8 sinais altura de trocar de carro

6 min

8 sinais de que está na altura de trocar de carro

Também nos automóveis, a velhice é um posto. No entanto, a terceira idade nunca é muito bem recebida neste setor. Quando envelhece, o carro tende a avariar com maior frequência e a necessitar de maiores cuidados de manutenção, pelo que o orçamento familiar passa a ficar mais curto.

Ao identificar cedo os sinais que indicam que está na altura de trocar de carro, é possível economizar dinheiro na reparação e obter um valor superior na venda da viatura usada. Neste artigo, revelamos-lhe 8 sinais que demonstram que chegou a hora de dizer adeus ao seu companheiro de quatro rodas.

O carro está sempre a dar problemas

É normal um carro avariar de vez em quando, especialmente se for antigo. As causas mais comuns estão relacionadas com bateria descarregada, cabos de embraiagem danificados ou falta de óleo no motor. Problemas que, na maioria dos casos, podem ser facilmente resolvidos por um mecânico.

No entanto, se o seu carro avariar com poucos meses de intervalo ou até com maior frequência, talvez seja melhor começar a procurar um carro novo. Substituir, regularmente as principais peças, como o escape ou o radiador, pode ser dispendioso.

Artigo recomendado: ANECRA avisa que preço das reparações automóveis vai aumentar

Visitas frequentes à oficina para reparações ou substituições de componentes consumem tempo e dinheiro. Se o seu carro começar a tornar-se num “poço sem fundo”, deve mesmo considerar aplicar esse dinheiro na compra de outro veículo.

Uma reparação única ficará, provavelmente, mais barata do que comprar outro carro. Faça as contas ao número de vezes que o carro avariou nos últimos meses. Se houver um problema recorrente com o carro, o custo total das reparações durante um período pode superar o preço da compra de carro.

Passa a vida no posto de combustível

Se o seu carro precisa de ser reabastecido constantemente e caso note uma diminuição na aceleração e potência, tal pode significar que a bomba de combustível está danificada. Arranjar este componente ou instalar um novo pode ser dispendioso.

À medida que chegam ao mercado carros mais recentes, a sua eficiência de combustível tende a ser melhor do que a dos modelos mais antigos. Se a eficiência de combustível do seu carro já não é o que era e se passa a vida no posto de combustível, significa que está na altura de trocar de carro.

O seguro continua a aumentar

Quanto mais velho o seu carro fica, maiores são as probabilidades de avariar. A seguradora pode começar a olhar para o seu carro como uma responsabilidade acrescida e, provavelmente, aumentar-lhe-á o valor da apólice para continuar a prestar-lhe o serviço.

Se o seu carro está a ficar velho e se os custos com ele relacionados continuam a aumentar (preço das reparações, do seguro e do combustível), talvez seja melhor trocar de carro.

Tem muitos quilómetros

Passando a barreira dos 100.000 km, as probabilidades de surgir uma avaria aumentam exponencialmente. Geralmente, é depois do conta-quilómetros chegar aos seis dígitos que o carro começa a dar problemas.

Procura um carro novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual

Velas de ignição, corrosão do líquido de refrigeração ou turbulência na câmara de combustão, são apenas alguns exemplos de avarias. Se o seu carro já ultrapassou os 100.000 km, está na altura de começar a despedir-se dele, sobretudo se ele não tiver sido tratado com carinho ao longo dos anos.

Já não cumpre as normas de emissões

Se o seu carro não passa no teste de emissões no centro de inspeção técnica de veículos e se já não consegue reduzi-las para cumprir as normas, é outro sinal de que chegou a hora de dizer adeus ao seu carro.

Alguns proprietários de automóveis podem investir em tecnologias, como a solução AdBlue, para reduzir as emissões dos seus modelos Diesel, mas essas tecnologias podem ser onerosas. Trocar um filtro de partículas saturado, por exemplo, pode custar mais de 1000€.

À medida que as normas de emissões se tornam mais rígidas, pode ser do seu interesse procurar um carro que esteja em conformidade com padrões mais atuais. O ambiente agradece.

Não oferece segurança

Um carro que avaria muitas vezes não transmite confiança para ser conduzido. Mais: é potencialmente perigoso se algo acontecer na estrada. Também pode sentir-se inseguro se não existirem muitos dispositivos de segurança a bordo.

Os carros modernos oferecem recursos de segurança adicionais, como travagem automática de emergência, cruise-control adaptativo, alerta de colisão frontal, aviso de saída de faixa, aviso de ângulo morto e câmaras, só para citarmos alguns exemplos. Mais um sinal para trocar de carro.

Não combina com o seu estilo de vida

As mudanças no estilo de vida são perfeitamente normais e acontecem frequentemente. Mudança de emprego, aumento do agregado familiar e necessidade de mais ou mesmo espaço são algumas das razões que levam as pessoas a considerar trocar de carro.

Se sente que precisa de um carro diferente que melhor se adapte às suas novas circunstâncias, existe no mercado uma panóplia de modelos de vários estilos e configurações que darão resposta ao que procura.

Tem um aspeto velho

À medida que o seu carro envelhece, quer o habitáculo quer o exterior começam a evidenciar sinais de desgaste. Normalmente, os assentos de tecido rasgam ou a espuma fica danificada e o para-brisas fica lascado. Também pode haver sinais de danos no tablier, painéis das portas ou forro do tejadilho.

A quantidade de danos também depende da forma como o carro foi utilizado e mantido ao longo dos anos. Se transportou animais de estimação no carro, os rasgões e marcas podem ser visíveis. Se fumar no carro era uma prática frequente, podem existir queimaduras de cigarro nos bancos ou revestimentos.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional