BMW M3 CS O mais potente e leve de sempre

5 min

BMW M3 CS: O mais potente e leve de sempre

Uma nova variante de elevada orientação desportiva do BMW M3, denominada CS, fazendo uso do bloco de 3 litros e 6 cilindros biturbo, com mais 40 cv de potência (550 cv) face à versão Competition, faz a ponte entre este e o especialíssimo GTS, nascido para ser utilizado maioritariamente em pista.

O desportivo novo, que terá produção limitada a um número muito reduzido de unidades em todo o mundo, foi submetido a um processo de otimização das aptidões dinâmicas e das performances.

Como motor de base, a BMW utiliza o bem conhecido bloco de 3 litros e 6 cilindros em linha e duplo turbo que, nesta aplicação, recebe soluções técnicas importadas do M4 GT3 de competição (cárter mais rígido, o núcleo da cabeça do cilindro impresso em 3D e o aumento da pressão dos turbos, de 1,7 para 2,1 bar, etc…) para atingir o nível de rendimento do M4 CSL: 550 cv às 6.250 rpm, com os mesmos 650 Nm de binário máximo, mas numa faixa de rotações mais alta – entre as 2.750 e as 5.950 rpm.

A gerir todo este músculo está uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades — com repartidor de binário —, que foi otimizada para aguentar a utilização intensiva em circuito.

BMW M3 CS

À procura de um BMW novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual

Dieta rica em fibra

O BMW M3 CS é catapultado até aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos (0,2 segundos a menos do que o M3 Competition xDrive do qual deriva) e pode atingir uma velocidade máxima de 302 km/h (vs. 250 km/h, em ambos eletronicamente limitada).

BMW M3 CS standvirtual

Apesar do incremento do rendimento, o consumo médio é igual: 10,1 l/100 km. Mérito também aos princípios orientadores na sua conceção, focado na otimização do peso.

O uso de materiais muito leves, como fibra de carbono, alumínio, titânio e de polímeros de reforço da rigidez – a par de algumas peças com design mais básico, tais como os puxadores das portas, as capas dos retrovisores externos, o spoiler traseiro, o difusor aerodinâmico traseiro, as molduras decorativas do tablier e as patilhas de comando da caixa ou a consola central – foram fundamentais para permitir que esta versão do M3 acuse 1.776 kg na balança, emagrecendo quase 40 kg em relação ao seu peso do M3 Competition.

BMW M3 CS volante

Duas ou quatro rodas motrizes

Com menos peso e mais potência à disposição, a afinação do chassis também evoluiu para dar resposta a um conjunto mais ambicioso de prestações. E também a direção foi melhorada para uma reação ainda mais precisa e rápida, sobretudo em circuito. O camber das rodas mudou face ao M3 Competition e tanto as suspensões como as barras estabilizadoras ganharam um índice de elasticidade menor.

Para gerir a tração, há um diferencial M ativo no eixo posterior e o sistema de tração total xDrive com três modos de funcionamento distintos: 4WD, 4WD Sport e 2WD – este último implica desativar o controlo de estabilidade e faz com que o eixo dianteiro seja completamente desconectado para conduzir o M3 CS como um verdadeiro tração traseira.

BMW M3 CS bancos

Artigo recomendado: Corvette Z06: o V8 naturalmente aspirado mais potente em produção

Radical e sofisticado

O novo M3 CS surge com imagem a preceito. A carroçaria estreia uma nova cor exterior, Signal Green, luzes diurnas amarelas (tal como o M4 CSL), o contorno da grelha em vermelho e os elementos decorativos em fibra de carbono exposta no capot. Em alternativa, as cores metalizadas Black Sapphire e Brooklyn Grey, além da referência Frozen Solid White Individual. No habitáculo, bancos dianteiros elétricos e aquecidos com logótipos iluminados CS combinam com os cintos de segurança com as cores da divisão M, enquanto o volante desportivo está revestido em Alcantara e o tablier em couro Merino com apontamentos em vermelho Mugello.

No painel de bordo, dois ecrãs unidos no mesmo vidro curvo que servem para exibir a instrumentação (12,3 polegadas) e os dados do sistema de infoentretenimento (14,9 polegadas), com menus específicos que são específicos para a prática da condução desportiva: dados do motor e do próprio veículo, do funcionamento das ajudas eletrónicas ou da pressão e temperatura dos pneus, entre outros.

BMW M3 CS lado

As jantes, de desenho exclusivo, são nas medidas 275/35 ZR19 à frente e 285/30 ZR20 atrás, com pneus Michelin Pilot Sport Cup, existindo a opção de jantes forjadas em preto mate ou bronze dourado, sem qualquer custo adicional. Os travões carbocerâmicos também estão na lista de extras.

As primeiras unidades do novo BMW M3 CS serão entregues em março, com preços a partir de 192.700 euros, mais 60 mil euros do que o M3 Competition xDrive.

Leia também:

0 min

BMW M3 CS O mais potente e leve de sempre

BMW M3 CS O mais potente e leve de sempre

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar