6 vantagens em comprar um carro usado

4 min

6 vantagens em comprar um carro usado

Sonhar com um conta-quilómetros a zeros é muito comum. Mas nem sempre os sonhos são compatíveis com a realidade, além de muitas vezes não representarem a melhor e mais razoável solução, que poderá estar num usado.

Antes, perceba do que se trata: um usado é um carro que tenha mais de dois anos ou mais de 50 mil quilómetros. Se tiver menos tempo e menos rodagem também pode acontecer entrar na categoria se estiver maltratado ou se esteve envolvido num acidente. Mas, cuidado: poderá tratar-se de um salvado, e nesse caso as condições serão distintas. Por exemplo, um salvado poderá ter sofrido danos que comprometeram a estrutura. E, nesse caso, não será certamente um bom negócio.

Aliás, optar pelo mercado de usados pode constituir uma excelente oportunidade de negócio, desde que se tenham alguns cuidados. Por isso, tome nota das vantagens de comprar um usado.

Interessado num carro usado? Faça uma pesquisa no Standvirtual

Ter mais por menos

Adquirir um automóvel em segunda mão (ou mais) pode ser uma chance para conseguir ter à porta o modelo com que sempre sonhou, mas que estava fora do seu orçamento.

Também conseguirá aqueles extras que num carro novo fazem a conta disparar, mas que num usado fazem pouca diferença.

Até poderá ter o vendedor a tentar inflacionar o preço por causa do ar condicionado automático, pela navegação incluída ou pelo tejadilho panorâmico. Mas o mais provável é que acabe por aceitar negociar o preço do veículo, desde que não perceba o quão satisfeito o comprador está com o achado.

Limitar o endividamento

Um automóvel usado irá exigir um orçamento menor e, mesmo que não tenha a quantia toda e necessite de recorrer a algum tipo de financiamento, este não será tão elevado a ponto de ficar com uma dívida impossível de pagar, ao mesmo tempo que se minimiza o risco de descapitalização.

A desvalorização é menor

Costuma-se dizer que um carro novo começa a desvalorizar no instante que sai do stand. E não é pouco. Cerca de 10% do seu valor é perdido no instante que dá à chave pela primeira vez – dinheiro deitado à rua, diz quem defende que um usado é um melhor negócio.

E tem razão: um usado não só não sofre esse tipo de depreciação, como até, por vezes, depois de um jeitinho, pode resultar numa venda que lhe irá render algum lucro.

Artigo recomendado: 3 SUV híbridos usados até 20 mil euros

Sem tempo de espera

Numa altura em que os prazos de entrega de carros novos chegam, em alguns casos, a atingir um ano ou mais, a escolha por um automóvel usado é uma garantia de ter o objeto comprado imediatamente ao dispor – ou quase. No máximo em dois ou três dias, o carro será seu.

Variedade

Um carro novo muitas vezes limita as escolhas porque o concessionário aposta em determinada cor ou numa configuração tipo que julga ir ter mais procura. Esse problema não se coloca no mercado de usados: há tudo para todos os gostos.

Encontrar uma raridade

Não é todos os dias que acontece, mas há quem não perceba o que tem guardado na garagem e um dia decide vender como usado o que é na verdade um clássico ou mesmo um veículo raro, que terá sempre procura entre colecionadores e aficionados. Vale a pena, por isso, manter-se à espreita. Quem sabe não encontrar um trevo de quatro folhas.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional