Novo Alfa Romeo Tonale SUV Standvirtual

5 min

Alfa Romeo Tonale: o tão aguardado SUV finalmente chegou

Um automóvel para honrar uma história desportiva e reafirmar o ADN dinâmico pelo qual a Alfa Romeo conseguiu uma reputação em termos globais. O Alfa Romeo Tonale, que chega no verão a Portugal, resume o que a marca perspetiva para o futuro.

Design do Novo Alfa Romeo Tonale

Novo Alfa Romeo Tonale frente Standvirtual

Se há algo que distingue a Alfa Romeo é o design, pelo qual qualquer modelo é facilmente reconhecido. No caso do Tonale, não foi necessário alterar muito do que já tinha sido apresentado no protótipo e que permite adivinhar como se desenhará a gama futura: faróis em forma de curva sinusoidal, jantes de cinco orifícios, painel de instrumentos do tipo telescópico e volante desportivo de três raios são alguns traços que deverão conquistar um lugar cativo.

Na frente, destaque para os faróis dianteiros, com matriz adaptativa Full-LED, que garantem as luzes diurnas, os indicadores dinâmicos de mudança de direção e a funcionalidade de boas-vindas e de despedida. Além disso, permitem que os médios se adaptem automaticamente as condições exteriores e gere os máximos para que não haja risco de encandeamento.

Veja os preços para os Alfa Romeo novos no Standvirtual

Interior do novo Alfa Romeo Tonale

Novo Alfa Romeo Tonale interior Standvirtual

No interior, multiplicam-se detalhes em alumínio, enquanto nos materiais para os revestimentos se optou pelo couro e alcântara, o que, em conjunto, confere um ambiente desportivo.

Além disso, a arrumação do tablier promete que o condutor não tenha de desviar os olhos da estrada por mais do que microssegundos.

Para os restantes ocupantes, a marca italiana do conglomerado Stellantis promete conforto.

Veja todos os Alfa Romeo usados à venda no Standvirtual

Motores disponíveis no novo Alfa Romeo Tonale

Alfa Romeo Tonale Standvirtual

Na Alfa Romeo, “reinventar a desportividade para o século XXI”, uma intenção celebrada aquando a revelação do Tonale, passa pela eletrificação. Por isso, entre as mecânicas propostas pelo SUV do segmento C, que pretende ser uma alternativa premium a propostas alemãs como Audi Q3, BMW X1/X2 e Mercedes GLA, brilham as que contam com energia elétrica: há uma híbrida e outra híbrida plug-in com tração integral.

O Tonale híbrido vai contar com um motor de combustão interna de 1,5 litros a gasolina que se associará a um sistema de propulsão híbrido de 48 Volts, com 15 kW de potência e 55 Nm de binário, sendo este último capaz de transmitir energia às rodas mesmo quando o bloco térmico se desliga, o que, defende a marca, permitirá poupar substancialmente em consumos e emissões. O conjunto debita 160 cv.

Já declinação de ligar à corrente, com uns expressivos 275 cv, foi apresentado como capaz de percorrer 80 quilómetros em circuito urbano sem gastar uma gota de gasolina, o que, a confirmar-se, o torna elegível para que as empresas beneficiem da Fiscalidade Verde.

Artigo relacionado: Carros híbridos: vantagens e desvantagens

No catálogo, haverá ainda um bloco a gasóleo de 1,6 litros e 130 cv, capaz de desenvolver um binário máximo de 320 Nm, o que lhe permitirá performances razoáveis e um bom equilíbrio entre prestações e consumos, mas também emissões.

Novo Alfa Romeo Tonale em estrada

Novo Alfa Romeo Tonale Standvirtual

Não haja grande dúvidas de que a Alfa Romeo se preparou convenientemente para puxar pelos galões da desportividade. Nesse sentido, o carro chega com uma distribuição de peso muito equilibrada, beneficiando de uma suspensão independente do tipo McPherson, tanto à frente como atrás, e de uma direção extremamente direta.

Para sensações verdadeiramente desportivas, as patilhas de alumínio no volante, para comando sequencial da caixa de velocidades, prometem apimentar a experiência.

Na hora de travar, o Tonale conta com um sistema by wire da Brembo.

Tecnologias no novo Alfa Romeo Tonale

Novo Alfa Romeo Tonale interior

Um dos destaques com a chegada do Tonale é a estreia de um certificado digital NFT (non-fungible token), que, baseado na tecnologia “blockchain”, certifica o automóvel no momento da aquisição. Com isto, a Alfa Romeo espera proteger o valor residual do veículo que, muitas vezes, pode ditar a decisão por outro emblema. Em paralelo, para acabar com o mito da fraca fiabilidade, o tempo de garantia de fábrica foi esticado para cinco anos (as baterias têm garantia de oito anos ou 150 mil quilómetros).

Artigo relacionado: Falta de fiabilidade da Alfa Romeo: verdade ou mito?

A tecnologia não se fica pelo certificado digital NFT, havendo uma forte aposta na conectividade, quer em termos de hardware como de software. O num novo sistema de infoentretenimento, que a marca garante ser mais rápido no processamento, vai surgir em dois ecrãs TFT que, em conjunto, somam 22,5’’.

O sistema será capaz de receber as atualizações necessárias “over-the-air” e, garante a Alfa Romeo, é compatível com o assistente Amazon Alexa. Em termos de tecnologia associada à condução, o Tonale será equipado com sistemas autónomos de nível 2, o que significa que chegará com assistentes que podem tomar conta da direção, aceleração e travagem, podendo o condutor até tirar as mãos do volante (mas apenas por alguns segundos).

Preços e data de lançamento do novo Alfa Romeo Tonale

Ainda sem preço estipulado, o novo Alfa Romeo Tonale chegará ao mercado português no início do verão.

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional