeiro de 2018, as construtoras japonesas Lexus, Honda, Toyota, Mitsubishi e Mazda encontram-se no top 10 do ranking das marcas automóveis mais fiáveis, tendo a Toyota conseguido colocar vários modelos no top 10 da fiabilidade de cada segmento automóvel. Assim sendo, podemos dizer que a boa reputação das fabricantes japonesas é indiscutível.

É ainda de mencionar que os carros japoneses não necessitam de tantos esforços em termos de manutenções e, por norma, não desvalorizam com a mesma rapidez que os carros alemães.

Fique a par das marcas mais prestigiadas de carros alemães ou japoneses e perceba o que revelou o recente estudo, face à confiabilidade das marcas e dos seus modelos.

Algumas das marcas automóveis alemãs mais prestigiadas

guiador de um porsche

As marcas de carros alemães têm vindo a demarcar-se pelo seu desempenho/performance, fiabilidade e pela sobriedade da qualidade de construção.

Conheça um pouco sobre algumas das marcas alemãs mais prestigiadas deste segmento de mercado e saiba no que cada qual se destina a salientar e oferecer aos seus condutores.

Porsche

A Porsche é uma fabricante automóvel alemã que foi fundada em 1931 por Ferdinand Porsche e pelo seu filho Ferry Porsche.

Ferdinand Porsche tinha já uma vasta experiência na área, tendo trabalhado para outras marcas, antes de fundar a sua. Vale também a pena mencionar que em 1900, Ferdinand Porsche tinha lançado aquele que era o seu primeiro automóvel híbrido.

A marca continua, até aos dias de hoje, a conquistar seguidores, tendo alcançado a 3ª posição na lista das marcas mais fiáveis, eleita pelos consumidores. Modelos como o 911 continua a ser a imagem de marca e de culto da Porsche, embora a marca tenha nos últimos 10 anos conquistado um público novo, introduzidos dentro do segmento SUV e carros familiares.

Veja os Porsche disponíveis no Standvirtual

BMW

Actualmente esta prestigiosa fabricante alemã continua a produzir automóveis e motas, ainda que a outrora, a BMW era também conhecida por produzir motores de aviões de guerra, até 1945.

Fundada em 1916, a BMW tem sede em Munique, também na Baviera. A divisão desportiva – BMW – M – para a preparação de modelos de desempenho e a divisão 100% eléctrica – BMW – i – para carros eléctricos plug-in, são alguns dos pontos fortes e que fazem com que a construtora continue a conquistar condutores por todo o mundo.

Relativamente ao estudo sobre as marcas mais fiáveis, podemos revelar que a BMW conquistou o 6º lugar das preferências dos consumidores. Por sua vez, o modelo BMW Série 1 ficou na 2ª posição daqueles dentro da selecção de modelos compactos e mais fiáveis. Por sua vez, o BMW Série 5 ficou igualmente em 2º lugar, no top 3 dos modelos sedan mais fiáveis.

Procura um BMW? Encontre os disponíveis no Standvirtual

Audi

Com raízes em Ingolstadt, na Baviera (Alemanha), a Audi concebe, fabrica, comercializa e distribui veículos de luxo. A marca dos quatro anéis construiu uma sóbria imagem face ao seu nome pela qualidade com que esta construtora elabora os interiores dos seus veículos.

A Audi integra a 7ª posição do recente estudo sobre as marcas mais fiáveis, sendo que o Audi A5 entrou no top 3 dos modelos sedan mais fiáveis. Na categoria SUV, o Audi Q3 conquistou o top 3 dos modelos 4×4 mais fiáveis.

Descubra todos os Audi disponíveis no Standvirtual

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz é outra fabricante global de automóveis, originária da Alemanha. Com sede em Estugarda, a marca é conhecida pelos seus veículos de luxo, desportivos, familiares mas também pelo desenvolvimento de autocarros e camiões.

Esta é uma marca polivalente detentora de um percurso bastante contributivo para a indústria automóvel. Nos últimos anos, a construtora tem gerido receitas no desenvolvimento de veículos  para um público alvo mais jovem. De acordo com os dados do estudo sobre as marcas mais fiáveis, a Mercedes-Benz ficou fora do top 10, mas alcançou a 16ª posição, num total de 37 marcas.

Mercedes-Benz à venda no Standvirtual

Volkswagen

A Volkswagen é outra das marcas alemãs de carros mais prestigiadas até aos dias de hoje. A fabricante alemã, com sede em Wolfsburg, foi fundada em 1937 pela Frente Trabalhista Alemã, sob a tutela do ditador Adolf Hitler.

Esta é a principal marca do Grupo Volkswagen, mas vale a pena lembrar que o grupo é proprietário das marcas Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Porsche, Škoda e detentora da gama de veículos pesados das marcas Scania e MAN.

No teste de fiabilidade de Janeiro de 2018, a marca alemã conquistou a 18ª posição.

Volkswagen disponíveis no Standvirtual

Opel

A Opel é outra fabricante automóvel alemã, actualmente subsidiária da fabricante francesa Groupe PSA (desde Agosto de 2017).

A marca começou por produzir bicicletas e em 1899 produziu o seu primeiro automóvel. De 1929 até 2017, a Opel era então propriedade da fabricante norte americana General Motors.

Assumidamente como uma construtora generalista na fabricação de modelos utilitários e familiares, a Opel ficou na 31ª posição no ranking das marcas mais fiáveis.

Encontre aqui todos os Opel disponíveis no Standvirtual!

Algumas das marcas automóveis japonesas mais prestigiadas

lexus

O Japão conquistou o respeito e popularidade mundial, com a sua indústria automóvel. É indiscutível que o seu alto nível tecnológicodesign segurança confiram a grande parte das suas marcas e um alto nível de fiabilidade por parte dos consumidores.

O estilo e o design é algo que pode ser subjectivo, mas sobre este aspecto, há que mencionar que, na sua generalidade, os carros japoneses sempre tiveram na sua posse uma imagem forte e caracteristicamente inspirada em animais ou formas da natureza.

Esta prática é já residente entre o povo e cultura japonesa nas práticas da arquitectura e no desenvolvimento dos produtos de rotina. A indústria automóvel acabou por dar o mesmo seguimento através de vários exemplos. Neste assunto sobre a estética, é caso para se dizer que, ou se gosta ou não se gosta seriamente de um modelo japonês.

Conheça algumas das marcas automóveis japonesas mais prestigiadas e saiba quais estão melhor posicionadas no ranking das marcas mais fiáveis.

Lexus

A Lexus é uma marca de veículos de luxo que pertence à fabricante, também japonesa, Toyota. Comercializada em mais de 70 países, a Lexus tornou-se na marca mais vendida de carros da gama premium no Japão.

Sediada em Nagoya, no Japão, a Lexus é considerada a “Mercedes-Benz” do Japão e posicionou-se no mercado mundial como uma das maiores prestigiadas marcas de automóveis japoneses.

A qualidade bastante presente em todos modelos da gama, permitiu à Lexus garantir o 1º lugar no ranking das marcas mais fiáveis sendo que o modelo Lexus CT foi considerado o 6º modelo compacto mais confiável.

Encontre todos os Lexus disponíveis no Standvirtual

Honda

Com sede em Tóquio, no Japão, a Honda é considerada como um dos maiores fabricantes de motos assim como um dos maiores produtores de motores de combustão interna a nível mundial.

A Honda é ainda conhecida por participar e ainda contribuir para os círculos de corridas da Fórmula 1 com os seus motores, possuindo ainda o seu próprio segmento de luxo, designado por Acura.

Em questão de fiabilidade, a japonesa Honda ficou em 2º lugar do ranking. O seu modelo Honda Jazz conquistou o top 10 dos melhores utilitários. Por sua vez, o Honda Insight e o Honda Civic são dos compactos mais fiáveis.

Já viu todos os Honda à venda no Standvirtual?

Toyota

A Toyota localiza-se na cidade japonesa de Toyota, anteriormente conhecida como Koromo. Ora, isto remete desde já a dimensão que esta construtora tem no seu país e no mundo, uma vez que a sua cidade natal ganhou precisamente o nome da mesma marca.

Líder de vendas de veículos eléctricos híbridos, a Toyota tem sido das maiores empresas a suportar toda a lógica de se recorrer a energias alternativas com o incentivo à adopção de carros híbridos, por todo o mundo.

A fabricante japonesa conquistou o 4º lugar no ranking das marcas de carros mais fiáveis, mas mais surpreendente é a quantidade de modelos que colocou nos melhores de vários segmentos.

Destaque para o Toyota Yaris e Toyota Aygo, que ficaram no top 10 dos melhores utilitários. O Toyota Auris destacou-se na lista dos compactos mais fiáveis e o Toyota Prius foi o sedan considerado mais fiável.

No segmento de monovolumes, o destaque foi para o Toyota Verso e nos 4×4, foi o Toyota Rav que ficou a liderar.

Descubra todos os Toyota à venda no Standvirtual

Mazda

Mazda é outra fabricante de automóveis japonesa bastante popular. Com sede em Fuchu, em Hiroshima, a Mazda é mais uma prova de que a alta qualidade dos automóveis japoneses é bem considerada, o que leva a que a reputação do Japão o torne um líder mundial neste sector.

A Mazda encontra-se na 8ª posição das marcas mais fiáveis do mercado automóvel e o modelo Mazda CX5 ficou no top 3 dos modelos 4×4 mais confiáveis.

Está à procura de um Mazda? Veja os disponíveis no Standvirtual

Subaru

Subaru é uma divisão da Fuji Heavy Industries e está sediada em Ebisu, em Tóquio. Esta é uma das fabricantes automóveis mais lendárias do Japão, cuja inovação a tornou uma marca popular na América.

A marca brilhou e conquistou várias vitórias e troféus na modalidade de Rallye nos meados dos anos 90, através dos seus míticos modelos Impreza.

É interessante revelar que esta fabricante japonesa ficou em 11º lugar no ranking das marcas automóveis mais fiáveis.

Encontre todos os Subaru disponíveis no Standvirtual

Nissan

Nissan é uma marca de automóveis sediada em em Yokohama e tornou-se bastante popular a nível mundial mas também por terras lusas.

A marca inclui algumas divisões mais particulares, como a Datsun e a Nismo, além da Infiniti – uma linha de automóveis de luxo suportada pela Nissan.

No ranking das marcas de carros mais fiáveis, a Nissan ocupa a 20ª posição. O Nissan Micra entrou no top 10 dos utilitários mais fiáveis, já o carismático Nissan Qashqai, ficou no top 3 dos piores modelos 4×4, em termos de fiabilidade.

Nissan à venda no Standvirtual

Qual escolher?

Comparar carros alemães ou japoneses é uma guerra sem justo vencedor. Podemos afirmar que ambos os países apostaram fortemente neste mercado e que os carros alemães parecem vencer na categoria do melhor desempenho, embora que os japoneses conquistam em termos de fiabilidade.

Autónomo e inteligente, o Japão e as demais construtoras japonesas têm ao seu lado o carisma, a fiabilidade, a técnica, mas principalmente têm como melhor aliado o mercado, muito graças aos seus valores competitivos, praticidade e popularidade dos carros que fabrica.

Este acaba por ser um dos seus factores mais importantes e convincentes num mercado que tem vindo a ser cada vez mais exigente e global, e em constante crescimento.

Portanto, não existe uma nação mais superior do que a outra. Existem sim dois países com uma forte presença na indústria automóvel, que merecem todo o nosso respeito e admiração pelos anos devotos que sempre inspiraram gerações a comprar e a conduzir as suas marcas.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional