as 3 avarias mais frequentes de um carro a gasolina

4 min

As 3 avarias mais frequentes de um carro a gasolina

Visitar uma oficina é a última coisa que o condutor quer enquanto proprietário de um veículo. Sobretudo se o período da garantia do fabricante tiver expirado. No caso de ocorrer uma avaria mecânica, o episódio pode tornar-se num autêntico pesadelo.

Seja por causa de uma batida ou devido à ocorrência de algo relacionado com a utilização, se a situação envolver ficar sem automóvel ou se o acidente não se encontrar coberto pelo seguro, gastar dinheiro equivale a uma “escala de dor” que pode ir de suportável a um trauma difícil de ultrapassar.

Neste artigo, revelamos-lhe as avarias mais frequentes de um carro a gasolina, bem como a forma de evitá-las para poupar dinheiro e dormir descansado. Até porque, como diz o adágio popular, “mais vale prevenir do que remediar”.

Artigo relacionado: Conheça os vários tipos de gasolina disponíveis no mercado

1. Centralina

Há quem lhe chame o cérebro do motor. E, na verdade, é isso mesmo. A centralina é o cérebro do motor, uma vez que é ela que se encarrega de gerir todas as suas funções eletrónicas.

Nesse sentido, se ela estiver a funcionar mal, causará vários tipos de problemas: o veículo soluçará, consumirá mais gasolina do que deveria e emitirá mais emissões do que o suposto. Será até difícil que passe numa Inspeção Técnica de Veículos.

Como detetar, então, se a centralina está danificada? O soluçar do veículo é das indicações mais claras a serem percecionadas pelo condutor. Mas também é possível que a luz indicadora de falha no motor acenda, o que tornará a causa mais evidente.

Sendo a centralina um elemento que (pelo menos inicialmente) se destina a durar a vida útil da viatura, é habitual efetuar-lhe uma reprogramação, procedimento muito mais barato do que a sua substituição.

2. Catalisador

Pense na utilização que dá ao seu carro a gasolina. Efetua, na maioria das vezes, viagens curtas, na cidade e em ritmo lento? Nesse caso, está potencialmente a colocar em risco a saúde do conversor catalítico do veículo.

Artigo relacionado: O que é e como funciona o catalisador

Conduzir sob essas condições pode fazer com que o conversor catalítico fique saturado, o que acabará por causar problemas e poderá levar mesmo à sua substituição, intervenção que está longe de ser barata.

A boa notícia é que existe uma forma relativamente simples de resolver o problema, caso o ponto de não retorno não tenha sido alcançado: faça um trajeto mais longo que o normal e acelere mais do que o habitual. Se as velas estiverem em mau estado, a situação será semelhante, embora a substituição destas seja muito mais acessível do que a mudança de catalisador.

3. Injetores

A sua função é crucial: introduzir a quantidade correta de combustível no motor para que este funcione como deve ser quando se pisa o pedal do acelerador ou quando é requisitada potência. Se não for esta a reação, então o comportamento do carro não está correto.

Por que razão tal ocorre? Porque há acumulação de sujidade que entope os bicos, impedindo, desta forma, de entrar na câmara de combustão a quantidade de gasolina adequada.

Esta é das avarias mais frequentes num carro a gasolina. Além disso, não é propriamente barata de resolver, sobretudo se tiverem de ser substituídos todos os injetores em simultâneo.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar