Carregar carros elétricos usar aplicação ou cartão

6 min

Carregar carros elétricos: usar aplicação ou cartão?

Ao carregar um carro elétrico nos postos públicos devo pagar com cartão ou através de uma aplicação móvel? É a pergunta que se impõe à medida que aumentam as formas de pagamento no ato de carregamento nas redes de postos elétricos públicos. Por isso, vamos por partes, percebendo os prós e contras de cada um deles e explicando o que cada um oferece atualmente.

Como usar o cartão de carregamento para carros elétricos

Os Cartões de Mobilidade Elétrica são usados para utilizar os dois tipos de postos até então disponíveis: postos de carregamento rápido, os PCR, e os postos de carregamento normal, os PCN.

Os primeiros carregam veículos acima dos 22 kW, enquanto os últimos só podem ser utilizados em veículos elétricos até os 22 kW. Os cartões exigem a celebração de um contrato com um dos Comercializares de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica, os CEME. Após a assinatura desse contrato, é-lhe dado um cartão de mobilidade elétrica.

CEME que disponibilizam cartões para carregar carros elétricos: 

EDP Comercial

A empresa oferece descontos nos postos de carregamentos e vantagens no carregamento no domicílio, com uma WallBox Casa EDP, um mini posto de carregamento fácil de instalar.

Artigo relacionado: Carregar carros elétricos: o que é uma Wallbox?

Galp Power

Também a adesão a este cartão permite o acesso a descontos, quer nos postos, quer no combustível para veículos híbridos plug-in em bombas da Galp. Mas há mais… aderindo a um plano Casa Plus Mobilidade Elétrica, também a eletricidade caseira beneficia de descontos na fatura.

Prio

Esta empresa foi pioneira no fornecimento de cartões de carregamento em Portugal. As tarifas que oferece dependem dos tipos de postos, PCN ou PCR, e dos intervalos horários em que se executa o carregamento. Por exemplo, entre as 10 da noite e as 8 da manhã, o valor é significativamente mais barato.

Existem outras empresas que fazem e oferecem o mesmo serviço, como a eVaz Energy, a Bluecharge ou a Charge2Go. Todas eles oferecem descontos e tarifários mais simpáticos dependendo do horário de carregamento. É uma questão de averiguar qual lhe permite maior cobertura para aquilo que deseja e se adapta às suas necessidades.

A APP Miio Charge & Pay

Qualquer utilizador quer funcionalidade e economia de gasto. Em 2019, surgiu uma nova possibilidade de pagamento que exige, apenas, a utilização de um smartphone. A aplicação Miio Charge & Pay, por exemplo, tem um preço único por tomada e permite calcular o valor a pagar. Além disso, disponibiliza a localização dos postos de carregamento, que potência oferecem, se estão operacionais e/ou ocupados e que valores cobram ao utilizador. Como tal, torna-se possível comparar e analisar preços e planear rotas sem correr riscos.

Muito fácil de usar, esta aplicação de assinatura nacional, criada por dois estudantes da universidade de Aveiro, permite carregar o seu veículo elétrico nos mais de 1400 postos disponíveis. Para além do benefício óbvio de não ter necessidade de um cartão de um prestador energético, pode começar a carregar o seu automóvel após a instalação, sem necessitar de aguardar pelo cartão físico.

Disponível para o sistema iOS e Android, basta descarregar, indicar que veículo tem,  esclarecer como é a sua rotina de carregamento habitual e que tarifa pretende, bi-horária diária ou semanal, o que permite escolher o plano energético ideal para si. Na verdade, funciona como um cartão virtual que fica imediatamente disponível e o qual só tem de carregar com o valor que pretende.

Veja todos os carros elétricos à venda no Standvirtual

Usando a App, pode controlar tudo à distância e, no final, é informado do valor cobrado pelo comercializador, o operador e os impostos. Mas atenção… se não tiver internet ou estiver sem rede, há outra solução de recurso. A app envia, para casa, um cartão físico, sem qualquer custo, apenas para situações em que o telemóvel não está disponível (ou para postos onde a aplicação ainda não é aceite).

A opção Via Verde

Nesta corrida para oferecer facilidade e garantias aos consumidores, a Via Verde não se ficou atrás. Também ela uma criação portuguesa, depois das portagens e combustíveis convencionais, resolveu investir nos postos de carregamento elétrico.

A Via Verde eletric está disponível em toda a rede pública nacional. Basta escolher o posto em que se encontra e selecionar “carregar”. Seguindo as indicações, escolha a tomada que pretende usar, ligue ao veículo e começa, de imediato, o carregamento.

Pode ir tomar café e controlar tudo, uma vez mais, à distância de um clique: na app selecione quando quer terminar o processo de carregamento. Do mesmo modo, a aplicação oferece informação sobre os postos disponíveis à sua volta, a potência de cada um e se estão ou não a ser utilizados.

O pagamento, tal como a Via Verde convencional, é debitado na sua conta associada. O histórico dos carregamentos fica disponível na app, permitindo controlar os gastos.

E qual o melhor método?

No final do ano passado, Portugal tinha 70 mil condutores de veículos elétricos. O aparecimento de sistemas que facilitam aquilo que, para muitos, seria um problema, como o carregamento, é sinal de que o mercado está disponível para potenciar toda a frota deste tipo de automóveis.

A escolha entre cartão físico e a app é muito pessoal e tem de ser analisada consoante aquilo que cada fornecedor oferece, mas não há qualquer dúvida que, quando se fala de funcionalidade, as aplicações para telemóvel oferecem um pacote de informações e simplicidade difícil de combater. Só não pode esquecer-se que, tal como o carro, o telemóvel tem de estar… carregado.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional