As melhores motos elétricas para a cidade

6 min

As melhores motos elétricas para a cidade

Numa era em que a eletrificação e a conetividade são palavras de ordem, o mercado das motos elétricas para a cidade começa a acelerar a mudança de paradigma, ao trocar os motores de combustão tradicionais pela tecnologia de baterias, sem beliscar a filosofia intemporal de juventude e agilidade, inovação e dinâmica.

Mostramos-lhe 5 motos elétricas perfeitas para a cidade

Vespa Elettrica

Motos elétricas cidade Vespa Elettrica

Tecnologia pode rimar com estilo. A prová-lo está a mais moderna das Vespa, combinando a modernidade elétrica e a imagem clássica, com uma vasta lista de acessórios à disposição, como os porta-bagagens dianteiro ou traseiro, as proteções cromadas, para-brisas, “top-case” e mala em couro. Na versão mais acessível, esta moto elétrica para a cidade está disponível com um motor de 4 kW de potência e um binário de 200 Nm, rendimento que está em linha com as tradicionais 50 cc, mas com um poder de aceleração muito superior.

Com autonomia para 100 quilómetros e com um tempo de carga de apenas 4 horas, a Vespa mais “verde” está equipada com um pacote de baterias de lítio com sistema de recuperação de energia durante a desaceleração e nas travagens e, para proteção da carga, um modo Eco que limita a velocidade a 30 km/h. Pelo contrário, o modo Power privilegia as performances, mas diminui a autonomia. A marca garante até 1000 ciclos de carga completos, o que corresponde até 50 a 70 mil quilómetros cumpridos em ambiente urbano, com 80% da capacidade útil.

Quanto custa uma Vespa Elettrica?

Piaggio One

Piaggio One moto elétrica cidade

A pensar num público jovem, o pré-lançamento Piaggio One decorreu em exclusivo na rede social TikTok, onde a companhia italiana apresentou os trunfos mais valorizados da sua mais recente aposta eletrificada: economia, facilidade de condução, fiabilidade e estilo. O design tipicamente italiano combina elementos de inspiração retro com linhas e equipamentos sofisticados. Dispõe de painel de instrumentos digital colorido com um sensor que permite adaptar o fundo e luminosidade às condições de luz, iluminação LED e sistema de arranque sem chave. Sob o banco há um amplo compartimento para guardar o capacete e pequenos objetos.

A nova e-scooter italiana está disponível na configuração de motor elétrico embutido na roda traseira, com potência de 1,2 kW nas versões 1 e 1+ (velocidade máxima limita a 45 km/h), ou com 2 kW de potência na versão 1 Active (velocidade limitada a 60 km/h). A marca anuncia uma autonomia máxima para 85 km em modo de condução Eco; 66 km no programa Sport.

As baterias são removíveis, com até 2,3 kWh de capacidade, demorando cerca de 6 horas para 100% da carga numa tomada doméstica de 220 volts.

Niu NQi Pro

Niu NQi Pro moto elétrica cidade

A chinesa Niu, a marca de motos elétricas mais vendida do mundo, chegou a Portugal com muito mais para oferecer do que preços supercompetitivos. O fabricante especializado em soluções de mobilidade e conectividade urbana, desenvolvidas em colaboração com marcas como a Bosch ou a Panasonic, tem uma das gamas mais completas do mercado, desde a muito acessível UPro, de desenho mais simples face às N-Serie e M-Serie, peso de 60 kg, motor Bosch de 800 W, chave inteligente e baterias Panasonic, de 5 kg de peso, até à competente NQi Pro, com motor de 3000 W e duas baterias de 35 Ah, para até 155 km livres de emissões, valor que é referencial na categoria das e-scooter.

A velocidade máxima permita é de 45 km/h. Destaque ainda para a dotação de equipamento, que inclui de série o GPS e o alarme.

Veja todas as motos elétricas à venda no Standvirtual

BMW CE 04

Moto elétrica Cidade BMW CE 04

A C Evolution foi a primeira proposta de propulsão elétrica de duas rodas que junta economia e respeito ambiental à imagem e fiabilidade da marca bávara, partilhando com o automóvel BMW i3 o tipo de baterias iões de lítio, bem como o sistema de alimentação que, a partir da corrente doméstica de 220 v, permite uma recarga completa em 4 horas, para uma autonomia a rondar a centena de quilómetros.

A inovação prosseguiu com a CE 04, de linhas bem mais futuristas e motor elétrico instalado no centro da moto, com 15 ou 20 cv, utilizáveis em quatro modos de condução: Eco, Chuva e Estrada. O modo Dinâmico está disponível em opção.

A bateria utilizada é também de iões lítio, mas agora com uma capacidade de 60,6Ah (8,9 kWh), o que significa uma autonomia para até 130 km entre carregamentos. Em termos construtivos, destaque para a configuração de chassis tubular, com um conjunto de suspensões de forquilha telescópica com barras de 35 mm à frente e amortecedor atrás, montado no monobraço oscilante.

Quanto custa uma moto BMW elétrica?

Seat Mó eScooter 125

Seat Mo eScooter 125 moto elétrica para a cidade

A primeira moto 100% elétrica da Seat, comercializada pela submarca Mó para a mobilidade urbana, tem lançamento previsto para o mercado nacional no segundo semestre de 2021. A Mó eScooter 125 está equipada com um motor de 9 kW e 240 Nm de binário, integrado na roda traseira e capaz permitir uma velocidade máxima de 95 km/h, acelerando de 0 a 50 km/h em 3,9 segundos. A autonomia ronda os 130 km com uma única carga da bateria de iões de lítio com 5,6 kWh de capacidade – a bateria é removível, pelo que pode ser carregada nos postos de carregamento públicos ou em casa, numa tomada de alimentação doméstica.

 A e-scooter da Seat tem três modos de condução, Eco, City e Sport, que influenciam a disponibilidade da mecânica, privilegiando a poupança ou as performances. A submarca Mó aposta numa gama simplificada para a eScooter 125, só disponível em três cores mate: Daring Red, Aluminium Grey e Oxygen White.

Leia também:

0 min

As melhores motos elétricas para a cidade

As melhores motos elétricas para a cidade

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional