Apple CarPlay Android Auto

5 min

O que é o Apple CarPlay e o Android Auto

Tanto o Android Auto como o Apple CarPlay são sistemas operacionais que, ao se ligarem ao sistema de informação do carro, permitem controlar algumas das funções de um smartphone por meio de comandos de voz ou no painel do veículo, tendo acesso a um vasto leque de informações, como mapas, direções, chamadas, contactos, mensagens, música, entre outras. Mas, como funcionam exatamente, quais as suas vantagens e o que os distingue?

Assim que se liga um telemóvel ao veículo através de um daqueles sistemas operativos, passa a ser possível controlar o telefone por comandos de voz, através do ecrã tátil do sistema de info-entretenimento ou com os comandos no volante. Já o nível de controlo assim como a gestão das funcionalidades pode variar de marca para marca e até de nível de equipamento.

Diferença entre Apple CarPlay e o Android Auto

Mas o mais importante a reter é que o Apple CarPlay é específico para iPhone (é necessário a versão 5 ou superior) e contém as funcionalidades da Apple, enquanto o Android Auto é válido para a maioria dos restantes smartphones desde que equipados com a versão Android 5.0 (Lollipop) ou superior, dando acesso à gama de oferta de funcionalidades da Google.

 
Procura um carro mais recente? Faça uma pesquisa no Standvirtual

 
É comum os fabricantes automóveis integrarem os dois sistemas, sendo assim possível conectar tanto um iPhone como um android. No entanto, pode acontecer um dos sistemas estar indisponível – antes de decidir a compra do automóvel verifique a compatibilidade com o seu smartphone.

Vantagens do Apple CarPlay e Android Auto

A principal vantagem de ambos os sistemas é manter os olhos na estrada e as mãos no volante, sobretudo quando se sabe que uma das causas atualmente de acidente rodoviário é precisamente o manuseamento do telemóvel. No entanto, cada sistema tem as suas mais-valias e a sua escolha depende do que se valoriza em termos de aplicações – é a este nível que se dá a maior diferença.

Por exemplo, enquanto o Android Auto recorre ao Google Maps, o Apple CarPlay vai usar Apple Maps. No entanto, ambos vão funcionar de forma idêntica: indica-se um endereço e a aplicação vai tratar de encontrar o melhor trajeto, tendo em conta a distância e o tipo de caminho, mas, por estar ligada em tempo real, também o tempo de demora do trânsito, a existência de acidentes ou até de obras na via.

Seja qual for o sistema operativo, aplicações como o Spotify, para ouvir música ou os podcasts preferidos, ou o WhatsApp, para ler e até para escrever (dita-se e o sistema escreve sozinho) e enviar mensagens, funcionam sem que se tenha de tocar no telemóvel. A gestão pode ser feita no ecrã tátil, nos comandos do volante ou, em alguns casos, por voz.

O Apple CarPlay prepara-se para oferecer uma nova vantagem, para quem adquira determinados modelos automóveis em 2021: a capacidade para, através do iPhone, abrir e até ligar o carro. Dessa forma, é possível partilhar o veículo com as pessoas que se quiser, criando perfis de condutores.

Desvantagens de comprar um carro com Apple CarPlay ou Android Auto

Se por um lado, os dois sistemas operativos foram criados para proteger o momento de condução de distrações, por outro, toda a tecnologia de infoentretenimento associada hoje ao automóvel coloca o ato de conduzir em segundo plano. E há até quem diga que os sistemas feitos para manter os olhos na estrada são os principais culpados por os automobilistas parecerem cada vez mais alheados do que se passa à sua volta.

Artigo relacionado: As infrações que retiram mais pontos à carta de condução

Tanto a Apple como a Google não baixaram os braços perante esta suposta desvantagem e têm vindo a trabalhar os assistentes virtuais de forma a que tudo funcione recorrendo apenas a comandos de voz e cada vez de forma mais intuitiva.

No entanto, apesar de ambos os sistemas ao Android Auto ou Apple CarPlay incluirem diversos controlos que evitam tirar os olhos da estrada, (comandos de voz, comandos por gestos ou através do volante) na realidade todas estas funcionalidades podem causar distrações ao volante.

Um aviso, porém: no caso do Android Auto, o Google Assistant, que se aciona dizendo apenas “Hey Google”, está disponível em apenas alguns países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, EUA, França, Índia e Reino Unido. Em Portugal, o assistente virtual, que desde há um ano começou a falar na língua de Camões, encontra-se ainda em fase de testes.

Também a Siri da Apple ainda não está disponível em Portugal, uma das melhorias que os utilizadores da Apple aguardam com alguma ansiedade e que esperam integrar o upgrade previsto para 2021.

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional