Comprar carro vai ficar mais caro em 2023

4 min

6 erros que pode estar a cometer no seu stand e não sabe

Conteúdo patrocinado por: Cofidis

As vendas não estão a correr bem, recebe cada vez menos visitantes no seu concessionário e quando fala com um cliente antigo percebe que ele mudou de carro sem o contactar? Descubra se se está a cometer algum erro na forma como gere o seu negócio.

Não se preocupar com o pós-venda

Algures pelo caminho ficou a achar que carro vendido, página virada? Nada mais errado. Quando vende um carro está a abrir uma ficha de cliente que pode ficar para a vida. Mas, para que isso aconteça, não pode cruzar os braços depois do automóvel sair do stand. Acompanhe a vida do carro que vendeu, preocupe-se com a satisfação do novo proprietário e aposte numa gama de serviços pós-venda, seja recordar a data da inspeção ou ter uma rede de oficinas que podem prestar manutenção.

Não qualificar as leads

A verdade é que é difícil crescer em clientes quando não tratamos uma lead com a devida atenção. Quando receber uma lead, ou seja, o contacto de um potencial cliente, não deixe para depois a qualificação da mesma. Trate de contactar de volta, obter mais dados e, principalmente, perceber o que a pessoa do outro lado está à procura. Se conseguir descobrir, será meio caminho andado para a conseguir ajudar.

Não apostar no digital

Quando se trata da compra de um carro, é natural que se queira ver e experimentar antes de tomar a decisão. Mas isso não é razão para pôr o digital de parte. Há vários passos ao longo do processo que facilitam a vida ao cliente e não há nenhuma razão para que no seu stand não exista essa opção.
Além disso, hoje em dia, a primeira procura por um carro, usado ou novo, passa pelo online. Crie um site com os veículos que tem em stock, apresente-os com informação detalhada e mantenha o portefólio automóvel atualizado.

Não fazer vídeos dos carros

Já tem um site e encheu-o com anúncios, nos quais incluiu uma ou duas fotografias. Não chega. As imagens do carro são uma das primeiras ferramentas que ajudarão à venda, por isso deve apostar em fotografias de qualidade, com elevada resolução, mas suficientemente leves para facilitarem a navegação, e registe cada detalhe do veículo, exterior e interior, inclusive os defeitos.
Mas há que dar um passo à frente. Além das fotografias, faça vídeos que permitam ter uma ideia mais real do que se passa por dentro e por fora do carro. Nesses vídeos, pode aproveitar para dar a ouvir o som do motor, mostrar a facilidade de operar o sistema de info-entretenimento ou exibir a funcionalidade do habitáculo, rebaixando os bancos, por exemplo.
Consulte o site do Standvirtual para tirar algumas ideias de como criar um bom anúncio automóvel.

Não ligar à concorrência

Se a concorrência promove várias iniciativas para atrair clientela, se calhar terá de iniciar um contra-ataque saudável. Organize uma sessão especial e convide antigos clientes a conhecer as novidades. Desta forma, vai conseguir criar algum frenesim em torno do seu stand e despertar a curiosidade de quem passa à sua porta. E os antigos clientes ainda poderão trazer novos compradores

Não apostar na formação

Vender um carro não é a mesma coisa que vender uma camisola. Não basta dominar as artes das vendas; há que perceber, e muito, de automóveis. Quem entrar no stand poderá saber o que procura, mas também poderá estar perdido. Nesse caso, a pior coisa que pode fazer é despachar o cliente com o que tiver à mão, já que a probabilidade é que, quando este decidir trocar, não volte. E é aqui que ter vendedores com formação automóvel pode fazer a diferença: se conseguir corresponder às expectativas de quem lhe entrou pela porta, muito provavelmente acabou de conquistar uma relação comercial duradoura e frutífera – sem o risco de, no futuro, este cliente ir bater à porta de um concorrente.

Lições aprendidas? Agora já não há mais nenhuma razão para haver falhas no seu stand.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Cheiro a carro novo: 10 dicas para valorizar o interior de um usado

O cheiro de carro novo é uma sensação de que praticamente toda a gente gosta. Mas se acha que ela ocorre apenas no momento da…

Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

O mercado está quente, o comprador interessado e os stands estão atentos! É neste contexto que precisa posicionar o seu stand, identificando boas estratégias para…

Como tirar fotos aos carros do seu stand

Se é um vendedor profissional, deverá ter um portfólio completo e detalhado de todos os carros que tem em exposição, por isso sugerimos não só…

A importância do serviço pós-venda na fidelização do seu cliente

Conteúdo patrocinado por Cofidis Afinal de contas, como fazer o pós-venda no meu concessionário? Esta é uma dúvida recorrente no quotidiano de inúmeras empresas, que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional