Alpine A110 R um brinquedo para adultos

5 min

Alpine A110 R: um brinquedo para adultos

A Alpine, fundada em 1955 por Jean Rédélé, à época concessionário da Renault, pode não ter a dimensão das marcas de referência no segmento dos desportivos, mas o seu currículo é verdadeiramente notável, incluindo títulos no Mundial de Ralis e até uma vitória em Le Mans.

O A110, inspirado no carro homónimo que a marca produziu nas décadas de 60 e 70 (dois exemplares ganharam o Rali de Portugal, em 1971 e 1973), relançou o construtor de Dieppe no mapa da indústria automóvel, mas o espírito e a tradição da marca na competição celebra-se neste novo R mais do que em qualquer outro.

O A110 R tem construção em alumínio, motor mais potente do que o instalado nos outros desportivos e mantém as dimensões compactas (4,18 m) e a arquitetura de sempre, com motor central-traseiro e tração posterior, características que explicam a agilidade e a rapidez para ombrear com concorrentes como Porsche 718 Cayman & Cia.!

Alpine A110 R

Quanto custa um Alpine? Descubra os vários modelos no Standvirtual Novos

Carro de corrida homologado para estrada

Mais baixo, mais rápido e mais dinâmico, o A 100 R é um brinquedo para adultos. Na base conta com o mesmo motor 1.8 turbo do Alpine A 110 S, com os mesmos 300 cv e 340 Nm, mas agora com ainda menos lastro para puxar.

O A 110 R recupera os princípios que explicam as credenciais dinâmicas acima da média e o prazer na condução dos Alpine. Através da utilização de fibra de carbono em vários componentes do carro a marca conseguiu reduzir 32 kg ao peso do A110 S (só no capot dianteiro a poupança foi de 2,9 kg, enquanto o conjunto das quatro jantes especiais em carbono ficou 12,5 kg mais leve e até no vidro traseiro, em fibra, a Alpine conseguiu ganhar uns gramas). Tendo em conta toda a dieta do A110 R, atingiu-se um valor de 1082 kg, o que dá uma relação peso/potência de cerca de 3,6 kg/cv.

Alpine A110 R tras

Além disso, a massa apresenta-se repartida quase equitativamente pelos dois eixos (44-56%), característica que beneficia a dinâmica. O centro de gravidade muito baixo e a suspensão com desenho de triângulos duplos sobrepostos afinada para a condução em circuito fazem o resto.

Visual exclusivo

O A110 recorda-nos o modelo original da década de 1960, desde os faróis adicionais na dianteira ao nervo central sobre o capot e também na traseira, onde sobressaem os farolins instalados horizontalmente. O volante tem revestimento em pele, mas apenas parcialmente, e inclui o botão Sport para seleção de três modos de condução (a apresentação do painel de instrumentos, digital, muda em função do programa ativo). Destes, o programa Track é aquele que permite maior liberdade de movimentos e a possibilidade de desfrutarmos de mais da agilidade, estabilidade, precisão e capacidade de tração do carro.

Alpine A110 R frente

Ainda entre os elementos exclusivos do A 100R, destaca-se o grande aileron traseiro do tipo “pescoço de cisne”, chamado assim por ter a asa em plano ligeiramente inclinado e com os suportes curvos, os splitters e as saias laterais com autocolante ‘Do not Walk‘, iguais aos que encontramos nas asas dos aviões. Só que este Alpine é para voar baixinho…

Com menos lastro para a mesma potência, o A100 R acelera até à velocidade máxima de 285 km/h, enquanto a medição de 0 a 100 km/h arruma-se em apenas 3,9 segundos, ativando-se a função de arranque da caixa automática de dupla embraiagem de 7 velocidades.

Alpine A110 R interior

Artigo recomendado: Lexus RX: o luxo está nos detalhes

Convite a acelerar

Na fórmula do fabricante de Dieppe, mais peso, só mesmo aquele que resulta do trabalho eficiente da aerodinâmica, especialmente otimizada para a condução muito desportiva, nomeadamente para a obtenção de uma superior força descendente (downforce) a alta velocidade, permitida pela generosa asa traseira. Este elemento permite somar 29 kg de apoio à já elevada carga aerodinâmica da última versão Aerokit do A 110 S.

Alpine A110 R standvirtual

Depois, ainda para otimização do comportamento, a Alpine procedeu a ajustes nas ligações ao solo. A suspensão foi rebaixada 10 mm, mas os amortecedores ajustáveis permitem rebaixar outros 10 mm para cenários de circuito. Além da suspensão, a rigidez dos amortecedores também é regulável.

Os pneus são Michelin Pilot Sport Cup 2 nas medidas 215/40 R18 à frente e 245/40 R18 no eixo traseiro motriz. E o sistema de travagem é desenvolvido e produzido pela Brembo em exclusivo, para oferecer muita potência com resistência à fadiga. Estas qualidades, combinadas, formam um verdadeiro convite a “esmagar” o pedal do acelerador. Venham as curvas!

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional