6 dicas para desembaciar o para-brisas rapidamente

5 min

6 dicas para desembaciar o para-brisas rapidamente

A visibilidade é um dos pontos essenciais à segurança e, mesmo que a Primavera já se faça sentir, as manhãs frias e húmidas que potenciam o embaciamento dos para-brisas não desapareceram.

Por isso, conheça alguns truques para desembaciar o para-brisas rapidamente, garantindo uma boa visibilidade e, consequentemente, uma maior segurança.

Quanto maior o nível de humidade no ar, maior a probabilidade de ter de desembaciar o para-brisas. Isto porque a capacidade do ar de transportar água é limitada, dependendo de outros fatores, como a temperatura e a pressão.

Para compreender melhor como esta situação ocorre, é bom lembrar que o ar quente e com maior pressão admite mais água (daí a típica humidade dos trópicos) e o ar frio com menor pressão é incapaz de transportar muitas gotículas (o que resulta no clima seco, por exemplo, das montanhas).

Ou seja, ao fim de uma noite, o habitáculo estará cheio de ar frio ao passo que o ar que os nossos pulmões expelem está quente e, por isso, carregado de vapor de água. Resultado: assim que começamos a respirar dentro do veículo, a água expelida por não conseguir ser transportada pelo ar do habitáculo acaba por se agarrar às superfícies, nomeadamente os vidros.

Artigo relacionado: Faróis do carro amarelos? Saiba como resolver

Limpar pode ser uma solução imediata, mas não resolve o problema, já que a água absorvida pelo pano acabará por regressar à circulação. Para resolver a questão, porém, há várias medidas que pode aplicar.

6 dicas para desembaciar o para-brisas do seu carro rapidamente

1. Pré-climatizar o automóvel

Eis uma dica que não poderá ser utilizada por todos, mas para quem tem esta função e nunca percebeu a utilidade, eis a resposta. Programe o carro para aquecer o habitáculo algum tempo antes da partida prevista. Desta forma, quando entrar no seu automóvel não só encontrará um ambiente aconchegante como não terá de lidar com o indesejado embaciamento, uma vez que o ar no interior estará adaptado à sua respiração quente.

2. Ligar o ar condicionadoregular o ar condicionado

Ainda não dispõe de sistema de pré-climatização, mas o seu automóvel já está equipado com ar condicionado? Nesse caso, use-o. Esta é uma solução eficaz e, dependendo dos modelos, muito rápida, sobretudo se regulado nas funções automáticas para desembaciar o para-brisas e restantes vidros.

Além disso, se for uma manhã fria, pode aproveitar para se aquecer… No entanto, lembre-se: o uso do ar condicionado aumenta o consumo de combustível. Por isso, assim que o habitáculo se mostre mais controlado, reduza o fluxo da climatização.

Artigo relacionado: Saiba como reduzir os consumos e as emissões do seu carro

3. Arejar o carro

Não tem nem pré-climatização nem ar condicionado? Não faz mal! Pode fazer o processo de climatização natural, abrindo as portas do veículo e deixando o ar circular durante alguns minutos antes de entrar. Depois de entrar e fechar as portas, mantenha o vidro um pouco aberto, o que irá permitir que a respiração quente seja anulada pelo ar que vai entrando. Não se esqueça que quanto mais pessoas fizerem a viagem mais tempo precisará para arejar o carro. E se apanhar alguém pelo caminho lembre-se de abrir as janelas quando o novo ocupante entra.

4. Dê uso à “chauffage”

Para que a dica anterior surta efeito é preciso tempo, e quantas vezes não saímos de casa a correr e já atrasados? Nesses dias, recorra à solução menos perfeita da “chauffage”: será menos veloz a desembaciar o para-brisas do que o ar condicionado, mas bem mais rápida do que o arejamento natural.

O sistema de ar não irá conseguir eliminar o vapor de água, mas quando se direciona o fluxo de ar quente para o para-brisas obriga-se a que as gotículas procurem outra superfície para cumprirem a viagem consigo.

Artigo relacionado: Guia completo para conduzir no inverno

5. Ande com uma batata na mala

Parece uma daquelas receitas das avós. Mas não resultavam todas? Muna-se de uma batata e de uma faca antes de partir para o seu carro. Aí chegado, corte a batata ao meio e esfregue-a por todo o vidro, limpando de seguida com papel. A goma da batata irá providenciar uma capa protetora ao vidro, não permitindo que a água se cole a si, facilitando a tarefa de desembaciar o para-brisas.

6. Espuma de barbear

Acabaram-se as batatas no jantar da noite anterior? Faça precisamente o mesmo que costuma fazer com o tubérculo, mas substitua este por espuma de barbear e limpe bem com um papel de cozinha. O resultado será idêntico.

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional