8 dicas para manter as crianças entretidas no carro

4 min

8 dicas para manter as crianças entretidas no carro

Longas viagens com crianças a bordo pode ser dos maiores desafios de quem decide aumentar a família: ora porque estão aborrecidas, ora porque está frio, ora porque está calor. Depois há os “mãe, tenho fome”, “pai, preciso de ir à casa de banho”… E, claro, os clássicos “já chegámos” e “falta muito”, que começam assim que viramos a esquina da nossa rua. Tudo isto para os progenitores sortudos. Para os outros – e não são poucos – há ainda os enjoos por causa do movimento (cinetose), tão comuns em crianças entre os 2 e os 12 anos.

No entanto, há muita coisa que se pode fazer (ou evitar) para tornar as viagens menos desagradáveis.

1. Saia com tempo

Com crianças, não vale a pena fazer a viagem com o tempo apertado, até porque há sempre imprevistos. Além disso, se para um adulto é recomendável fazer uma pausa a cada duas horas, para uma criança o ideal será esticar as pernas a cada cem quilómetros (a não ser que a mesma adormeça; nesse caso, é aproveitar para fazer estrada).

2. Leve o farnel

Caso as crianças sofram de cinetose, que acontece quando o cérebro recebe informações desencontradas da visão, do ouvido interno e dos nervos periféricos em relação à movimentação do corpo, ignore este ponto: não será uma boa ideia comerem nem durante nem imediatamente antes de iniciarem a jornada. Se não for esse o caso, equipe-se com um kit alimentar de emergência: bolachas, fruta, barras de cereais. E água, claro.

Artigo relacionado: Como prevenir o enjoo das crianças no carro

3. Aposte no conforto

Quando as crianças adormecem em viagem, é um sossego. E isso não acontece ao calhas. Será mais fácil que adormeçam se tiverem consigo elementos que garantam o conforto: uma almofada, o peluche preferido, uma mantinha… Vale a pena tê-los a postos. Além disso, claro, invista em cadeirinhas de retenção confortáveis e adequadas à idade e peso. Para miúdos que já dispensem até bancos elevatórios, tenha-os em conta na altura de escolher um automóvel: nem todos os bancos traseiros são confortáveis para uma longa viagem.

4. Crie uma playlist

As suas crianças não adormecem nem sofrem enjoos, mas, como é natural, aborrecem-se ao fim de algum tempo? Tente criar uma playlist com canções que todos consigam acompanhar e ao gosto dos petizes. Cantar ao longo do percurso pode tornar a viagem aparentemente mais curta.

5. Brinquedos

Uma das formas de entusiasmar as crianças para a viagem que se avizinha pode passar por lhes dar a missão de arrumarem uma mochila com objetos ao seu gosto. Depois, é deixar que essa mochila viaje no banco traseiro e não na mala do carro. Verá que a garotada encontrará forma de se entreter num instante.

Artigo relacionado: 8 dicas para uma viagem de férias mais segura

6. Jogos

Com crianças pequenas, invente jogos simples como procurar carros de uma determinada cor, uma conjugação de números ou de letras nas matrículas dos automóveis com que se cruzam na estrada. Com os pequenos com mais idade, aposte no clássico “Stop”: é escolher categorias e depois deixar a roleta do pensamento ditar a letra. É animação garantida!

7. Filmes

Um leitor de DVD é, para quem o escolhe entre os opcionais, provavelmente a melhor decisão da sua vida. Um filme poderá levar os miúdos até um mundo de fantasia e acalmar a ansiedade durante o tempo que dura.

8. Videojogos

Será sempre um último recurso e apenas a ter em conta com crianças que não enjoam. Ainda assim, em tempo de guerra não se limpam armas e não faz mal contornar um pouco as regras e salvar a viagem com um smartphone ou um tablet. Pelo sim, pelo não, leve-os consigo – poderão ser a sua tábua de salvação a um qualquer momento.

Leia também:

7 estradas para fazer uma road trip em Portugal

5 parques para autocaravanas em Portugal

Os carros mais seguros de 2020

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional