7 dicas para conduzir um carro novo

4 min

7 dicas para conduzir um carro novo

Conta-quilómetros a zero, pintura a brilhar e aquele cheiro tão característico de carro novo. A aquisição de um automóvel sem donos anteriores continua a ser um sonho para muita gente. Mas é importante ter os cuidados que uma viatura nova merece. Por isso, siga à risca os conselhos que reunimos para si.

No entanto, a maioria destas dicas aplica-se a mecânicas térmicas ou mesmo híbridas. Um automóvel elétrico não vai carecer de tantas atenções no início de vida.

  1. Estude a posição de condução

Nem sempre a posição adequada num veículo é confortável noutro. Ainda antes de se fazer à estrada, perca algum tempo a perceber como deve ajustar o banco no seu carro novo, tanto longitudinalmente como a reclinação do encosto. Depois, arranje os espelhos de forma a garantir uma visibilidade de excelência.

  1. Não abuse do acelerador

Acabadinho de sair do stand, sobretudo se o automóvel que se foi buscar é rico em cavalos, a tentação de se acelerar é grande. Mas refreie o impulso. É que as várias peças que compõem o seu automóvel estão a mexer-se e a encontrar-se quase pela primeira vez. E é preciso dar tempo para que o óleo faça o seu papel lubrificante, que permite minimizar o desgaste. Acelere com tranquilidade, trocando de relação sem deixar que as rotações subam além das 2500/3000 por minuto.

  1. Mude o óleo

Assim que percorrer uma centena de quilómetros, pondere trocar o óleo, já que é comum o primeiro ficar rapidamente repleto de detritos. Repita a troca ao fim de dois ou três mil quilómetros. Depois, bastará fazer as mudanças programadas. Mas não se esqueça: quando mudar o óleo faça também a troca do respetivo filtro.

Artigo relacionado: Os carros novos ainda devem fazer rodagem?

  1. Programe um passeio

Com materiais e óleo de melhor qualidade, hoje em dia as marcas não recomendam a rodagem como um procedimento obrigatório. Mas continua a ser uma boa ideia levar o carro para a estrada e dar um longo passeio, sem pressas.

Uma volta maior com o automóvel novo não só vai ajudar os sistemas a equilibrarem-se como vai permitir que se adapte mais depressa à viatura.

  1. Desligue o cruise control

Durante a viagem, deixe que o óleo do motor atinja a temperatura ideal antes de começar a puxar pelo carro. Como não é aconselhável manter a mesma rotação durante um longo período, evite ir para as auto-estradas e não ligue o cruise control (poderá testá-lo mais tarde).

  1. Mantenha a rotação debaixo de olho

Na estrada, mantenha a rotação abaixo das 2500 rpm se se tratar de um diesel e das 3000 se tiver em mãos um gasolina. No caso de um híbrido plug-in, use o modo de poupança da energia eléctrica e concentre-se no modo a combustão durante os primeiros tempos.

Vai vender o seu carro usado? Anuncie-o já no Standvirtual!

  1. Evite travagens bruscas

Também as pastilhas precisam de algum tempo até se adaptarem. Para prolongar o tempo de vida destes componentes, evite travagens bruscas e opte por antever situações, permitindo usar a desaceleração antes da travagem.

No caso dos carros elétricos, que não precisarão da maioria destes cuidados, tenha atenção ao tratamento que dá às baterias ao longo do seu ciclo de vida. Ou seja, evite os carregamentos rápidos, usando-os apenas em caso de necessidade. O mesmo se aplica às mecânicas híbridas de ligar à corrente.

Respeitando estes passos, certamente que o seu carro zero quilómetros permanecerá novo durante muito tempo.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional