6 bicicletas criadas por marcas automóveis

5 min

6 bicicletas criadas por marcas automóveis

A invenção da bicicleta não é consensual. Alguns historiadores apontam para o inventor chinês Lu Ban, que nasceu há mais de 2500 anos e foi o responsável pela criação de vários aparelhos de guerra, como uma escada para invadir fortalezas. Outros dizem que foi Leonardo da Vinci o responsável pela ideia que Pierre Lallement concretizou em 1866, quando integrou pedais numa estrutura de duas rodas, já apresentada anteriormente.

E, se assumirmos Lallement como o inventor da bicicleta moderna, não é difícil perceber que a solução de duas rodas sem motor foi desenvolvida paralelamente à criação do automóvel – apenas 20 anos depois, aparecia aquele que é reconhecido como o automóvel moderno, pela mão do alemão Karl Benz.

Artigo relacionado: Conheça a história do automóvel e como este foi inventado

Certo é que os mesmos que desbravavam caminho para a mobilidade motorizada investiam num objeto que se tornaria, simultaneamente, uma ferramenta e um meio de lazer e desporto. A bicicleta entrou, assim, para os catálogos dos principais construtores de automóveis e continua ainda hoje a dar cartas em algumas casas de renome.

6 bicicletas que foram criadas por marcas de carros

BMW

Bicicleta BMW

Nos anos 50 do século XX, a BMW, que começou por produzir motores de aviões, em 1913, produziu a sua primeira bicicleta feita de alumínio, um material que só se tornaria popular na indústria cerca de três anos depois. A inovação valeu-lhe pontos e um lugar entre os fabricantes de bicicletas: hoje, exibe um vasto catálogo de modelos convencionais e também opções apoiadas por um motor elétrico. Em comum, o facto de cumprir elevados padrões de qualidade e design.

Ferrari

Bicicleta Bianchi Ferrari Road Bike

Nos frenéticos anos 80, Ernesto Colnago, que fundou a empresa homónima de bicicletas de corridas, entendeu o potencial da fibra de carbono. E não deixou para depois o que podia fazer no próprio dia: ligou para Enzo Ferrari e propôs uma parceria que dura até aos dias de hoje. Um dos últimos sucessos, com preços a partir de 15.000€, chama-se Bianchi Ferrari Road Bike e a sua construção inspirou-se nos monolugares da Fórmula 1. Detalhe: o quadro pesa somente 790 gramas!

Kia

Kia K-velo City bicicleta

Ainda antes de enveredar pela construção de automóveis, a marca sul-coreana já dava cartas no fabrico de bicicletas. Aliás, no fabrico de componentes para bicicletas, que era o ponto central do seu negócio aquando a sua fundação, em 1944, com a inauguração de uma fábrica em Seul. Durante a Guerra da Coreia (1950 – 1953), porém, a marca foi forçada a mudar de instalações, para Busan, e passou a montar as suas próprias bicicletas. Já neste milénio, a marca, agora parte do Hyundai Motor Group, lançou a Kia K-velo City e Kia K-velo MTB, com desenho assinado por Peter Schreyer, como um tributo ao seu passado.

Artigo relacionado: Transportar bicicletas no carro: o que diz a lei

Mercedes-Benz

Mercedes bicicleta

A marca alemã premium, a quem se deve o nascimento do automóvel, também não desprezou as bicicletas e, atualmente, tem no seu catálogo uma gama de bicicletas – para a estrada, de desporto e especiais para a montanha – criada a pensar no cliente que também é fã do luxo dos seus automóveis. Ou seja, há sempre um acessório especial para tornar uma unidade única – ou quase.

Peugeot

Bicicleta Peugeot

Atualmente, a Peugeot, parte do conglomerado gigante Stellantis, rima com automóveis. No entanto, a marca francesa não nasceu para contruir carros, mas antes… moinhos, que ainda hoje fazem parte da cozinha de conceituados chefs. Porém, a bicicleta foi um dos inventos que atraiu a família Peugeot que, em 1882, criou a Cycles Peugeot, uma fabricante de bicicletas, com sede em Sochaux, França, e atualmente parte da Cycleurope, uma filial da empresa sueca Grimaldi Industri.

A primeira bicicleta Peugeot, batizada de Le Grand Bi, foi construída à mão por Armand Peugeot. E o sucesso não se ficou pelo século XIX: durante a Primeira Guerra Mundial, a Peugeot construiu cerca de 63.000 bicicletas por ano. E nunca mais parou, sendo que, desde 2011, as bicicletas da marca Peugeot são vendidas em diversos países europeus, mas também no Canadá e no Japão.

Porsche

Bicicleta Porsche

A Porsche, ao contrário de muitas marcas nesta lista, primeiro abraçou o desenvolvimento automóvel e só depois olhou para as bicicletas. Mas não o fez de qualquer maneira. Uma bicicleta Porsche transmite o mesmo poder de um carro. Ou pelo menos assim a marca o pretende afirmar. E já este ano lançou dois ambiciosos modelos: duas bicicletas elétricas que pretendem mostrar que também se pode retirar muitas emoções das duas rodas com pedais. Os preços condizem com o estatuto da marca alemã: entre 7 e 9 mil euros.

Leia também:

0 min

6 bicicletas criadas por marcas automóveis

6 bicicletas criadas por marcas automóveis

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional