Audi A6 Avant e-tron concept

4 min

A6 Avant e-tron concept: a nova carrinha elétrica da Audi

Em abril do ano passado foi apresentado o conceito do Audi A6 e-tron. Agora, a Audi lançou o seu mais recente concept, o Audi A6 Avant e-tron,  uma carrinha orientada para a produção que ilustra a síntese da tecnologia de condução pioneira com um design tradicional da Audi: o Avant.

Tal como o Audi A6 e-tron, o A6 Avant e-tron possui um sistema de condução exclusivamente elétrico, baseado na plataforma PPE (Premium Platform Electric). Os seus 4,96 metros de comprimento, 1,96metros de largura e 1,44 metros de altura, não o impedem de se apresentar com um design ainda mais arrojado e desportivo.

Embora seja apenas um concept, a marca assegurou que as alterações na versão definitiva face ao protótipo apresentado serão apenas pormenores, pelo que se pode esperar que a versão definitiva seja bastante semelhante ao conceito apresentado.

Veja todos os modelos elétricos novos da Audi

O que esperar do conceito Audi A6 Avant e-tron

Design Desportivo

Projetado para o futuro até o último detalhe, o Audi A6 Avant e-tron concept utiliza o design atual da Audi, adicionando elementos emblemáticos da versão e-tron, como a ousada grelha e-tron Singleframe. O design deste conceito concentra-se essencialmente em proporções desportivas, contornos suaves e uma aerodinâmica eficaz.

Iluminação

O Audi A6 Avant e-tron concept utiliza o mesmo sistema de iluminação do protótipo apresentado em 2021, recorrendo à tecnologia Digital LED Matrix para os faróis dianteiros e elementos digitais OLED com arquitetura tridimensional para a faixa luminosa traseira. Estas tecnologias abrem portas para novas possibilidades de iluminação como, por exemplo, projetar imagens numa parede através dos faróis dianteiros.

Plataforma inovador

A plataforma PPE (Premium Platform Electric) foi projetada exclusivamente para ser utilizada em automóveis elétricos, pelo que este novo concept pode usufruir ao máximo de todos os benefícios desta tecnologia, como o módulo de bateria entre os eixos que suporta cerca de 100 kWh de energia na versão Avant do A6 e-tron.

O uso de toda a base do veículo permite obter um layout relativamente plano para a bateria, o que significa que será possível usar esta plataforma tanto para veículos altos, como os SUV, como para veículos mais baixos, como este novo concept da marca alemã.

Líder de carregamento

O grande ponto crucial do conceito Audi A6 Avant e-tron e de todos os futuros modelos de PPE será a tecnologia de carregamento de 800 volts. Esta tecnologia possibilita tempos de carregamento que se aproximam de uma paragem convencional num posto de abastecimento para reabastecer um carro movido a gasolina ou gasóleo.

Em apenas 10 minutos, será possível carregar a bateria para alimentar o carro para mais de 300 Km e, em menos de 25 minutos, carregar a bateria de 100 kWh dos 5% aos 80%.

Artigo relacionado: Quanto tempo demora a carregar um carro elétrico?

Para além dos incríveis tempos de carregamento, os modelos da família Audi A6 e-tron apresentam-se como carros perfeitos para viagens mais longas. Dependendo do sistema de condução escolhido e da potência, o do Audi A6 Avant e-tron concept terá um alcance de cerca de 700 Km, tornando-o um carro perfeito não só para as viagens diárias, como ir e voltar do trabalho ou uma ida ao supermercado, como para viagens mais longas.

Aceleração

Em termos de qualidades dinâmicas, este concept 100% elétrico supera os seus rivais com motores de combustão. Para isso, conta com dois motores elétricos que disponibilizam uma potência total de 476 cv e um binário máximo de 800 Nm.

Relativamente à aceleração, deverá atingir os 100 km/h em menos de 7 segundos. Nos modelos de alto desempenho, a aceleração poderá ser reduzida para menos de 4 segundos.

Quando estará disponível?

A versão definitiva do Audi A6 Avant e-tron será apresentada em meados de 2023.

Em 2024 será já possível obter este novo modelo, uma vez que a produção em série terá início logo no início de 2024.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional