Aventuras todo o terreno melhores trilhos em Portugal

5 min

Aventuras todo o terreno: melhores trilhos em Portugal

Quem tem um veículo todo o terreno, sabe bem que o maior prazer em conduzir está no off-road, longe do asfalto. Portugal é um país que oferece inúmeros cenários e locais para quem gosta da prática e não é fácil nomear todos. Deixamos, por isso, os seis trilhos que consideramos mais desafiantes em diferentes pontos do país, mas lembrando que há um número imenso de alternativas e que é só pesquisar.

Existem ainda programas elaborados por alguns clubes 4×4 ou associações ligadas ao desporto mais aventureiro, que podem guiar e orientar os menos conhecedores do terreno ou da prática. Por serras, falésias, vales ou rios, é só escolher para onde se quer “atirar”. Se gosta de ir pelo desconhecido, não se esqueça de tomar todas as precauções para não ficar perdido ou apeado. Vamos a isso!

6 trilhos para descobrir num veículo todo o terreno

Douro

Trilho todo o terreno Douro

Não é à toa que começamos por aqui, até porque, pelo caminho, vai encontrar bons locais para bebericar um bom vinho (para provar com muita moderação, claro). Subidas íngremes e encostas acidentadas é garantido. É difícil escolher um trilho em concreto, até porque são quase todos especiais. Uma das possibilidades é começar em Entre-os-Rios, munido de bons mapas, para passar pelo Peso da Régua e rumar até Foz Côa.

Outra, é começar em São João das Pesqueira, na chamada “pista dos cavalos”, e dirigir-se a Valongo dos Azeites, repleta de altos e baixos, socalcos e solavancos, para descer para Rio Torto. Um pouco mais acima, Celorico de Basto permite abusar do seu todo-o-terreno pelas serras de Fafe, Alvão e Marão. É só dar uma olhadela nos mapas e, facilmente, vai descobrir aquilo que falamos.

Peneda-Gerês

Trilho todo o terreno Gerês

Será difícil encontrar um cenário minhoto mais idílico do que este quando falamos em natureza e espaço selvagem. O circuito é acidentado, mas vale a pena para se conhecer espaços tão notáveis como a Pedra Bela ou a Portela do Homem. É um dos trilhos mais referidos e gabados por quem alia a natureza à aventura. Subir a serra Amarela é incontornável, até porque é possível tomar banho nas lagoas naturais.

Veja todos os 4×4 à venda no Standvirtual

Piódão

Trilho todo o terreno Piodão

A aldeia é um centro turístico, mas oferece, também, toda uma serra do Açor para os todo o terreno se deleitarem. Saindo de Piódão pode seguir por Barriosa, Vale Rocim e terminar na serra da Estrela; ou começar em Góis e fazer o percurso até Piódão, com alguns corta-fogos e declives acentuados. As possibilidades são, de facto, muitas, já que pode fazer um caminho circular, de Piódão passando por Foz d’Égua. Ali, encontra uma piscina natural e a margem direita da ribeira oferece as curvas da encosta. A paisagem é soberba, mas não se distraia sob pena de sair dos trilhos.

Serra de Sintra

Trilho todo o terreno Sintra

Para quem mora na capital, este é o local mais próximo a permitir os excessos de uma condução arrojada de um 4X4. O ideal é partir da lagoa Azul, percorrer toda a serra e terminar na Praia Grande. O percurso não é muito longo, mas oferece uma beleza rara – há uma paragem obrigatória: no Cabo da Roca, com a natureza à distância de um toque e um ar difícil de encontrar na cidade. As subidas e descidas são sinuosas, mas não assustam os que estão habituados a grandes riscos.

Precisa de peças para o seu todo o terreno? Faça uma pesquisa no Standvirtual

Serra da Arrábida e Sudoeste Alentejano

Trilho todo o terreno Arrábida

O Parque Natural da Arrábida, a beijar o Sado, esconde trilhos duros e com paisagens maravilhosas, sendo sempre interessante usar estes caminhos como ponto de partida ou de chegada.

Mais a sul, saindo de Vila nova de Milfontes ou Zambujeira do Mar, optando pela terra batida, é passar por Porto Covo, Sines e Comporta e desembocar em Setúbal através de Alcácer do Sal. Mas também pode descer a serra e acompanhar a linha da praia e saltar até Tróia. Ali, é seguir os trilhos beira-mar até onde bem entender.

Se quiser partir de Grândola, um pouco mais abaixo, tem como hipótese dirigir-se ao Cercal do Alentejo pelo Lousal, passando por Odemira, ficando com a Costa Vicentina, entre Odeceixe e Burgau, aos seus pés.

Algarve

Trilho todo o terreno Algarve

O interior desta zona do país é uma caixinha de surpresas. Fugindo da costa e das movimentadas localidades balneares, há uma rota interessante que começa em Castro Marim e finda na Azilheira, repleta de inclinações íngremes e descidas laterais facilmente domináveis pelo todo o terreno que conduzir. Mas há outra possibilidade que exige mais perícia no domínio do volante, a começar na serra de Monchique e que termina em Sagres.

Conselhos a reter: evite ir sozinho e tenha todo o cuidado para não destruir as dunas caso faça trilhos à beira-mar. De resto, água, rede no telemóvel, mapa, GPS e espírito de aventura. Ah!, e roupa para sujar, que há trilhos que prometem muita lama.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional